APRENDENDO A JOGAR

10 coisas para você saber antes de jogar Cyberpunk 2077

Depois do sucesso estrondoso da série The Witcher, a CD Projekt Red vem se preparando para o que pode ser um dos maiores lançamentos do mundo dos RPGs. Estamos falando de Cyberpunk 2077, um jogo extremamente ambicioso. Para quem quer saber mais sobre o game e entrar no hype, separamos 10 coisas que você precisa saber antes de jogar Cyberpunk 2077.

A julgar pelos trailers, o jogo vai levar a maioria das placas de vídeo atuais à lona. Cyberpunk faz uso de uma série de tecnologias dignas da nova geração, a exemplo de iluminação e reflexos por Ray Tracing. Seus cenários também estão entre os maiores já vistos no universo 3D, algo que deve exigir bastante do seu PC.

Deixando um pouco de lado os aspectos técnicos, vamos explorar algumas das curiosidades sobre o game, como as origens da história e os impactos que terão cada uma das decisões tomadas pelos jogadores. Bora lá!

10 coisas para saber antes de jogar Cyberpunk 2077

1. As origens de Cyberpunk 2077

Apesar de Cyberpunk 2077 ter uma história original, ele é amplamente baseado no universo de Cyberpunk 2020, um RPG de mesa (tabletop) escrito por Mike Pondsmith e publicado pela R. Talsorian Games. Na obra, os ditos Cyberpunks obedeciam a algumas (três?) regras:

  1. Estilo supera substância
  2. Atitude é tudo
  3. Sempre viva no limite
  4. (Quebre as regras)

Você deve ter visto algumas dessas frases em vários dos materiais de divulgação de Cyberpunk 2077. Fato é que o autor original tem ajudado a CD Projekt Red com uma série de itens do jogo, aproximando ainda mais o lore das obras. 

Há até mesmo algumas conexões entre certos personagens atuais e eventos passados, mas vamos guardar os spoilers por enquanto…

2. Um universo inteiro a ser explorado, com locais conhecidos

Com uma fonte de inspiração tão rica em detalhes, é natural que a equipe do game se baseie em várias das ambientações de CP 2020 para construir o universo 3D. Jogadores familiares com a obra encontrarão regiões e prédios exatamente como descritos no RPG Tabletop. 

Aliás, falando em construções, os jogadores poderão entrar em praticamente todos os lugares visíveis em Cyberpunk 2077.

Veremos os chamados Megablocos, construções que são grandes a ponto de possuírem seus próprios ecossistemas.

Haverá cerca de seis distritos e os jogadores poderão deixar a cidade para explorar os arredores. A promessa é de um mapa gigantesco, mas jamais vazio em termos de conteúdo. Não é à toa que o jogo foi anunciado em 2013 e só agora teve uma data de lançamento definida. 

3. Uma mudança de perspectiva

Para quem vem de The Witcher 3, a grande mudança é a perspectiva de câmera. Passamos da terceira para a primeira pessoa, o que favorece bastante os jogadores de mouse e teclado. A CD Projekt Red afirma que trabalhou duro para melhorar a movimentação dos personagens, implementando até mesmo um novo sistema de combate com socos e outros golpes (para quando você não está armado). 

Isso também favorece os cenários verticais do game. Será bem mais fácil observar o que acontece nos arranha-céus observando o cenário em primeira pessoa.

4. As suas escolhas importam, mais do que nunca!

Desde o início, cada escolha que você faz tem uma consequência. Durante a criação do personagem, você deve escolher uma história de plano de fundo, um herói de infância, a sua razão para ir até Night City e um evento que marcou a sua vida. 

Estas opções definem conversas futuras e principalmente em qual região da cidade começa o jogo. Personagens reagirão de modo diferente, de acordo com o seu estilo de vida. Veja abaixo como as opções escolhidas afetam a partida de Cyberpunk 2077:

  • Life Path Corpo: Início na Araska Tower
  • Life Path Nomad: Início em Badlands
  • Life Path Street Kid: Início em um Bar de Night City

Ao terminar o “Tutorial”, você será levado 6 anos ao futuro, começando o jogo de verdade exatamente na demonstração de gameplay da E3 2018. Loucura, não é mesmo?

5. Os implantes são apenas o começo!

O universo de cyberpunk é repleto de pessoas melhoradas tecnologicamente. Há ciborgues por toda a parte e você não é exceção. Seu personagem poderá trocar várias partes do corpo, incluindo olhos, mãos, acessórios acoplados, habilidades e muito mais. 

Aliás, cada habilidade destravada no game supostamente tem entre 20 e 30 opções adicionais de perks, para uma customização que chega a ser cômica de tão ampla. Haverá 5 traços básicos para o seu protagonista, que são:

  • Body
  • Intelligence 
  • Reflexes
  • Technical
  • Cool

6. GTA Cyberpunk 2077 Edition

Um universo gigante a explorar, sistemas de causa e efeito, quests mutantes… O que falta? Uma forma de explorar o universo e ver todas essas belezas de perto, é claro! Por isso você poderá roubar carros, motos e outros tipos de veículos no jogo. Segundo fontes, ao melhor estilo GTA, matando o piloto e pegando a máquina na cara dura. 

Quem testou o game inclusive afirma que os veículos têm seu peso, mas que a dirigibilidade lembra o Grand Theft Auto. 

Ao adquirir um veículo é possível personalizá-lo nos mínimos detalhes. E para acompanhar, que tal uma estação de rádio apenas com Rock? A CD Projekt Red disse que é para a galera ficar ligada, pois grandes anúncios e contratos com bandas famosas vêm aí!

7. Um jogo, muitos idiomas

Há mais de 18 idiomas e traduções programadas para o lançamento de Cyberpunk 2077. Ainda não foi confirmado quais delas terão voiceovers (dublagens), mas todas as listadas abaixo contarão ao menos com legendas. A lista foi obtida a partir do Discord do game e complementada pela própria conta do Cyberpunk 2077 no Twitter:

  • Alemão
  • Árabe
  • Chinês
  • Coreano
  • Espanhol
  • Francês
  • Inglês
  • Italiano
  • Japonês
  • Língua Húngara
  • Língua Tcheca
  • Polonês
  • Português do Brasil!
  • Russo

8. Polêmicas não vão faltar…

Mantendo a tradição, a CD Projekt Red vai tratar de temas controversos no jogo. Nada mais natural, considerando a temática do jogo e o futuro distópico em que ele se situa. Jogadores podem esperar por questões de cunho sexual, étnico, romances questionáveis, entre outros. 

Aliás, lembram que nós comentamos da troca de partes do corpo? Então… Pode acreditar que a customização vai bem fundo!

9. Nada de Loadings, do começo ao fim 

A promessa da desenvolvedora é de ter o mínimo possível de telas de loading em Cyberpunk 2077. Alguns comentaram que haverá apenas um load inicial para carregar os cenários. Mais nada depois disso. 

Considerando a chegada dos novos PlayStation 5 e Xbox Series X, ambos equipados com poderosos SSDs, é bem possível que o jogo rode sem tela nenhuma de carregamento. Um sonho para muitos dos exploradores e jogadores de RPG, que hoje sofrem com uma perda incalculável de tempo.

10. As quests serão simplesmente absurdas

Se tudo o que descrevemos até aqui não for suficiente para animar você, que tal mais alguns detalhes das quests? Em primeiro lugar, o jogo se baseia em um sistema de tempo que considera 1 hora real como 8 horas ingame. 

As quests não obedecerão regras duras. Isso significa que abandonar a quest no meio de uma correria para viajar pelo deserto não a cancela. Os efeitos são persistentes e os desdobramentos dos seus atos podem se refletir ao longo de muitas outras interações. 

Jogadores podem sim entrar no modo assassino ou fechar a missão sem dar um soco sequer. Uma das missões, em especial, tem 7 diferentes possibilidades de fim, abrindo um leque de possibilidades jamais testemunhado na história dos RPGs modernos. 

Lançamento de Cyberpunk 2077

Cyberpunk tem lançamento programado para o dia 19 de novembro de 2020 para PlayStation 4, Xbox One e PC, onde o game mostrará todos os seus efeitos e tecnologias. 

Versões para os consoles da nova geração estão programadas, mas é bem possível que PlayStation 5 e Xbox Series X não recebam Cyberpunk 2077 antes do natal de 2020. A desenvolvedora já admitiu que vai levar um tempo nos aprimoramentos para a nova geração. O modo multiplayer também vem depois, em um pacote à parte da campanha do RPG. 

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.