APRENDENDO A JOGAR

Borderlands Game of The Year: como deixar o jogo mais rápido no seu PC

Borderlands: Game of The Year Enhanced Edition chegou. A versão remasterizada do caótico FPS lançado pela Gearbox está disponível no Steam e é completamente gratuita para quem já possuía a versão original na biblioteca, mesmo sem ter comprado os DLCs lançados ao longo dos anos.

O anúncio surpresa veio acompanhado do trailer de Borderlands 3. Na versão remasterizada, jogadores encontrarão uma série de melhorias, tais como texturas em alta definição, ajustes de modelagem e jogabilidade, além de todos os conteúdos extras. Os veteranos podem inclusive fazer a importação de seus personagens para a Enhanced Edition.

Contudo, muita gente vem relatando problemas durante as partidas. Slowdowns, lag e baixo FPS são os sintomas mais comuns. Vamos mostrar algumas medidas que você pode adotar para tentar contornar o problema enquanto a própria desenvolvedora não lança um patch oficial com as correções.

Um aviso antes de começarmos

Infelizmente algumas das soluções propostas abaixo trazem efeitos colaterais, como forçar você a jogar somente offline ou ainda impedir que o jogo seja iniciado a partir da interface do Steam. Por isso, reforçamos que você deve usar os métodos descritos apenas em casos mais extremos de queda de desempenho.

Como você mexerá com o arquivo de configuração de inicialização (.ini), saiba que caso algo seja corrompido basta clicar com o botão direito no nome do jogo (na lista de jogos da biblioteca do Steam), navegar até “Propriedades”, “Arquivos Locais” e selecionar a verificação de integridade dos arquivos. Qualquer dado corrompido será substituído por um novo.

No Windows, a pasta contendo os arquivos de inicialização de Borderlands Game of The Year Edition está no seguinte caminho:

%SEUNOMEDEUSUÁRIO%\Documents\My Games\Borderlands\WillowGame\Config\

Como aumentar o seu FPS e o desempenho de Borderlands

Caso tenha uma placa de vídeo produzida pela NVIDIA, clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e acesse as “Configurações 3D”. No painel NVIDIA, vá até a guia de “Configurações do programa” e selecione Borderlands da lista. Troque de “Usar a configuração global (seleção automática)” para Processador gráfico NVIDIA de alta performance.

Slowdowns, lag e baixo FPS são os sintomas mais comuns.

Essa recomendação é importante para quem tem processadores com GPU embarcada (como Intel Graphics), porque em alguns casos específicos o jogo não seleciona adequadamente a unidade gráfica a ser utilizada. Aproveitando a sua passagem pela gestão de configurações 3D da NVIDIA, experimente trocar o gerenciamento de energia da opção equilibrada para máximo desempenho.

Como reduzir os slowdowns

Um tema recorrente nos comentários sobre Borderlands GOTY Enhanced Edition é o uso problemático da sua conexão com a internet. O jogo parece utilizar mais da banda do que deveria. Por isso, ajustes na parte da conexão farão uma boa diferença na hora de encarar o online.

Para aqueles que estão sofrendo com slowdowns constantes na campanha, a primeira dica é bem simples: iniciar o Steam em modo offline. Impedindo o jogo de se conectar aos servidores, diversos jogadores têm relatado melhorias de desempenho nos fóruns oficiais do Steam.

Para fazer isso, basta clicar na opção “Steam” no menu superior do programa e selecionar “Ficar offline…”. Não é a opção mais desejada, mas até que os desenvolvedores lancem uma atualização, parece ser um alívio válido ao problema.

Os slowdowns são as flutuações severas na taxa de quadros por segundo, que fazem com que o jogo fique com a sensação de travado, pesado. Mesmo que o jogo flutue acima dos 30 FPS, variações bruscas têm um efeito tão ruim quanto uma taxa de frames abaixo de 30.

Como resolver o lag no modo cooperativo online

Outro problema que vem do uso inapropriado da banda de conexão é o lag durante as partidas em modo cooperativo. Aparentemente ele vem sendo causado pelo sistema de chat por voz, por isso recomenda-se a total desativação do serviço de VOIP. Para isso:

  • Abra o jogo após a instalação para gerar os arquivos de configuração
  • Abra o arquivo de inicialização (WillowEngine.ini) com o bloco de notas. Ele estárá em
    • “%NOMEDEUSUARIO%\Documents\My Games\Borderlands Game of the Year\WillowGame\Config\WillowEngine.ini”
    • Substitua o início do caminho pelo seu nome de usuário no Windows
  • Com o arquivo aberto faça uma busca por “bHasVoiceEnabled=True”
  • Altere para “bHasVoiceEnabled=False”

Se ainda assim você continuar enfrentando lag, outra sugestão que parece ter solucionado o problema de alguns é travar a taxa de frames por segundo para a mesma do seu colega de partida. Isso pode ser feito no menu de opções, guia “Video”, “Set Framerate Locking”.

Loja 2AM Gaming

Pulando a entrada

Está com pressa? Desative os vídeos de abertura adicionando o comando “-nosplash” aos argumentos de inicialização de Borderlands Game of the Year Enhanced Edition. Isso pode ser feito na tela de Propriedades do jogo, dentro do Steam.

Há quem simplesmente apague os arquivos do jogo, mas não recomendamos algo tão drástico para algo que pode ser resolvido com uma linha de texto.

Como desativar a assistência de mira forçada

Mesmo voltado a quem joga com mouse e teclado, Borderlands traz assistência de mira. Isso é um incômodo para quem está acostumado a outros jogos de tiro em primeira pessoa. Para desativar a “ajuda”, abra o menu de opções e mude “Aim Assist” para “Off”.

Além da assistência, Borderlands tem um atraso de resposta aos seus comandos de mira. É possível reduzir essa demora modificando mais alguns parâmetros no arquivo de inicialização do jogo. Mais uma vez navegue até a pasta indicada acima, mas desta vez abra o arquivo “WillowInput.ini” utilizando o bloco de notas.

  • Procure por “LookUpScale=250” e mude para LookUpScale=300

Salve, feche o arquivo e abra o documento “WillowEngine.ini”. Nele, faça o seguinte:

  • Troque o valor “OneFrameThreadLag=true” para “OneFrameThreadLag=false”

Finalmente, verifique as suas configurações gráficas. Apesar de ser um jogo já antigo em versão remasterizada, Borderlands pode exigir bastante da sua placa de vídeo e do seu processador.

Fonte: PC Gaming Wiki, Gameranx, Steam