TECNOLOGIA

O que é áudio 3D e como isso funciona nos jogos

Seja nos cinemas ou nos jogos, o áudio sempre foi uma parte essencial da experiência. Existem empresas inteiras dedicadas à produção de equipamentos e novos formatos que melhorem a forma como ouvimos e percebemos os sons digitais. Com a chegada do PlayStation 5 e a popularização da tecnologia de Realidade Virtual, o padrão 3D está ganhando destaque, principalmente nos jogos. Mas você sabe o que é o Áudio 3D?

Falaremos um pouco mais sobre este formato e o seu impacto no entretenimento digital. Mostraremos quais os benefícios para quem curte games e também o motivo pelo qual a Sony dedicou boa parte da apresentação do PS5 para falar sobre uma nova tecnologia.

audio 3d

Microfone para captura de áudio binaural

O que é o áudio 3D?

Muitos de vocês já devem ter ouvido falar do som Surround. Voltado aos Home Theaters e cinemas, esse tipo de processamento de áudio separa o som em vários canais e os projeta através de um conjunto de speakers, posicionados em locais pré-determinados para passar ao espectador a sensação de que os sons ocorrem de fato ao redor dele. 

O áudio 3D é uma técnica de posicionamento de áudio ainda mais avançada e natural, feita especialmente para Fones de ouvido (Headphones). Também chamado de Binaural, o áudio 3D é gravado através de um processo especial, no qual 2 microfones são posicionados exatamente como nossos ouvidos.

O áudio 3D é gravado através de um processo especial.

O resultado de uma gravação 3D é um áudio que transmite ao ouvinte a sensação de estar naquele local. Com uma gravação bem feita é possível discernir fatores como distância, ambiente e a posição exata em que se encontra o som percebido.

audio 3d

Algumas das soluções mais avançadas de gravação de áudio em 3D são compostas por microfones especiais, posicionados como se fossem nossos canais auditivos, dentro de uma cabeça de material sintético, simulando inclusive todas as dobras da orelha humana e suas propriedades de absorção e reflexão sonora.

Confira um exemplo de áudio 3D abaixo, no qual a cidade de Nova Iorque pode ser ouvida de forma completamente natural. Lembre-se de utilizar seus melhores fones de ouvido para uma melhor experiência:

Cidade de Nova Iorque com áudio em 3D (Binaural)

Por que o áudio 3D é tão importante para jogos?

Muitas empresas investem em modelos de headsets 5.1 e 7.1. Outras como a DTS e a Dolby trabalham em sistemas próprios de áudio 3D via software. O objetivo dessas tecnologias é, além de aumentar a sensação de imersão dos jogadores, propiciar uma “visualização” precisa da fonte de som. 

Essa capacidade de fazer com que o áudio transmita aos jogadores a posição precisa de onde vem é chamada de Imaging. Esse efeito é importante principalmente para jogos de tiro em primeira pessoa, onde saber de onde vem o disparo pode ser a diferença entre a vida e a morte. 

Esse efeito é importante principalmente para jogos de tiro em primeira pessoa.

Especialmente jogos competitivos como CS:GO, Valorant, Rainbow Six Siege e Battle Royales, a exemplo de Call of Duty Warzone e Apex Legends têm mecanismos avançados de propagação de som, tudo para tentar fazer com que os jogadores localizem o ponto de origem de certos sons e se preparem para o perigo iminente.

Isso pode incluir desde explosões distantes até os passos de um oponente no Gulag de CoD Warzone, onde cada detalhe e respiração faz a diferença.

O poder do áudio 3D em conjunto com Realidade Virtual (VR)

Outro grande propulsor da tecnologia de áudio 3D tem sido a Realidade Virtual. O objetivo do VR já é mergulhar as pessoas em um universo tridimensional. Quando somado ao uso do som especial, nosso cérebro começa a acreditar ainda mais na experiência.

Especialistas da indústria, como Gabe Newell da Valve, até brincam que não estamos tão longe assim de uma Matrix, tamanha é a imersão conseguida quando se usa a tecnologia de VR somada ao áudio 3D. A própria empresa lançou recentemente Half Life Alyx, um jogo exclusivo para Realidade Virtual, sendo compatível com óculos como HTC Vive e Valve Index.

Unbox Therapy demonstrando os fones de áudio com gravação em 3D (Binaural) da Sennheiser

O que é a tecnologia de Áudio 3D do PlayStation 5

A tecnologia de áudio 3D nos jogos é tão importante que a Sony dedicou boa parte da revelação do PS5 para falar apenas da Tempest Engine, sua tecnologia proprietária de processamento de áudio 3D, feita especialmente para jogos. O arquiteto chefe da empresa, Mark Cerny, revelou desapontamento com a falta de inovação no segmento, sendo esse um dos motivos para a criação do formato 3D da Sony. 

O sistema é composto por uma unidade computacional dedicada e uma série de algoritmos que processarão centenas de arquivos de áudio, de modo que eles sejam adequadamente filtrados e tratados, transmitindo aos nossos ouvidos uma informação posicional bem mais precisa de cada fonte de som no jogo. 

Os objetivos da Sony com a Tempest Engine do PS5 são:

  • Entregar áudio de altíssima qualidade para todos
  • Permitir o uso de centenas de fontes de áudio no jogo, todas tratadas pela Tempest Engine
  • Transmitir sensação de presença e a noção espacial apurada, melhorando o desempenho dos players
  • Fazer tudo isso sem impacto ao desempenho do console e dos jogos que ele roda

Especialistas afirmam que o processamento de áudio em 3D é diferente do que vemos na maioria dos jogos atualmente. Muitos desenvolvedores usam o som estéreo e variações de volume para tentar indicar aos jogadores de onde um som parte. O novo modelo leva em conta até mesmo a curvatura da orelha humana e a forma como os sons reverberam até chegar ao nosso canal auditivo, além de fatores como intensidade e propagação. 

No PC, jogadores já podem experimentar ferramentas de áudio 3D e posicional. Na loja oficial da Microsoft há os apps Dolby Atmos e DTS X for Headphones. Ambos são compatíveis com uma série de jogos para Windows 10 e melhoram bastante a questão do posicionamento do áudio nos games. 

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.