TECNOLOGIA
Qual é o melhor volante para simuladores em 2020?
Em tempos de COVID-19, os simuladores de corrida ganharam mais atenção do que nunca. Campeonatos automobilísticos inteiros foram disputados no universo digital e nomes como Gran Turismo Sport, Project CARS e F1 2020 estiveram entre os mais evidentes. Verdade seja dita, jogar no controle até pode divertir, mas quem procura a máxima imersão precisa de um setup completo. Por isso hoje vamos falar um pouco sobre os melhores volantes para jogos de simulação de corrida.
Mostraremos as principais fabricantes, modelos disponíveis no mercado e as diferenças entre eles. Assim você pode escolher qual é a melhor opção, de acordo com o jogo no qual pretende pilotar.
Os melhores volantes para jogos e simuladores de corrida
Setups para jogos de corrida podem se tornar um hobby MUITO caro. Os jogadores costumam investir não apenas no volante, mas também em cockpits, telas dedicadas e kits expansíveis com freio de mão, câmbio manual e outros adereços. Começaremos nossa lista com uma opção absurda para a maioria (pela questão do preço) e depois partiremos para outros modelos mais acessíveis, amplamente disponíveis no mercado.
Fanatec Podium Racing Wheel F1
- Plataformas: PC, PlayStation 4
- Conexão: USB
- Rotação: Infinita (ajustável)
- Peso: aproximadamente 16 Kg (apenas volante e motor)
- Pedais inclusos: Não
- Vibração: Sim
- Force Feedback: Sim
- Opções de expansão: Todos os tipos de acessórios disponíveis da Fanatec, como pedais customizados, câmbios tipo H e sequenciais, freio de mão e mais.
Para quem está disposto a torrar uma GRANA, opções não faltam. Marcas como a Fanatec, por exemplo, têm modelos oficialmente licenciados pela F1 e pela Sony, voltados à categoria de entusiastas. Esses equipamentos utilizam o que há de mais avançado na tecnologia de simulação, incluindo recursos como:
- Direct Drive para transmissão de dados e energia
- Comandos de volante de F1 com knobs rotacionáveis
- Rotação ilimitada do volante
- Taxa de atualização USB de 1000Hz
- Conexão para 2 módulos de câmbio em paralelo (H e sequencial)
- Tela OLED integrada de 2,7 polegadas para exibição de telemetria avançada
- Face frontal em placa de fibra de carbono de 5mm
- 11 botões
- Comando analógico
- Formato F1 oficial com todas as funções do volante real
É um sonho, não é mesmo? A Fanatec ainda faz drivers oficiais para PC, com direito a melhorias constantes via atualização de firmware. O modelo é compatível com praticamente todos os jogos modernos, incluindo Gran Turismo Sport, Assetto Corsa, Project CARS 2, e DiRT 4.
O problema é encarar o preço… Pesquisando no Brasil, achamos o modelo por cerca de 20 mil reais. É aí que a gente começa a chorar. Mas não desista ainda, pois os modelos que listamos abaixo também são excelentes escolhas e não custam tão caro assim.
Logitech G29 Driving Force
- Plataformas: PC, PlayStation 4 e PlayStation 3
- Conexão: USB
- Rotação: 900°
- Peso: aproximadamente 8 Kg
- Pedais inclusos: Sim
- Pedal de embreagem: Sim
- Vibração: Sim
- Force Feedback: Sim
- Opções de expansão: Câmbio de 6 velocidades manual vendido separadamente (Force Shifter)
Um dos melhores e mais populares modelos de volante do mercado, o Logitech G29 Driving Force vem equipado com praticamente tudo o que você precisa. Ele tem direcionais, comandos adicionais de corrida, todos os botões tradicionais de um controle de PlayStation e troca de marcha por borboletas.
O G29 também vem com LEDs que indicam a passagem de marchas e um click wheel para ajuste de frenagem em tempo real. Botões + e – servem para ajustes no sistema de controle de tração do carro, desde que mapeados corretamente.
Este modelo foi projetado para o PS4, tendo mapeamento automático em muitos dos jogos da plataforma. Mesmo assim, ele é perfeitamente compatível com PCs, tendo softwares dedicados à sua configuração. Quem quiser câmbio manual terá que investir no Kit Force Shift, com câmbio de 6 velocidades + Ré tradicional.
A compatibilidade é garantida com jogos como Gran Turismo Sport, Project CARS, Dirt Rally e outros. O modelo é comercializado no Brasil, mas seu preço vem flutuando consideravelmente devido ao dólar.
Logitech G920 Driving Force
- Plataformas: PC, Xbox One
- Conexão: USB
- Rotação: 1080°
- Peso: aproximadamente 7,2 Kg
- Pedais inclusos: Sim
- Pedal de embreagem: Sim
- Vibração: Sim
- Force Feedback: Sim
- Opções de expansão: Câmbio de 6 velocidades manual vendido separadamente (Force Shifter)
Para quem não tem um PS4 e quer investir no console da Microsoft, a alternativa é o Logitech G920. Ele é bastante similar ao G29 em certos aspectos, mas tem um layout mais simples, com bem menos botões e opções de ajustes em tempo real.
Outro ponto curioso do G920 é que seus pedais de freio são supostamente pesados demais, bem diferentes do irmão para PS4. Ainda assim, ele se mostra como uma opção completa, tendo pedal de embreagem e a opção de expansão com o câmbio manual de 6 velocidades Force Shift da Logitech.
A menos que você precise da compatibilidade com o Xbox One, opte pelo G29 se escolher volantes da Logitech.
Thrustmaster T300 RS
- Plataformas: PC, PS4, PS3
- Conexão: USB
- Rotação: 1080°
- Peso: aproximadamente 3 Kg
- Pedais inclusos: Sim
- Pedal de embreagem: Não
- Vibração: Sim
- Force Feedback: Sim
- Opções de expansão: Câmbio de 6 velocidades manual vendido separadamente (Force Shifter)
Uma opção um pouco mais antiga. Esse foi o primeiro modelo certificado oficialmente para o PlayStation 4. Ele tem os principais botões oficiais da plataforma como PS SHARE e OPTIONS. O atrativo é o sistema de volante destacável. Você pode comprar outros modelos como o Ferrari F1 para variar o seu estilo de jogo sem ter que trocar o conjunto inteiro.
Seu kit de motor, force feedback e vibração é bastante elogiado pelas respostas precisas, até mesmo em colisões. A marca possui modelos mais em conta, mas geralmente eles vêm com pedais de plástico e uma resposta um pouco menos convincente dos movimentos do carro.
Agora que você já tem a lista, qual desses modelos vai escolher para a próxima corrida? Conte para a gente aqui nos comentários.