ESPECIAIS

FIFA 20 ou PES 20: qual jogo de futebol você deve comprar?

E chegou aquela época do ano em que um clássico embate do mundo dos videogames volta com tudo ao noticiário especializado. As rodas de amigos também acabam tendo conversas acaloradas sobre o tema e um consenso parece que nunca vai acontecer!

Pois é. Se anos atrás tivemos a épica batalha dos games de plataforma, com Sonic contra Super Mario também há o clássico dos jogos de luta, botando Mortal Kombat e Street Fighter, um contra o outro. 

A verdade é que na maioria das vezes, estes títulos são amados por todos, de forma que a batalha sem fim mesmo é a dos jogos de futebol: FIFA ou PES? Qual é o lado dessa história que você vai escolher?

Há lançamentos periódicos dos dois títulos, de forma que essa discussão se repete ano após ano. Ambas as franquias têm a sua base de fãs mais fervorosos, aqueles que não trocam de “camisa” por nada no mundo também. Desse modo, no meio da discussão fica o público em geral, aquela turma que só quer um jogo de futebol para se divertir. Aí surgem as dúvidas: qual dos dois games eu devo comprar?

Para ajudar você a (tentar!) chegar a uma resposta para essa questão, compilamos aqui algumas das diferenças entre os dois jogos. No que FIFA ou PES são melhores ou piores? Quais são suas características únicas? O que os novos FIFA 20 e eFootball PES 2020 tem para oferecer? Vamos ver!

Clubes, jogadores e torneios licenciados

Apesar de a Konami ter feito muito sucesso no passado com seus jogadores míticos no International Super Star Soccer (ou vai dizer que você não é fã do craque Allejo?), a verdade é que ter jogadores, times e campeonatos licenciados é um diferencial muito importante para os games de futebol.

Nesse ponto, o FIFA tem investido pesado nos últimos anos, de forma que a Electronic Arts conta com contratos para reprodução de praticamente todos os principais times do planeta – exceto a Juventus de Turim!

Nesse ponto, o FIFA conta com praticamente todos os principais times do mundo – exceto a Juventus!

Reconhecendo a importância de ter mais realismo nas partidas, numa jogada ousada da Konami, a empresa fechou um contrato de exclusividade com a Juventus, time atual de um dos maiores jogadores de todos os tempos, Cristiano Ronaldo. Com o contrato fechado, FIFA não terá o time original, sendo a “Velha Senhora” representada por um time genérico: o Piemonte Calcio. Vale lembrar, no entanto, que a estrela de Portugal ainda estará presente no FIFA. Não tê-lo seria um golpe e tanto, dada a sua importância atual ao futebol mundial.

O estúdio japonês também fechou outras parceiras exclusivas, como as realizadas com Flamengo e Palmeiras, por exemplo. Manchester United, Barcelona e Bayern de Munique também fecharam contratos de reprodução (estes últimos, não de exclusividade) com a empresa. Este pode ser um movimento contínuo para o futuro? Talvez, pois seria interessante ver como será essa luta por licenciamentos entre as duas companhias. 

Em linhas gerais, o FIFA ganha de lavada: “roubou” a Liga dos Campeões do próprio PES e traz os principais torneios e clubes europeus licenciados. 

Em linhas gerais, nesse ponto o FIFA ainda ganha de lavada dos seus concorrentes. Conseguiu “roubar” a Liga dos Campeões do próprio PES e traz os principais torneios e clubes europeus totalmente licenciados dentro do jogos. 

Campeonatos de primeira e segunda divisão dos principais campeonatos nacionais dão um leque de opções enorme para os jogadores que, provavelmente encontrarão seu time do coração para torcer. Isso, é claro, se não for um time brasileiro.

Aqui, PES leva uma boa vantagem, trazendo boa parte dos principais times do país licenciados, como Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Palmeiras, Vasco, Ceará, Fortaleza, Flamengo, Corinthians, São Paulo, entre outros. Até mesmo a segunda divisão pode surgir, segundo boatos que ganharam força na internet.

Modos de jogo

Nos últimos anos, a série FIFA se consolidou por oferecer aos jogadores um grande leque de alternativas diferentes de se jogar. Se você quer se divertir offline pode criar uma carreira como jogador ou técnico. Se quer embates online, pode se aventurar no Ultimate, estilo de jogo que virou um dos carros-chefe da franquia nos últimos anos e mostra que as partidas online são um grande ponto positivo da série.

Além disso, a Electronic Arts anunciou recentemente a volta do aclamado “FIFA Street” em uma versão “light”, vamos dizer assim, dentro do FIFA 20. Apresentado como Volta Football, aqui você encontrará jogatinas em arenas urbanas improvisadas e partidas focadas em dribles constrangedores para os adversários. 

Apelando para a volta de um estilo de jogo consagrado, a Konami também viajou ao passado e trouxe algo que vai mexer com o coração dos gamers mais antigos: trata-se da Master League, primeiro “modo carreira” dos jogos de futebol a emplacar um sucesso de verdade.

FIFA 20 terá a volta do FIFA Street com o nome de Volta Football. Já o PES 20 terá o retorno da Master League, com interações que devem definir os rumos da história.

Chamado de Master League Remaster, o sistema de jogo promete interações no maior estilo dos RPGs na hora de você fazer interações com a imprensa, por exemplo. Suas respostas e maneiras de desenvolver a personalidade do manager vão definir a maneira como sua “história” dentro do futebol vai evoluir. De quebra, você poderá criar seu avatar ou, então, entrar na pele de personagens históricos, como Zico ou Maradona para ficar a beira do gramado.

Gráficos caprichados

Muita gente, na hora de escolher entre FIFA ou PES, leva em conta principalmente o visual dos novos games. Nesse ponto, parece que a Konami tem investido pesado no visual do novo eFootball PES 2020. 

Segundo a empresa novas dinâmicas de iluminação vão deixar as partidas bem mais realistas, com efeitos dinâmicos que farão até nuvens mudarem o visual das partidas. Houve atenção especial aos detalhes dentro do jogo, como uma remodelação específica nos efeitos do gramado. 

PES 20 terá nova iluminação para deixar o visual mais realista, além de efeitos de nuvens e remodelação dos efeitos dos gramados. Já o FIFA 20 vem com uma captação facial muito realista dos jogadores.

A captura de movimentos e a identificação de padrões de jogo também prometem uma movimentação mais fiel dos jogadores, em especial das estrelas que “vendem” a franquia, como o craque Ronaldinho Gaúcho.

Com relação ao FIFA 20, não houveram, pelo menos ainda, muitas revelações com relação aos efeitos gráficos do jogo. Sabemos, no entanto, que um dos maiores destaques do título é a captura facial de boa parte dos principais jogadores do planeta. O investimento nesse sentido, aparentemente, deve continuar firme. Quem acompanha alguns clubes nas redes sociais pôde ver que houveram seções de captura sendo postadas pela internet.

Jogabilidade e diversão

Após cometer seguidos erros nos seus lançamentos entre 2013 e 2017, a Konami parece que, aos poucos, vai conseguindo retomar o caminho do sucesso com o eFootball PES 2020. E muito disso se deve a uma postura nova da companhia, que passou a ouvir os jogadores e trata com transparência o novo lançamento.

Após muitos erros, a Konami parece retomar o sucesso: muito se deve a uma nova postura da empresa, que passou a ouvir as demandas dos jogadores.

Com o FIFA, a Electronic Arts busca manter um equilíbrio entre a jogatina casual e o realismo

Em contrapartida, a Electronic Arts vem sendo bastante criticada nos últimos tempos por não partilhar desta “parceria” com os fiéis jogadores de FIFA. Outra crítica bastante recorrente com relação à empresa e a franquia é a de que o título não apresenta grandes mudanças já há algum tempo. A cada ano um novo lançamento parece somente uma atualização de um jogo e não uma mudança relevante o suficiente para que o game seja tratado como um novo lançamento.

Já a EA vem sendo criticada por não ouvir os jogadores e pelo FIFA não apresentar grandes mudanças ao longo dos anos.

Com relação à jogabilidade, ambos os títulos prometem boas mudanças nas mecânicas de jogo em seus lançamentos deste ano. Com o FIFA, a Electronic Arts busca manter um equilíbrio entre a jogatina casual e o realismo.

Para tanto, a empresa tem investido na evolução dos embates no 1 contra 1, por exemplo. A ideia é que o game venha a premiar o jogador que usa os controles manuais de defesa, enfraquecendo aqueles que utilizam a ação automática. 

FIFA 20 deve apresentar situações de jogo mais reais conforme a dificuldade: passes ou chutes sem marcação devem acontecer com mais facilidade.

Situações de jogo devem se tornar mais reais com base na dificuldade de cada situação. Passes sem marcação ou finalizações com o gol livre devem acontecer com mais facilidade (será o fim das bolas na trave quando não há nem goleiro?) enquanto que giros de 180 graus poderão ter resultados piores, por exemplo.

Já a Konami, promete novas técnicas de drible. Batizado de Finesse Dribble, a ferramenta permitirá ao jogador antecipar acontecimentos e, consequentemente, livrar-se dos defensores de forma mais ágil e inteligente. Há também a ideia de deixar a precisão dos chutes mais adaptadas ao contexto das situações. A postura do jogador, a marcação e a distância do atleta para a bola ou o gol na hora de chutar ou fazer passes poderá variar  dependendo das circunstâncias.

PES 20 deverá promete novas técnicas de dribles, permitindo ao jogador antecipar acontecimentos e livrar-se dos defensores de forma mais ágil e inteligente.

O eFootball PES 2020 deve apresentar, também, mais realismo nos movimentos de defesa. Por fim, a Konami promete melhorias na física da bola e isso inclui até mesmo a forma como o pé dos jogadores pegará na bola na hora de conduzi-la ou realizar arremates.

A Konami promete melhorias na física da bola

E agora, FIFA ou PES? Pois é, cada franquia apresenta os seus prós e contras de forma que apontar um, com certeza, é difícil. A verdade é que após tantas dicas, só jogando mesmo para saber qual é aquele que vai fazer sua cabeça.

O eFootball PES 2020 chega em 10 de setembro para PS4, Xbox One e PC. Já o novo FIFA 20 estará disponível um pouco mais tarde, no dia 27 de setembro, para as plataformas PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): The18, Observatório de Games, TechTudo, SporTV, AF Gameplays