APRENDENDO A JOGAR

Rocket League: 5 dicas para melhorar o seu jogo rapidamente

Rocket League veio mesmo para ficar. Não sou eu que estou dizendo, mas sim, o seu constante crescimento em número de jogadores. O game conta com mais de 30 milhões de players mensais, um marco significativo se levarmos em conta a mecânica única que o título apresenta.

Misturando carros, futebol e, por que não, uma dose de maluquice, Rocket League permite que você entre em partidas dinâmicas e muito viciantes. O seu objetivo? voar com o seu carro, acertar a bola, fazer uns golzinhos e, no final de uma partida de cinco minutos, sair vencedor da disputa.

Tudo parece muito simples, mas na verdade, Rocket League é um game cheio de particularidades e a sua curva de aprendizado não é tão curta quanto um fã de futebol vai perceber ao desembarcar no título. 

Para ajudar você a contornar algumas dificuldades – e colocá-lo no caminho certo das vitórias –, reunimos, aqui, algumas dicas muito úteis para que você consiga evoluir mais rapidamente dentro do jogo. Confira!

Ajuste a câmera

Uma das primeiras coisas que você deve fazer no Rocket League é ajustar a sua câmera. Parece uma coisa “boba”, entretanto, pelo estilo de jogo e a forma como as partidas se desenrolam, ter uma boa visão de tudo o que está acontecendo é fundamental para que você consiga agir – e reagir! – ao que se passa na partida.

aprenda a jogar

Lembre-se, as partidas são dinâmicas e é fundamental que você consiga ter uma boa noção espacial. Calcular a distância para a bola na hora de decolar e conseguir enxergar tudo com clareza para saber a hora de bater na redonda fazem toda a diferença. E tudo isso fica mais fácil com uma câmera bem ajustada.

São quatro parâmetros principais que definem o seu campo de visão, o ângulo que você vê o carro e a distância da sua câmera para o veículo. As mudanças parecem pequenas, mas se mostram drásticas durante as partidas.

As mudanças parecem pequenas, mas se mostram drásticas durante as partidas.

Aqui, não há uma receita única de sucesso. Cada pessoa reage melhor a uma configuração e, o caminho ideal, seria testar cada mudança durante a jogatina. Contudo, como isso tomaria muito tempo, há um atalho: verificar as configurações dos principais “Pro Players” e seguir as suas dicas.

No site ProSettings, você encontra as personalizações de câmera dos melhores jogadores de Rocket League do planeta, descritas em detalhes. Confira as configurações que eles utilizam e, com base nelas, faça as alterações necessárias para ter a sua câmera personalizada para o seu perfil.

Faça treinamentos

Se tem jogador profissional de futebol que não gosta de treinar, muito provavelmente vamos encontrar também fãs de Rocket League que simplesmente ignoram essa alternativa no menu inicial do game (caso você pertença a este grupo, saiba que está muito errado!).

Vamos encontrar também fãs de Rocket League que simplesmente ignoram essa alternativa no menu inicial do game.

Se os tutoriais da maioria dos jogos são chatinhos e não servem pra muita coisa, aqui a regra é outra. Há vários treinamentos, bem básicos, é verdade, mas capazes de ajudar bastante na evolução das suas habilidades dentro do Rocket League.

O ideal é que você os repita muitas, muitas vezes e não os abandone, mesmo quando já estiver craque em realizá-los. Após isso, diminua a frequência dos treinamentos “embarcados” do game e acesse a base de exercícios criados pela comunidade. Acessá-los é bem fácil. Na tela de treinamentos, basta ir na opção “Custom Training”. 

como jogar Rocket League

Ali há uma infinidade de exercícios diferentes, com objetivos personalizados e com os mais variados níveis de dificuldade. Explorar as opções é muito fácil e você pode até mesmo marcar como favoritos aqueles que considerar os mais interessantes. Ah, um ponto importante é: não foque somente nas manobras aéreas. O game não se resume somente a voar, por isso, sempre fique de olho em maneiras de usar as paredes, defender e chutar no gol de longas distâncias, por exemplo.

Conheça as manobras básicas

Ao realizar treinamentos você consegue encontrar a forma correta de realizar diversos movimentos dentro do game. Pegar o “tempo de bola” é fundamental para conseguir ir bem nas partidas do Rocket League. No entanto, há alguns movimentos que você precisará aprender e que não são mostrados na maioria dos tutoriais.

Aqui, a dica válida é explorar os canais de YouTube de grandes jogadores profissionais. Eles passam diversas instruções de como você consegue ganhar tempo utilizando a cambalhota para frente para andar mais rápido, decolar com mais intensidade ou mesmo fazer a volta utilizando macetes no controle. 

No site Ranker você encontra uma lista com alguns dos principais canais com dicas para o Rocket League. Entre os craques que contam com canais de dicas estão Squishy Muffinz, SunlessKhan e Rizzo. Há também alguns canais com dicas em português e você pode realizar as buscas no YouTube sempre colocando Rocket League junto com as palavras-chave. Vale a pena conferir.

Jogue em equipe

Ao começar uma partida de Rocket League você perceberá que os jogadores iniciantes têm uma coisa em comum: todos querem chutar a bola a qualquer custo. Não importa de onde estejam, a ideia é sempre correr até a esfera e bater na redonda, tudo sem preocupação nenhuma com posicionamento ou direção.

Rocket League

É preciso lembrar, no entanto, que Rocket League é um jogo em equipe (a menos, é claro, que você só entre nos desafios de 1×1) e, portanto, a tática do “cardume”, com todo mundo junto o tempo todo, não vai funcionar. Conseguir posicionar-se de maneira inteligente no campo é essencial.

Dessa forma, ao invés de correr loucamente em direção a bola, quando um colega de equipe estiver nela, tente dar cobertura para ele, visualizando se ele vai conseguir chutar a redonda, para onde a pancada pode rebater e se os adversários chegarão antes na esfera.

O invés de correr loucamente em direção a bola, quando um colega de equipe estiver nela, tente dar cobertura para ele.

Quando você começar a desenvolver essa noção melhor de posicionamento, perceberá que o time, como um todo, começa a atuar melhor. E é aí que vem a segunda parte, que é aprender a rodar dentro de campo.

A rotação é elemento presente em vários esportes, como futebol de salão. A ideia é que os jogadores rodem entre as posições da quadra, trocando de lugar de forma inteligente e preenchendo os espaços sem deixar buracos para os adversários. Se um zagueiro vai ao ataque, por exemplo, o ideal é que algum jogador já esteja a postos para voltar e cobrir essa subida. Essa reflexão tem que vir de cada jogador presente no time – e é por isso que estamos dando esse toque para você! 

Defender é parte do jogo

Se falamos anteriormente de posicionamento, não podemos deixar de falar dos goleiros e como é importante defender dentro do Rocket League. Muitos jogadores querem atacar, fazer gols e perseguir a bola dentro das partidas, contudo, negligenciar a importância da defesa é um dos grandes erros que farão você sair derrotado.

Vários treinos dentro dos tutoriais focam nas defesas. Atuar como goleiro é difícil, mas ao pegar o jeito você irá perceber que voar na bola e evitar o ponto adversário é tão saboroso quanto fazer um gol lá no ataque. E você não precisa ficar plantado debaixo das traves: lembre-se, com trabalho em equipe e rotação, todo mundo passa pelas diferentes posições do campo.

Rocket League

Além disso, aprender a colocar-se na defesa, realizando cortes de forma correta e evitando jogar a bola para o meio da sua área defensiva é fundamental. Em cruzamentos inimigos, também preste atenção e utilize as paredes para cortar a bola sempre para cima e para as laterais do campo.

Bônus: não seja tóxico

Muitos jogadores de Rocket League acham que o “trash talk” é capaz de ajudar a vencer as partidas. Isso, no entanto, não é verdade. Dificilmente alguém vai jogar melhor ou pior vendo um adversário tóxico dentro da partida e, na maioria das vezes, isso só vai estragar a experiência de jogo para todo mundo.

Não estamos falando que você precisa virar o melhor amigo do seu adversário, entretanto, também não precisa xingar, escrever besteiras ou muito menos, ficar gritando e falando porcarias no microfone. Seja civilizado e utilize de forma inteligente as ferramentas de comunicação do game. Isso sim pode ajudá-lo, pois um time que consegue conversar em campo é sempre mais organizado.

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.