ESPECIAIS

Call of Duty: Modern Warfare vai apostar no realismo para atrair os jogadores

Apesar de a série Call of Duty ter construído seu nome ambientando o jogador em acontecimentos históricos da Segunda Guerra Mundial, há quem defenda que o verdadeiro “boom” do game foi com a chegada do título aos combates modernos no lançamento de Call of Duty 4: Modern Warfare.

Não importa se você prefere os jogos com apelo histórico ou aqueles que acontecem em eventos atuais, modernos ou fictícios. A verdade é que a franquia agrada muita gente que curte os jogos em primeira pessoa e, um novo lançamento está para chegar no fim de 2019.

Com Call of Duty: Modern Warfare, Infinity Ward e Activision buscam revisitar o grande sucesso do título. Contudo, apesar de ser um remake, os estúdios prometem muitas novidades, que está deixando os fãs da franquia um tanto ansiosos. 

Uma pitada de nostalgia

Lançado também com a parceria entre Activision e Infinity Ward, a primeira versão do game chegou aos mercados em novembro de 2007. Disponibilizado inicialmente para PC, PS3 e Xbox 360, o jogo foi o primeiro da série a ganhar o selo “M” (Mature), mostrando desde antes de seu lançamento que teria uma pegada um pouco mais pesada. Tempos depois, ganhou também versões para OSX e Wii.

A primeira versão do game chegou aos mercados em novembro de 2007, o jogo foi o primeiro da série a ganhar o selo “M” (Mature), mostrando que teria uma pegada mais pesada.

A história de Call of Duty 4: Modern Warfare se passa em 2011 e nela, um movimento ultranacionalista começa uma revolução na Rússia, dando início a uma verdadeira guerra civíl. Ao mesmo tempo, um líder radical executa sumariamente o presidente de um país no Oriente Médio, ajudando a escalada da violência em todo o planeta.

Recheado de cenas cinemáticas e com uma narrativa extremamente bem amarrada, o game consegue prender o jogador e despertar emoções diferentes ao longo das partidas. O título desperta também certa identificação com os personagens, que passam a costurar uma sensação de “amizade” à medida que a história se desenrola.

Call of Duty 4: Modern Warfare foi o título mais vendido de 2007, ultrapassando naquele ano a marca de sete milhões de unidades vendidas. Hoje, se unificadas todas as suas versões, o game deve passar a marca de 20 milhões em vendas.

Call of Duty 4: Modern Warfare foi o título mais vendido de 2007, ultrapassando naquele ano a marca de 7 milhões de vendas.

Considerado por diversos fãs da série como o melhor game da série, Call of Duty 4: Modern Warfare ganhou diversos prêmios quando foi lançado, como o de “Melhor Jogo para Xbox 360”, eleito pela revista IGN e “Jogo do Ano”, pela GameSpy. O título também aparece no livro “1001 Videogames Para Jogar Antes de Morrer”. 

Realismo e pegada cinematográfica

Como Call of Duty: Modern Warfare promete revisitar os pontos de sucesso que fizeram do game anterior um grande sucesso, há muita expectativa com relação à maneira em que deve acontecer a jogatina no modo história. Mas isso não significa que teremos somente um remake com gráficos melhores.

Segundo os produtores do jogo, é preciso fazer com que o título conecte-se com a realidade dos dias de hoje, em que os inimigos nem sempre usam uniformes ou fardamentos de guerra e que, nessa equação, danos causados por civis têm um peso cada vez maior.

Em artigo postado pela Polygon, o produtor do título usa como um exemplo de remake o filme Casino Royale, de 2006. Na película há uma abordagem totalmente diferente na forma como James Bond é apresentado ao público. O comportamento do personagem é mais realista, bem como as situações em que o herói acaba se encontrando.

Ainda não foram reveladas maiores informações sobre como o modo campanha do novo Call of Duty: Modern Warfare deve acontecer. Apenas fragmentos de vídeos e partes da jogatina foram reveladas para algumas publicações especializadas, mas a promessa é de que essa pegada cinematográfica famosa nos títulos anteriores (principalmente nestes mais antigos) deve vir com força.

A promessa é de que essa pegada cinematográfica famosa nos títulos anteriores (principalmente nos mais antigos) deve vir com força.

Elementos como a conexão entre acontecimentos em diferentes partes do mundo e, até mesmo, eventos do passado, devem estar presentes e ajudarão no desenvolvimento da história durante o modo campanha.

Para dar mais realismo a tudo o que estiver acontecendo, os estúdios estão investindo pesado em novas tecnologias de fotogrametria, o que permite que desde elementos mais simples, como pessoas ou garrafas até objetos mais complexos, como tanques de guerra, fiquem com visual muito mais realista.

Nesse sentido, há também uma atenção especial com as armas do jogo. Seus sons e a maneira como elas reagem ao serem utilizadas estão sendo desenvolvidos com a ideia de que o jogador deve perceber o seu poder e como elas realmente se comportam. 

Além disso, para delírio dos fãs da série, Call of Duty: Modern Warfare, deve trazer de volta alguns dos queridos personagens que marcaram época nos games anteriores. Os capitães John “Soap” McTavish e John Price já estão praticamente confirmados. Outros antigos protagonistas também devem dar as caras, mas ainda não há nada confirmado.

Novo modo multiplayer

Além do foco no modo história, Activision e Infinity Ward prometem uma jogatina multiplayer num nível jamais visto dentro da franquia. A ideia, aparentemente, é substituir partidas mais “malucas” e que trazem os jogadores pulando e abaixando-se freneticamente em combates diretos e com mortem sem fim por elementos mais táticos e inteligentes.

Deve haver mais realismo durante as partidas do Call of Duty: Modern Warfare. Interações do jogador com os cenários, com armas que podem (ou não!) abrir caminho derrubando portas e janelas, por exemplo, devem estar presentes. A escolha das armas e os diferentes tipos de tiros prometem ser um elemento fundamental, uma vez que alguns projéteis poderão furar coberturas.

Além do foco no modo história, Activision e Infinity Ward prometem uma jogatina multiplayer num nível jamais visto dentro da franquia.

Apoiar as armas em muros ou mesmo em cadeiras provavelmente irá tornar a mira muito mais precisa. Ainda sobre a mira, agora você pode recarregar enquanto está apontando a arma para algum lugar, o que deve agilizar a sua jogatina.

Falando em portas, tais elementos devem ganhar importância estratégica, pois você terá que decidir se quer abri-las ou fechá-las calmamente ou chegar derrubando tudo, o que pode fazer muito barulho e entregar a sua posição.

Deve haver uma grande variedade de operadores e a escolha dos personagens, aparentemente, será puramente cosmética. Por fim, Call of Duty: Modern Warfare trará os “killstreaks” de volta. O score, que dá vantagens ao jogador de acordo com quantos players ele eliminou sem morrer, traz recompensas de acordo com as eliminações conseguidas. 

Campanha cooperativa?

De acordo com o site VG247, após a finalização da campanha, você terá acesso a uma nova história jogável. Segundo a publicação, o modo de partidas a ser desbloqueado será em estilo cooperativo. Os fãs da franquia devem se lembrar de que em Call of Duty: Modern Warfare 2, era possível chamar um amigo e jogar as missões do modo história em conjunto. Aqui, no entanto, o conteúdo das partidas seria inédito.

De acordo com o site VG247, após a finalização da campanha, você terá acesso a uma nova história jogável!

Em conversas com o site, o diretor de gameplay do game, Jacob Minkoff afirmou que a ideia é apresentar uma experiência contínua de jogo. Dessa forma, os eventos da campanha levariam você diretamente à essa nova história cooperativa. Ou seja, mais conteúdo original para quem curte a franquia.

Call of Duty: Modern Warfare já está em pré-venda e ficará disponível para download no dia 25 de outubro. O jogo será lançado para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Fandom, Polygon, VG247