APRENDENDO A JOGAR

Qual é o melhor campeão de League of Legends para você?

Basta que você tenha um mínimo de contato com League of Legends para perceber que escolher o melhor Campeão para você é ponto decisivo entre ter grandes vitórias ou fracassar terrivelmente dentro do jogo.

Se este texto é seu primeiro contato com LoL, os Campeões nada mais são do que os personagens do game. Você escolhe um destes “guerreiros” e vai para a batalha buscando destruir a base inimiga e todos os adversários que aparecerem pelo seu caminho.

Qual Campeão eu pego? O ponto de partida

Para escolher o melhor Campeão para você, é preciso que você conheça um pouco desses personagens. E aí, você precisará dar uma pequena estudada nos bonecos disponibilizados dentro do game.

Isso porque são mais de 130 opções diferentes, todos divididos em classes e subclasses. É claro que o ideal é que você possa testar um por um, contudo, sabemos que para um jogador “não profissional”, vamos dizer assim, essa tarefa pode ser um pouco árdua demais.

Em resumo, o League of Legends traz sete categorias de Campeões diferentes, cada um com suas características próprias: Retalhadores (também tratados como “Assassinos”), Magos, Lutadores, Atiradores, Controladores, Tanques e Especialistas.

O LOL trás várias categorias de guerreiros, você escolhe o que mais lhe agrada, mas não esqueça de analisar sua características!

Os Retalhadores, são fortes no ataque em combates corpo a corpo, mas têm uma defesa fraca. Os Magos são capazes de lançar magias de perto ou longe e também contam com defesas mais frágeis. A categoria de Lutadores pode ser a “casa” do melhor Campeão para jogadores que curtem personagens mais versáteis, trazendo uma atuação que pode ajudar tanto na defesa como no ataque.

Atiradores, por sua vez, permitem que você ataque de longe, mas trazem uma defesa bastante fraca. Já os Tanques, são uma excelente ferramenta de controle, podendo causar grandes danos aos inimigos.

Controladores são os famosos “Suporte” e dão toda a assistência necessária para que o time consiga sair vencedor. Por fim, os Especialistas são uma pequena categoria de Campeões “híbridos”, vamos dizer assim, que concentram características de mais de um “tipo” de personagem, não se encaixando, assim, nas categorias pré-definidas.

O que eu quero fazer?

Bem, é claro que logo de cara você não precisa conhecer os pormenores de cada personagem do game. Contudo, saber o que são as classes já é meio caminho andado para escolher o melhor Campeão para você.

Agora, pense bem: o que você gosta de fazer durante as partidas? Se você prefere ficar longe da “bagunça”, talvez um personagem da classe dos Atiradores seja a sua pedida. Quer ir para o corpo a corpo? Então considere escolher um Retalhador.

Além disso, lembre-se que um game com tamanhas possibilidades exige um pouco mais de dedicação. Dessa forma, a partir do momento que você identificou com quais classes curte jogar, não deixe de estudar o que cada personagem pode fazer, seus pontos fracos e fortes e como tirar o melhor de cada Campeão.

Devo escolher meu campeão de acordo com meu time?

Essa é uma questão muito discutida entre os jogadores de LoL. Será que devo selecionar meu personagem de acordo com o meu time? Será que o melhor Campeão para mim é aquele que vai encaixar perfeitamente na montagem da minha equipe? Bem… Sim e não! Confuso, não é mesmo? Pois é, mas vamos tentar explicar a seguir. 

A verdade é que para partidas, principalmente as ranqueadas, ter uma comunicação eficiente com o seu time será muito mais importante do que selecionar um personagem que, em teoria, seria capaz de montar uma equipe “coesa”.

A equipe não precisa de campeões que se encaixem, basta uma boa comunicação e divisão de tarefas para uma boa partida!

Com uma boa organização e uma distribuição de tarefas eficiente, mesmo com Campeões que não sejam considerados como o encaixe “perfeito” as coisas podem funcionar muito bem. Além disso, é a partir da comunicação entre os jogadores que vocês podem, também, combinar sobre a tarefa de cada um e, aí sim, escolher Campeões específicos.

De olho no Patch

Levar em conta a comunicação com o seu time e aquilo que você gosta de fazer durante as partidas é importante – como também é fundamental ficar atento ao Patch do League of Legends que você está jogando. Mas o quê?

A cada Patch do game você consegue identificar os Campeões mais fortes daquela “versão” do LoL. Isso é possível graças a uma “Tier List” criada por jogadores de alto desempenho e que aponta, de acordo com a atualização, quais são os personagens mais fortes.

Esse método foi apontado pelo site Escola do LoL como alternativa para você encontrar o melhor Campeão. Por lá você consegue encontrar a lista atualizada com os personagens mais fortes de acordo com cada Patch do LoL.

Com quem você vai bem?

Lá em cima falamos bem resumidamente das categorias de Campeões do League of Legends. Se você tiver algumas horas de jogo, com certeza já se divertiu utilizando personagens de diferentes classes.

Assim, levando em conta o seu time (lembre-se, comunicando-se bem e sabendo o que cada um vai/ pode fazer!) e as atualizações do game, pense o seguinte: eu curto jogar como Suporte e, na última vez que chequei o “Tier”, mostrava Thresh como o melhor personagem dessa categoria. Acho que já sei qual é o melhor Campeão, pelo menos, por essa semana…

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte: Escola do LoL, Riot, Mobalytics