DICAS

Como otimizar e jogar PUBG Lite em um PC mais fraco

Na arena dos Battle Royale, PUBG continua como um dos mais fortes jogos disponíveis, ao lado de games como Call of Duty: Warzone, Apex Legends e Fortnite. Pensando em muitos dos jogadores que possuem PCs mais modestos, a PUBG Corp lançou PUBG Lite, uma versão do jogo com gráficos mais leves, otimizados para máquinas mais antigas e notebooks. Se mesmo essa versão é pesada para o seu computador, veja abaixo dicas de como otimizar e jogar PUBG Lite em um PC mais fraco.

Falaremos um pouco desde a configuração da sua máquina no Windows até as opções de jogo mais importantes e que podem render alguns FPS a mais para a sua GPU.

Como otimizar seu PC para jogar PUBG Lite com mais FPS

Ajustes do Windows para maior desempenho em PUBG Lite

Para melhorar o desempenho de PUBG Lite em um PC mais modesto, você precisa atacar todos os aspectos que podem impactar a performance do game, incluindo as configurações de energia do sistema operacional Windows. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Abra o Painel de Controle do sistema (Menu Configurações do Windows 10)
  • Navegue até a guia “Sistema” e depois “Energia e Suspensão”
  • Na opção “Desempenho e Energia”, arraste a barra toda para a direita. Isso fará com que o sistema utilize todos os seus componentes pensando em máximo desempenho, não em economia de energia:

Falando sobre energia, uma dica importante para quem joga no notebook: sempre deixe a máquina conectada a uma tomada. Isso é importante porque diversas fabricantes limitam o fornecimento de energia às peças do PC quando você usa apenas a bateria (incluindo ventoinhas, CPU e GPU). 

Faça o teste e você pode se surpreender com o ganho de desempenho pelo simples fato de plugar o conector. 

Nada atrapalhando em plano de fundo, nem o Chrome!

Outro ponto crucial é deixar a memória completamente limpa para o jogo. Para isso, feche todos os aplicativos não essenciais que estejam rodando em plano de fundo, principalmente navegadores como o Google Chrome, que costumam consumir uma quantidade assustadora de memória RAM e processamento gráfico em máquinas com GPUs integradas. 

Lembre-se de verificar a barra de tarefas em busca de qualquer app não utilizado durante a sessão de jogatina:

Pode ser uma boa ideia olhar o gerenciador de tarefas. Para abri-lo, pressione as teclas “CTRL + Shift + Esc” simultaneamente. A guia “Processos” mostra qual app está consumindo mais memória, CPU, GPU e disco. Caso queira uma visualização melhor, vá para a aba “Desempenho”, que contém gráficos detalhados de desempenho por seção. 

Ajustes na configuração da placa de vídeo para mais FPS

Caso seu computador ou notebook tenha placa de vídeo dedicada das fabricantes AMD ou NVIDIA, é possível navegar até o painel de ajustes gráficos e 3D para aplicar a configuração de máximo desempenho (mínima economia de energia) específica da GPU. 

Lembre-se de utilizar os drivers mais atuais, seja sua GPU da NVIDIA, AMD ou Intel. Isso é importante por as fabricantes costumam otimizar o conjunto de drivers para cada novo jogo que é lançado no mercado (embora a Intel costume demorar consideravelmente mais do que as rivais). 

Você pode encontrar os drivers mais atuais para a sua placa de vídeo clicando neste link.

Configurações de PUBG Lite para otimizar o desempenho

Em PUBG, cada frame por segundo conta. Taxas de FPS mais altas garantem vantagem na troca de tiros e menor atraso entre os seus comandos e o que acontece no jogo. Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é acessar o menu de opções gráficas do jogo e baixar todas as configurações para o mínimo.

Caso isso resolva o seu problema de desempenho, procure subir novamente algumas opções como a resolução de tela e o Draw Distance, que é a distância de renderização de objetos no jogo. Isso é crucial para uma experiência mais competitiva no modo online. 

Crucial para uma experiência mais competitiva no modo online. 

Se mesmo com os ajustes no nível mínimo você continuar com baixo desempenho, a última opção que resta é a “Render Scale”, ou escala de renderização. Ela é utilizada para baixar a resolução do jogo, o que alivia bastante o trabalho da GPU, resultando em uma imagem visivelmente mais borrada e menos detalhada.

Sugerimos começar com um fator de 90%, baixando ainda mais conforme o necessário para que se alcance o desempenho desejado no game.

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.