APRENDENDO A JOGAR

Sekiro: onde encontrar todas as próteses Shinobi

Em Sekiro: Shadows Die Twice, as melhorias da prótese (Ferramentas Prostéticas) Shinobi são algumas das suas maiores aliadas na jornada. Anexadas ao braço mecânico do Lobo, elas dão ao herói do jogo uma série de habilidades técnicas, especialmente úteis em algumas batalhas contra chefes e monstros.

Algumas delas, como os Shurikens, podem ser facilmente encontradas. Já outras (como as bombinhas de Robert), apesar de estarem logo no início do jogo, geralmente são ignoradas por aqueles que seguem somente as trilhas principais, sem olhar para os cantos mais escondidos.

O resultado para quem não mantiver os olhos atentos durante a campanha será um desafio muito maior. Se você não quer passar sufoco com o novo jogo de Samurais da From Software, siga o guia passo a passo elaborado pelo Canal Macete. Detalharemos em texto como obter cada uma das peças abaixo.

1 – Roda de shurikens

  • Região: Cercanias de Ashina
  • Ídolo: Caminho para o portão

Logo ao nascer no ídolo você verá uma construção com a parede quebrada na parte superior. Dentro dela está um soldado morto. As shurikens estarão no chão, junto a ele. Tome cuidado pois há um general nesta região.

Criados por Dogen, os Shurikens são essenciais. Eles podem ser usados para quebrar ataques perigosos, interromper sequências letais de investidas e até mesmo matar os inimigos mais fracos, como aqueles que alertam os demais soldados da sua presença. É a principal arma de longa distância e pode ter seu poder aumentado por meio de outros itens, os quais veremos futuramente.

2 – Bombinhas de Robert

  • Região: Cercanias de Ashina
  • Ídolo: Caminho para o portão

Nasça no mesmo local em que você pegou a roda de Shuriken e siga mais um pouco adiante pela trilha. Após vencer um dos sub-chefes da região, olhe para o alto das montanhas procurando por uma pequena tenda. Nela está um vendedor que oferecerá as bombinhas para você por 500 sens.

As bombinhas são excelentes para distrair e assustar os monstros, além de causarem uma paralisia temporária a chefes como o Touro Flamejante.  

Propriedade Hirata

Logo após descer da montanha onde encontra-se o vendedor, você verá uma senhora procurando pelo filho. Ela dará a você um Amuleto de guizo do jovem lorde. Após receber o item, viaje até o ponto inicial do jogo (o templo do artesão) e ofereça uma oração à estátua que está na lateral da sala.

Essa ação abrirá o caminho para a grande Propriedade Hirata. Há 3 importantes próteses na região.

3 – Cano Flamejante

  • Região: Propriedade Hirata
  • Ídolo: Caminho da propriedade

Nasça no ídolo indicado e imediatamente suba nos telhados baixos, seguindo em direção à direita do cenário (quase como se estivesse beirando o muro que faz a divisa com o lago). Olhando mais adiante você verá uma fogueira cercada por soldados, no centro das construções.   

Utilize o fator surpresa para pular do telhado acabando com o inimigo que guarda o item. O cano incendeia os oponentes e pode atordoar uma variedade grande de inimigos, incluindo alguns chefes, dando a você um tempo de respiro importantíssimo durante os momentos mais tensos.

4 – Machado Anexado

  • Região: Propriedade Hirata
  • Ídolo: Caminho da propriedade

Ainda na mesma região, siga um pouco adiante pelas escadarias. Chegando a mais um corredor você verá um samurai quase falecido à direita. Ele dá a dica: pegue o machado e parta os inimigos no meio. Mais à frente, se você for sorrateiro o bastante, poderá inclusive ouvir dois soldados mencionando um dos templos, o qual não será incendiado.

É justamente em uma dessas casinhas que está o machado anexado. Ele é essencial para os inimigos que você encontrará logo em seguida, carregando escudos pesados de madeira. Não perca seu tempo tentando lutar só na espada. Fixe a mira e dê uma machadada em cheio para deixá-los indefesos.

5 – Penas do Corvo da Névoa

  • Região: Propriedade Hirata
  • Ídolo: Colina do Bambuzal

Siga para a frente, suba no monte e em seguida pule no rio. Passe por baixo da estrutura de madeira até chegar a um galho no qual você pode se prender. Siga pelo bambuzal, quebre os galhos que estiverem em seu caminho e chegue à uma parede dupla. Escale a estrutura apertando salto sucessivamente.

Lá em cima vá com cuidado, pois um oponente muito forte estará cuidando da região. Uma opção mais fácil se você não estiver com a confiança em dia é correr para pegar o item somente, batendo em retirada em seguida. Com as penas do corvo você pode se esquivar de ataques, materializando seu corpo imediatamente atrás dos inimigos para um contra-ataque.

6 – Chifre quebrado de Gyoubu (Lança anexada)

  • Região: Castelo de Ashina
  • Ídolo: Castelo de Ashina

Em vez de seguir em frente entrando no castelo, vire à direita para encontrar uma ponte com dois soldados conversando. Um deles guarda uma chave. pegue a lateral da ponte por um caminho estreito até chegar ao Reservatório de Ashina. Essa é a região pela qual você passou no início do jogo, na parte do tutorial.

Elimine o guarda paneleiro e o atirador que estarão por perto e abra a porta da construção. Dentro dessa espécie de templo, você encontrará o chifre guardado em um baú. Esse local é muito interessante, guardando chefes poderosos e algumas contas de oração. Não deixe de explorar as redondezas, mas esteja preparado para um alto nível de desafio.

7 – Sabimaru

  • Região: Castelo de Ashina
  • Ídolo: Antecâmara

A antecâmara é acessada por uma janela em forma de sino que está no alto de uma das torres do castelo. Após entrar e pegar a conta de oração, você passará por uma sala cheia de samurais (bem poderosos). O melhor é evitar confronto direto e ser o mais sorrateiro possível.

Na parte principal, onde circulam mais homens, basta pular em direção ao fosso. Durante a queda, grude na viga e mire no samurai azul para matá-lo primeiro. Os outros guerreiros são aqueles mais fracos. Após acabar com todos eles, abra o baú e a lâmina Sabimaru será sua. Retorne ao escultor para encaixar a prótese. O ataque é capaz de envenenar inimigos.

8 – Fortaleza de Ferro (Guarda-chuva anexado)

  • Região: Castelo de Ashina
  • Ídolo: Túmulo antigo

Seguindo à direita do baú onde estava a Sabimaru, você eventualmente chegará ao ídolo Túmulo antigo (embora haja outras rotas até ele). Um dos telhados abaixo estará quebrado, dando abrigo ao Senpou do Chapéu de Ferro. Não o ataque, pois ele é um vendedor com ótimos itens.

Um deles é a Fortaleza de ferro, que pode ser adquirida por 1600 Sens. Este leque feito no oeste pode ser usado para repelir flechas e até mesmo balas.

9 – Abdução Divina (Leque grande)

  • Região: Vale Submerso
  • Ídolo: Forte das armas

Essa arma será adquirida após vencer um dos chefes do jogo – Giraffe, Longos-braços dos Centopeia. Basta pegá-la de cima da estátua que se esconde por trás da névoa. Ela ergue um vórtice de vento que envolve os inimigos.

10 – Apito de dedo (Dedo fino)

  • Região: Vale Submerso
  • Ídolo: Vale Bodhisattva

A última das Ferramentas da Prótese do Lobo tem uma função importante, que é atrair a atenção dos inimigos que estão ao seu redor e enlouquecer os monstros. Ela será sua após vencer o temível Guardião Primata. A descrição é bem nojenta: são os dedos de uma jovem, encontrados no estômago do chefe e já parcialmente digeridos. Como é que alguém tem coragem de equipar uma coisa dessas?

Loja 2AM Gaming

Fonte: Canal Macete, Gameranx