DICAS

Ainda vale a pena comprar um PlayStation 4 em 2020?

O PlayStation 5 está vindo aí. Com lançamento confirmado para o fim de 2020, o novo videogame da Sony será muito mais potente do que o atual PS4, tendo recursos únicos como um SSD de altíssima velocidade que promete colocar um fim nas telas de loading. Mas e quem está pensando em comprar um console agora, será que ainda vale a pena comprar um PlayStation 4 a essa altura do campeonato?

Sabemos que essa é uma escolha pessoal e que ela depende de uma enormidade de fatores. Por isso mostraremos alguns argumentos abaixo que podem convencê-lo a investir agora no PS4 ou a esperar pela chegada do PS5. 

O PlayStation 4 é o rei dos exclusivos de console

Antes de começarmos qualquer discussão sobre valer a pena ou não comprar um PS4 em 2020, temos que reconhecer que o console e a Sony dominam o cenário de jogos 1st Party, produzidos internamente. Nomes como God of War, Bloodborne, Days Gone, The Last of Us II, Spiderman, Ghosts of Tsushima e Gran Turismo Sport não podem ser jogados em qualquer outra plataforma senão no PlayStation 4.

Alguns argumentam que no futuro os jogos da Sony serão lançados também no PC, como é o caso de Death Stranding, Horizon: Zero Dawn e outros da Quantic Dream, mas isso é apenas uma suposição. Além disso, quanto tempo levaria para portar e lançar todos os jogos para computador?

Até lá já teremos o PS5 há algum tempo e você terá deixado de curtir todos os grandes títulos que mencionamos acima. 

PlayStation Plus? Quanto antes começar, mais jogos vai ter

A ideia do custo de oportunidade também é importante quando consideramos a existência da PSN Plus (PlayStation Network Plus). Este serviço pago por mês é necessário para jogar online, mas dá aos assinantes uma série de benefícios. 

O principal deles são os jogos grátis distribuídos todos os meses. Uma vez “adquiridos”, esses games são seus enquanto for assinante da PSN Plus, mesmo que eles saiam do catálogo de jogos grátis da PSN. E quanto antes você comprar o PS4 e assinar a Plus, mais jogos terá para curtir depois (afinal, o PlayStation 5 será retrocompatível, como veremos mais adiante). 

Lançamento do PlayStation 5? Ainda não sabemos…

Muita gente que considera comprar um PS4 agora acaba desistindo por pensar no lançamento do novo videogame da Sony. Aqui cabem algumas considerações. Em primeiro lugar, apesar de ter confirmado que o PlayStation 5 será lançado em 2020 a tempo para os feriados de fim de ano, a Sony não especificou a data. 

Além disso, vivemos uma época extremamente incerta por causa do Novo Coronavírus e da pandemia da COVID-19. Comércio e indústria foram afetados em escala global, deixando de produzir componentes essenciais e de girar as grandes economias já por alguns meses. 

O impacto disso está pouco a pouco sendo observado, seja no aumento dos custos, na restrição da oferta de produtos ou no atraso de muitos projetos tecnológicos previstos para o ano de 2020. 

Restrição da oferta de produtos ou no atraso de muitos projetos tecnológicos previstos para o ano de 2020. 

Considerando esse cenário, há grandes probabilidades de o lançamento do PS5 ser um evento bastante restrito, com poucas unidades encaminhadas apenas aos principais mercados globais (América do Norte, Europa e Ásia), enquanto nós na América do Sul ficamos apenas na esperança de conseguir uma unidade por importação… 

E o precinho, ó!

A pandemia é o que nos leva ao próximo ponto: o preço de lançamento do PlayStation 5. Ele foi revelado em 2 versões, uma com leitor de Blu-ray e outra completamente digital. Os rumores apontam para valores situados entre 400 e 600 dólares. Este é um preço bem interessante no mercado internacional, um pouco mais alto do que o do PS4 por conta da inflação e por se tratar de uma nova tecnologia. 

Este é um preço bem interessante no mercado internacional.

O problema para nós brasileiros é o câmbio e a extrema desvalorização do Real perante o dólar. Em um cenário pessimista, com o preço de 600 dólares, o PlayStation 5 custaria algo em torno de 3200 reais numa conversão direta. Some a esse valor os custos de frete e principalmente as taxas abusivas de importação e você tem um preço que dificilmente ficará abaixo de 5 mil reais. 

Quer piorar mais um pouco? É fácil, basta considerar a baixa oferta que mencionamos acima. É o cenário perfeito para os vendedores jogarem o valor das primeiras unidades em mais de 7 ou 10 mil reais. Antes de achar que é um exagero, lembre-se de que empresas como a Apple trabalham no Brasil com uma conversão praticamente baseada na regra de 10x… 

Enquanto isso, unidades do PS4 importadas com um dólar ainda um pouco mais baixo do que o atual circulam pelo mercado, com promoções constantemente anunciando o videogame por menos de 2 mil reais. É de se pensar, não é mesmo?

Cuide com carinho, revenda quando necessário

Outro argumento a favor da compra de um PS4 agora é que quando a hora do PlayStation 5 chegar, você pode simplesmente embalar tudo e anunciar em qualquer portal de revendas online, recuperando boa parte do investimento. 

Aqui fica a nossa dica: guarde tudo com carinho. Seja cuidadoso com as caixas, manuais e com o próprio console, evitando riscos e quedas. Depois fica fácil de anunciar o produto com fotos e descrições reais. Lembre-se de que enquanto você mira no PS5, muita gente ainda está no PS3 procurando por um “novo” videogame para chamar de seu! No fim, todos ficam felizes com um produto bem cuidado. 

O PlayStation 5 vai rodar jogos de PS4?

O PS5 será retrocompatível com jogos do PlayStation 4. A informação foi confirmada pela Sony durante o evento de revelação do console. Para quem pensa em comprar um PS4 agora, essa é uma excelente notícia porque a biblioteca não se perderá com a atualização para o novo videogame futuramente. 

Melhor ainda: muitos dos jogos lançados nessa transição serão automaticamente convertidos entre as plataformas, recebendo gratuitamente as atualizações que melhoram gráficos, loadings e outros detalhes. 

O PlayStation 4 será abandonado no fim do ano?

Como em toda transição de geração, os principais jogos serão lançados em ambas as plataformas. Séries como FIFA, PES e tantas outras simplesmente não podem se dar ao luxo de lançar seus jogos exclusivamente para uma plataforma nova no mercado, que ainda não tem tanto público. 

Isso certamente prolongará a vida do PS4 por mais alguns anos, mesmo após a chegada da nova geração. 

Quem não deve comprar um PlayStation 4 agora?

Se você está com o backlog cheio de jogos no Steam, com uma pilha de games grátis da Epic Games Store acumulada e ainda nem fechou os jogos de PC que comprou no mês passado, pode ser que o timing para comprar o PS4 não seja o ideal. 

Games como Cyberpunk 2077 chegam ao PC com a melhor jogabilidade e gráficos de ponta, explorando tudo o que a plataforma tem a oferecer. Aliás, se você planeja um upgrade na máquina, é bom poupar, porque as novas placas de vídeo da NVIDIA e AMD devem chegar por preços bem altos (os motivos são exatamente os mesmos que listamos acima). 

As novas placas de vídeo da NVIDIA e AMD devem chegar por preços bem altos.

A compra de um PS4 agora também não é indicada para os players que adoram os Battle Royale ou que só curtem os exclusivos do PC, tais como Valorant. Se você estiver nessa categoria, pode curtir muitos jogos de graça e esperar pelo menos mais um ano. Até lá o rush do lançamento do PS5 já vai ter baixado e você pode aproveitar preços melhores.

No mais, para todos os outros casos a compra de um PS4 agora vale bastante à pena. É a chance de fazer aquilo que todos nós amamos: curtir jogos!

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.