APRENDENDO A JOGAR

5 dicas para detonar todo mundo em Soul Calibur VI

Desenvolvido para o finado Dreamcast, da Sega, o primeiro Soul Calibur com certeza não tinha noção do sucesso que a franquia atingiria. Hoje, mais de 20 anos depois, contemplamos o sucesso do sexto game da série: Soul Calibur VI.

O título chegou ao mercado no último mês de outubro de 2018. Lançado em versões para as principais plataformas (PlayStation 4, Xbox One e PC), o título teve boa recepção do público, inclusive conseguindo boas críticas de publicações especializadas.

O game segue a mesma linha de sucesso da franquia, trazendo características próprias que prendem seus jogadores um lançamento após o outro. Novos players também desembarcam, porém, muitos acabam estranhando um pouco as mecânicas bastante originais do título desenvolvido pela Bandai Namco.

Se você é um novato em Soul Calibur VI ou, então, está querendo afinar o seu jogo para detonar seus adversários em partidas online, trazemos aqui algumas dicas quentinhas que vão ajudá-lo a arrebentar. 

1. Entenda o conceito de como os ataques funcionam

Quando você pega um game de luta para jogar, a primeira coisa que testa ao iniciar uma partida é, quais botões chutam, quais socam ou como você deve fazer para defender. Pois aí está uma das grandes diferenças da franquia que inclui o último Soul Calibur VI. 

No título você não tem botões de soco ou chute, mas sim, de ataque. Eles são três e não dividem-se dessa forma convencional. Há os ataques horizontais (A), os ataques verticais (B) e os ataques “desarmado’ (K). Para defender, o símbolo é (G). 

Conhecendo essa mecânica, bem como a simbologia de tais comandos, você conseguirá entender como deve proceder para realizar movimentos, como combos e golpes especiais.

Outra boa dica nesse sentido é usar e abusar da ferramenta de treinamento dentro do game. Além de você acostumar com a forma de “atacar” por aqui, você também terá acesso a uma verdadeira biblioteca de informações sobre o Soul Calibur VI.

Treinamento é tudo!

Para acessar esse enorme compilado de dicas sobre o game, acesse as opções dentro do “modo treino” e vá até as configurações. Ali há uma infinidade de tópicos, como listas de golpes ou lições de combate, incluindo dicas básicas, medianas ou avançadas de cada personagem dentro do jogo.

2. Soul Calibur VI é dinâmico, não fique paradão!

Uma movimentação eficiente é um dos pontos chave para que você tenha um bom desempenho nos combates dentro do Soul Calibur VI. A importância disso dentro do game pode ser relativizada pelo seu sistema de deslocamento, no qual é possível ir em até oito direções diferentes.

Soul Calibur VI

Esse jeito de se mexer dentro das partidas é uma grande forma de manter uma defesa bem postada, pois com os “sidesteps” você consegue evitar a maioria dos ataques verticais que o seu oponente possa disparar.

Além disso, dentro da movimentação, é importante também lançar mão dos pulos de forma correta. Quem pula demais vira um alvo na maioria dos jogos de luta, mas usar os saltos de forma inteligente, pelo menos aqui no  Soul Calibur VI, pode lhe ser de grande ajuda. 

Pule com o botão de defesa pressionado para evitar ataques diretos e/ou abaixe-se logo em seguida para defender-se dos ataques altos. Combinar esses recursos pode ser de grande ajuda para conseguir evitar combos que podem ser decisivos na partida. 

3. Aprenda e aplique os combos dos personagens

Na primeira dica deste artigo, falamos não só da mecânica de ataques do Soul Calibur VI, mas também como acessar uma biblioteca com praticamente todo o conteúdo do game sobre os personagens e seus combos.

Soul Calibur VI

Acredite, para ir bem no Soul Calibur VI você vai ter que estudar um pouco essas combinações. Boa parte do jogo é baseada em combos, de forma que sem dominá-los você dificilmente vai masterizar o título.

Como uma dica para iniciantes, vale lembrar que a maneira mais fácil de começar uma combinação de golpes dentro do Soul Calibur VI é usar diagonal para baixo em direção ao oponente + Ataque Vertical (A).

Uma dica preciosa para quem está começando.

Essa combinação simples irá desnortear seu adversário, arremessando-o para cima. Parece simples, mas seja rápido: seu oponente irá recobrar o domínio do personagem rápidamente e, no Soul Calibur 6, os jogadores são capazes de controlar o movimento aéreo dos lutadores. Logo, seja rápido, fazendo uma combinação curta, mas que cause bastante dano do seu inimigo. 

4. Aproveite como ninguém o “Reversal Edge”

Essa dica serve tanto para novatos da franquia, como também para os que já curtiam os outros games da série. Isso porque vamos falar um pouco de um recurso novo introduzido no Soul Calibur 6: o “Reversal Edge”.

A nova mecânica coloca os jogadores em uma “pausa cinemática” dentro das partidas. Para ativar o recurso, você deve pressionar “Ataque Horizontal (A)” + Defesa (K) quando estiver “absorvendo” um ataque do inimigo.

Isso colocará você e o seu adversário em uma espécie de minigame de “Pedra, Papel ou Tesoura”, por exemplo. Essa é a definição que tem sido utilizada em tutoriais pela internet e explica mais ou menos como o recurso funciona. 

Soul Calibur VI

Basicamente, você e o oponente escolherão o que fazer ao mesmo tempo, como se estivessem disputando o tradicional joguinho com as mãos. Você pode escolher o que quiser fazer, como apertar para dar um Ataque Vertical (A) ou defender (K) se abaixando, por exemplo. 

Há, também, maneiras de defender-se do recurso, até mesmo evitando-o. Você pode utilizar um “Sidestep” para desviar no momento correto ou, então, aplicar um ataque no momento em que perceber que o adversário vai utilizar o Reversal Edge. Você consegue perceber o momento exato quando a arma do seu inimigo ficar prateada e brilhante.

Dê início, isso parece mais um jogo de roleta em um cassino, mas, aos poucos, ao pegar o jeito, você passará a escolher o melhor momento para utilizar cada recurso do seu personagem, inclusive começando a emendar combos nessas situações únicas do Soul Calibur VI.

5. Use o Soul Gauge com sabedoria

Dentro do Soul Calibur VI, a medida que você recebe golpes ou detona ataques letais ao seu adversário, uma barra “dupla” chamada de Soul Gauge vai se enchendo. Quando completadas, elas permitem que você lance mão de dois artifícios dentro do jogo: os Soul Charges, que lhe dão um “boost” de energia e os Critical Edges, golpes super fortes que tiram muita energia do inimigo.

Golpes super fortes que tiram muita energia do inimigo.

Quando a barrinha está cheia, a tentação de utilizar um golpe crítico no seu inimigo fica latente. No entanto, tenha calma e use com sabedoria essa energia. Isso porque o início de um desses ataques especiais pode ser facilmente cortado com um ataque rápido, fazendo você desperdiçar esse ótimo recurso dentro da luta.

Além de controlar a sua ansiedade, outro ponto-chave é conhecer os movimentos de Soul Charge dos personagens. Isso porque essa ferramenta coloca o seu personagem em um estado de poder, ganhando inclusive novos golpes únicos, inclusive com combos que só funcionam com este especial ativado.

Fonte(s): Toms Guide, rooflemonger, Red Bull, Primal Games, TrueUnderDawgGaming

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.