ESPECIAIS

10 músicas de jogos que foram descaradamente copiadas de outro lugar

Dizem que “nada se cria, tudo se copia”. Verdade ou não, quem gosta de jogar com certeza já se deparou com aquele momento de “Eu ouvi isso antes”, principalmente se cresceu com consoles como Super Nintendo, Mega Drive e PlayStation.

Essa era ficou famosa por emprestar de algumas das músicas comerciais mais famosas, trazendo ao mundo dos pixels versões próprias dos hits, cheias de personalidade. Hoje vamos mostrar alguns dos casos em que a inspiração foi longe demais. Preparado para curtir boas músicas? Pegue o seu fone de ouvido e mergulhe nas trilhas sonoras do dia.

1 – Chrono Trigger – A maior de todas as trolladas

Sabe aquele tema bonitinho de vitória após uma suada batalha? Você nunca mais vai ouvir ele da mesma forma. Dizemos isso porque ele tem a mesma melodia de “Never gonna give you up”, o hit de Rick Astley que ficou mais famoso na internet como Rickroll. Sim, seu cérebro foi enganado por todo esse tempo.

2 – The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Ainda nos consoles da Nintendo, que tal essa comparação entre a melodia do tema principal de Zelda: Ocarina of Time e a canção de Mort Garson no álbum Mother Earth’s Plantasia? Para que não restem dúvidas, Garson lançou seu álbum no ano de 1976, antes sequer do primeiro console Nintendo existir. A melodia similar começa na marca de 13 minutos e 26 segundos.

3 – Streets of Rage

Dono de uma das trilhas sonoras mais lembradas da época do Mega Drive, video game da SEGA (Genesis quando importado dos EUA), Streets of Rage é indiscutivelmente um dos que mais “emprestou” ideias dos hits dos anos 80. A trilha sonora composta por Yuzo Koshiro foi amplamente inspirada pelo cenário eletrônico, fazendo sampling de uma vastidão de músicas comerciais.

Entre algumas das comparações mais citadas estão:

  1. Soul II Soul – Get a Life / The Street of Rage (1)
  2. Enigma – Sadness / The Street of Rage (Streets of Rage 2)
  3. The Night Writers – Let the Music (Use you) / Streets of Rage – Moon Beach
  4. Royal House – Can you Party / Streets of Rage – Attack the Barbarian

Se você tiver que escutar apenas uma, vá para a última. Impossível não notar as semelhanças. Mesmo com uma “inspiração” tão clara, a trilha sonora de Streets of Rage 2 continua sendo uma das mais incríveis.

4 – Yoshi’s Island ou propaganda Soviética?

Esta música entrou pela diversão, nem precisamos comentar muito… Apenas dê o play o vídeo para ouvir a sobreposição do tema de Super Mario World 2: Yoshi’s Island e do hino da antiga União Soviética.

Coincidência pura ou temos uma conspiração global no ar?

5 – Street Fighter – Ken’s Theme

Quem aí nunca se empolgou com as músicas de Street Fighter? O Tema do Ken Masters é famoso pelas suas versões e já fez muita gente por aí “soltar um shoryuken” no ar. Mas de onde saiu aquela entrada? Hummmm… Acho que a trilha sonora de Top Gun: Ases Indomáveis pode te dar algumas dicas.

6 – Dragon Ball Z Budokai 3 de Setembro

♪ Ba de ya, say do you remember ♫

♪ Ba de ya, dancing in September ♫

Ops, erramos a música! Não era o refrão de September, da banda Earth Wind and Fire. Na verdade é a música que toca quando você ganha uma cápsula em Dragon Ball Z Budokai 3, lançado para PlayStation 2. De qualquer forma, dá pra curtir o ritmo e relaxar com um dos maiores hits da história.

7 – Mega Man e os hits do verão

Em defesa dos compositores, o tema do estágio de Elecman em Mega Man 1 é a maior prova de como diferentes canções, com instrumentos que nada têm a ver uns com os outros, podem soar muito parecidas. O vídeo acima brinca com o tema do jogo e também com os seguintes sucessos:

  • Journey – Journey – Faithfully
  • REM – All The Right Friends
  • Tina Turner – Simply the Best

8 – Sonic e Fullhouse? Michael Jackson?

As controvérsias de Sonic e o mundo da música são várias. Vamos começar com uma mais simples: o tema da fase da ponte de Sonic 1, jogo lançado para Game Gear e Master System, ambos distribuídos pela TecToy no Brasil. Notou as similaridades?

Já os fãs de Michael Jackson que fecharam Sonic 3 certamente devem ter ficado com uma pulga atrás da orelha ao ouvir parte da trilha sonora, imaginando já terem ouvido aquilo antes.

A história entre a SEGA e o rei do pop daria um artigo à parte, mas o fato é que ele comprovadamente trabalhou com o time de áudio de Sonic para produzir a trilha sonora. Há quem diga que Michael se recusou a colocar seu nome nos créditos devido à baixa qualidade de áudio final, por causa da transformação para o formato do Mega Drive. Outros especulam que a remoção do nome teria ocorrido em virtude dos escândalos de um suposto assédio a um adolescente. O tema foi inclusive tema de um longo vídeo da GameTrailers.

9 – Ys IV – Malmsteen curtiu!

Quem gosta de guitarra vai reconhecer essa imediatamente. Uma das músicas mais famosas de Yngwie Malmsteen (inclusive com seus licks furiosos) foi adaptada para o mundo de Ys. A série de jogos é famosa por ter uma trilha sonora bem puxada para o rock instrumental. Haja inspiração… Será?

10 – Diddy Kong Racing, hora de celebrar!

Que tal fecharmos a lista com uma celebração às boas músicas, nos jogos e no mundo real? Ao selecionar o seu personagem em Diddy Kong Racing, do Nintendo 64, você ouvia essa música. Nada mais é do que uma versão bem acelerada de “Celebration!”, sucesso da banda Kool & The Gang que foi ao ar em 1980.

Loja 2AM Gaming

Fonte: The Game Boyz, TV Tropes, ResetEra, Uncanny X, NeoGaf