DICAS

Como reinstalar o Windows 10 sem perder os seus arquivos

De tempos em tempos pode ser uma boa ideia formatar o PC e reinstalar o sistema operacional. Isso fará com que arquivos de sistema desnecessários sejam excluídos e o desempenho do SO melhore. Porém, você sabe como reinstalar o Windows 10 sem perder os seus arquivos?

Não é nada difícil. Isso porque a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft conta com um sistema no qual é possível fazer isso sem que haja perda de arquivos pessoais. A função está disponível tanto no Windows 10 Home quanto no Windows 10 Pro.

A reinstalação costuma corrigir problemas e reestabelecer um estado mais organizado para o seu computador

Nesse artigo, vamos aprender o passo a passo de como fazer isso, mantendo as suas fotos, seus vídeos e outros arquivos pessoais intactos.

Como restaurar e reinstalar o Windows 10 sem perder arquivos

Felizmente, trata-se de um procedimento bastante simples. No entanto, é importante que você reserve um tempo para acompanhar esse procedimento, pois ele pode levar até uma hora, dependendo de uma série de fatores.

  1. Abra o “Painel de Controle”. Para isso, no “Menu Iniciar” clique sobre a opção “Configurações”.
  2. Dentro dessa opção, escolha “Atualização e segurança” e clique sobre essa alternativa.
  3. Agora, na lateral esquerda da tela, note que haverá na lista de opções uma função chamada “Recuperação”. Clique sobre ela. Depois, no lado direito da tela, clique em “Introdução”, dentro da opção “Restaurar o PC”.
  4. Na tela seguinte, clique em “Manter meus arquivos”. Essa opção remove aplicativos e configurações, mas mantém os arquivos pessoais.
  5. Em seguida, o Windows listará quais são os aplicativos instalados que serão removidos do seu PC durante o processo. A lista fica salva na Área de Trabalho logo depois que você restaurar o PC. Note que falamos apenas dos aplicativos e não dos seus arquivos correspondentes.
  6. Por fim, clique em “Restaurar” para iniciar o processo. O Windows informa nesse momento o que será feito: remoção dos aplicativos e programas que não vieram instalados com o PC; restauração das configurações padrão; e reinstalação do Windows sem a remoção dos seus arquivos pessoais.
Tela de restauração do PC nas Configurações do Windows 10

Agora é só esperar. Como já mencionamos, esse é um processo cujo tempo varia em razão de uma série de fatores, tais como a quantidade de aplicativos a serem excluídos ou a capacidade do seu processador.

Quando fazer a reinstalação do Windows

São vários os momentos nos quais pode ser recomendado fazer a restauração do Windows. Por exemplo, quando o seu computador estiver apresentando algum tipo de problema, como lentidão no processamento das tarefas, pode ser uma boa pedida realizar um processo como esse.

A reinstalação costuma corrigir problemas e reestabelecer um estado mais organizado para o seu computador. Aproveite esse momento ainda para dar uma olhada nos arquivos, que não serão apagados. Em meio a eles você pode encontrar fotos e vídeos duplicados ou ainda itens que não terão mais serventia.

Liberar espaço em disco no Windows 10 é sempre uma boa ideia. Se mesmo após a restauração eventuais problemas persistirem, a recomendação é que você faça um backup dos seus dados e realize uma restauração completa. Nesse caso, todos os arquivos serão apagados, portanto, tome cuidado antes de optar por essa alternativa.

Loja 2AM Gaming

Fonte: Microsoft