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Street Fighter V e Rocket League estarão na Olimpíada de Tokyo 2020, veja como participar
As arenas dos eSports vão esquentar nas Olimpíadas de Tokyo 2020. A Intel e o Comitê Olímpico Internacional anunciaram uma parceria para a realização do Intel World Open, uma competição sediada em Tóquio, Japão, com premiação total de 500 mil dólares. Dois jogos foram escolhidos.
O primeiro deles é Rocket League, uma espécie de futebol com carros, turbos e explosões. Já o segundo é Street Fighter V, o jogo de luta desenvolvido pela Capcom que herda o legado da franquia, tendo um lugar especial no coração dos japoneses e dos brasileiros.
Apesar de não fazerem parte oficialmente do evento olímpico, com premiações em medalhas, as partidas devem abrir muitas portas para futuras negociações.
Quem sabe até a próxima edição não temos um esporte eletrônico reconhecido nas Olimpíadas? Enquanto isso, comece seus treinos, veja como participar e confira todas as informações sobre a competição.
Quando e como participar do Intel World Open
O Intel World Open será realizado entre os dias 22 e 24 de julho de 2020, terminando exatamente no dia em que começa a edição 2020 das Olimpíadas. O local escolhido é o Tokyo Zepp DiverCity, uma arena ampla, com espaço suficiente para abrigar os qualificados de todo o mundo.
Para chegarem até o Japão, os jogadores terão que garantir suas posições em competições locais. Após, os melhores formarão os times nacionais que seguirão para a etapa Qualificatória da Polônia. Somente depois disso é que as equipes remanescentes partirão rumo a Tóquio.
Apesar das estruturas similares, os campeonatos de Rocket League e Street Fighter V possuem algumas especificidades. Veja os detalhes a seguir.
A estrutura de campeonato para Rocket League
A competição de Rocket League no Intel World Open será realizada na modalidade de 3v3 tradicional. A largada para as disputas por vagas ocorrerá no início de 2020, determinando os 16 melhores times dos países mais competitivos.
As equipes nacionais terão diversas semanas para confirmarem sua superioridade contra os rivais, finalmente garantindo um lugar nas Qualificatórias de Katowice, Polônia.
A etapa de Katowice ocorrerá em junho de 2020 e definirá os sete times que finalmente seguirão rumo ao Japão. Os vencedores do dia 24 de julho receberão U$D 250 mil, aproximadamente 1 milhão de reais.
Por dentro do campeonato de Street Fighter V
Doze países serão pré-selecionados pela Capcom para concorrerem a vagas no campeonato de Street Fighter V. A disputa começa em março de 2020 e será aberta a um número ilimitado de jogadores. Os quatro melhores de cada uma dessas nações formarão uma equipe nacional, que seguirá para Katowice, na Polônia.
Para aqueles que não moram nos doze países pré-selecionados, haverá um processo especial de qualificatórias, também com direito a vagas para a etapa polonesa da disputa.
Ao todo, 20 times se enfrentarão nas qualificatórias, mas apenas os sete melhores seguirão para o campeonato final, em Tóquio, onde se juntarão ao time japonês.
As finais serão disputadas ao longo de dois dias inteiros e a equipe ganhadora levará a premiação total, no valor de 250 mil dólares.
Por que não escolher outros jogos como Fortnite?
Se considerarmos que jogos como DotA 2, Fortnite, League of Legends, Counter Strike: Global Offensive e Overwatch possuem mais jogadores online e torneios, a opção por Rocket League e Street Fighter V pode parecer estranha para alguns.
No entanto, Mark Subotnick (diretor de desenvolvimento de negócios na divisão de jogos e eSports da Intel) afirma que os escolhidos estão entre os jogos mais compreensíveis da atualidade. E isso faz muito sentido.
Street Fighter V e Rocket League estão entre os jogos mais compreensíveis da atualidade.
Rocket League é basicamente uma partida de futebol com carros. Já Street Fighter coloca apenas dois lutadores na tela e tem um ritmo bem cadenciado. Outro fator que deve ter pesado bastante são as raízes da franquia no Japão, que até hoje tem uma presença forte dos Arcades.
Mark afirma que “o consumidor médio pode olhar para esses dois jogos e entender rapidamente o que se passa, o que infelizmente não é a regra no caso dos eSports”.
Se a intenção da Intel é aumentar a acessibilidade do torneio, certamente é um passo na direção correta, o que pode atrair mais interessados para os próximos anos.
O futuro dos eSports nas Olimpíadas
Subotnick comentou ainda que o Comitê Olímpico Internacional está observando atentamente o setor dos esportes eletrônicos. Segundo o diretor, eles veem os jogadores como um público engajado.
O objetivo agora é entender esse meio e conquistar a audiência dos mais jovens, futuramente estudando uma integração oficial dos eSports às competições Olímpicas.
No que depender de empresas como Intel, Capcom, Psyonix e Epic, essa parceria só tende a crescer.
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Fonte(s): The eSports Observer, Intel