DICAS

Jogos online? 10 dicas para melhorar o WiFi nos games

Para quem gosta de jogar online, a conexão com a internet utilizando um bom cabo de rede é geralmente a melhor opção.

Ela oferece menos latência nas conexões e também maior estabilidade durante as partidas, estando mais protegida contra as interferências de sinal que tanto atrapalham as redes WiFi. 

Entretanto, muitos ambientes não permitem a passagem de cabos de maneira adequada.

Há também o caso de pessoas que jogam em smartphones, tablets ou alguns notebooks mais recentes, que não possuem uma entrada de rede dedicada.

Se esse for o seu caso, hoje daremos 10 dicas para melhorar o WiFi nos games, indo desde a escolha do roteador wireless até pequenos ajustes que podem ajudar a conexão e o sinal nos games. 

1. Escolha um bom roteador

Se você planeja jogar exclusivamente pelo WiFi, não adianta procurar por alternativas mágicas: você precisa investir em um modelo adequado, capaz de lidar com múltiplas conexões simultâneas e que venha equipado com antenas de alcance suficiente para o tamanho da sua residência.

Outro aspecto que você deve levar em consideração é a capacidade de processamento do seu roteador.

O dispositivo terá que controlar milhões de dados em fluxo contínuo, vindos de todos os celulares, computadores, TVs e outros eletrônicos da residência.

Por isso, veja as velocidades máximas teóricas de transferência listadas pelo fabricante, os recursos de gerenciamento de portas e os padrões de segurança WiFi suportados.

2. Quer mais velocidade? WiFi AC é a resposta

O WiFi é o nome comercial para o protocolo de comunicação sem fio 802.11, que já passou por diversas versões. Uma das gerações mais recentes do protocolo é a 802.11ac, que chega a suportar transferências de até 5.400 Mbps.

Para fazer isso, ela utiliza a tecnologia MU-MIMO (Multi User Multiple In Multiple Out), otimizada para se conectar a diversos usuários e dispositivos simultaneamente, sem perder o desempenho por isso. 

O protocolo 802.11ax está a caminho. Ele é conhecido como WiFi 6 e traz ainda mais avanços para a velocidade das conexões. Infelizmente, os equipamentos certificados ainda não estão amplamente disponíveis.

Por isso, na hora da compra, priorize modelos ac para obter a maior velocidade para seus jogos.

3. Controle as bandas e os canais 

Muitos dos roteadores atuais são designados como Dual-band. Isso significa que eles podem operar tanto na frequência de 2,5 quanto na de 5 GHz.

Por ser mais recente, a tecnologia de 5 GHz possui uma banda de transmissão de dados bem superior, atingindo velocidades mais altas de comunicação.

Esse roteados possuem outra vantagem, utilizam uma frequência diferente de outros eletrônicos, evitando interferências.

Outra vantagem é que a frequência é diferente da utilizada por outros eletrônicos, como telefones fixos sem fio. Isso resulta em menos congestionamento e interferência.

Por isso ela é a mais recomendada para quem vai jogar. Se tiver as duas ativas em sua casa, conecte-se na de 5 GHz. Há apenas uma desvantagem, devido ao comprimento de onda, a rede de 5 GHz não consegue atravessar paredes e móveis com facilidade, resultando em um alcance bem mais curto.

Por isso, planeje bem o posicionamento do roteador na residência.

Outro fator para o qual você deve estar atento é o canal de operação.

Por padrão, a maioria dos modelos vêm configurada de fábrica para detectar o menos congestionado. Mesmo assim, você pode configurar essa opção manualmente se desejar.

4. Utilize repetidores somente quando necessário

Repetidores, ou extensores de alcance, são aqueles dispositivos que recebem o sinal de WiFi vindo do seu roteador e o repetem, aumentando a intensidade da rede para pontos mais distantes e outros cômodos da casa.

Esse setup é especialmente útil em sobrados e construções muito grandes, com paredes que bloqueiam a passagem das ondas.

O repetidor melhora a intensidade do sinal em pontos que apresentam queda.

O repetidor com certeza melhora a intensidade do sinal em pontos que apresentem queda. Contudo, ele não é a melhor opção para quem joga.

Cada um desses dispositivos aumenta o tempo necessário para que o sinal saia da sua máquina e chegue até o modem, resultando em mais latência, pings mais elevados.

Por isso, é necessário avaliar a sua necessidade. Se o sinal estiver fraco a ponto de cair, acaba sendo melhor ter uma resposta mais lenta, mas constante. Em jogos online por turnos, por exemplo, essa é a melhor alternativa.

Uma outra alternativa até mais interessante são os repetidores de sinal por rede elétrica. Marcas como a TP-Link têm vários modelos que replicam o seu sinal de internet pelas tomadas.

Dessa forma, você pode conectar o roteador a eles por cabo, e fazer o mesmo do segundo repetidor para o seu computador.

5. Escolha a melhor posição para as suas antenas e roteador

Ao lidar com conexões WiFi, você deve buscar em primeiro lugar o melhor posicionamento para os componentes, evitando que móveis e paredes muito espessas bloqueiem o sinal emitido pelas antenas.

Também evite deixar o roteador no chão. Isso diminui bastante a capacidade dele de projetar o sinal para outros pontos.

Você pode utilizar antenas externas com extensões USB.

Procure manter o roteador o mais próximo possível do seu computador. E, caso necessário, recorra a antenas externas para o seu gabinete, com extensões USB.

Elas podem ser posicionadas em locais mais abertos, evitando a interferência do próprio gabinete e de outros dispositivos que também trabalhem com frequências de rádio.

Outra dica é testar as antenas em posições diferentes umas das outras. Se o seu roteador tiver duas, experimente deixar uma na vertical e outra mais inclinada.

Isso pode ajudar com o alcance e com a qualidade do sinal, principalmente em aparelhos que já possuem dificuldade para se manterem conectados.

6. Confira a qualidade do seu sinal com um app para smartphones

Lembra da dica 3? Você pode visualizar o tráfego wireless da sua residência e decidir quais os melhores canais e frequências de operação utilizando aplicativos para o seu smartphone. Eles mapeiam tudo e mostram a qualidade da conexão de forma bem visual, o que facilita o seu trabalho.

No Android, duas opções bem legais são o WiFi Signal Strength e o WiFi Analyzer. Já para quem tem iPhone ou iPad, outras duas alternativas são os apps WiFi Sweetspots e o Network Analyzer.

7. Vai jogar? Nada de Torrents ou downloads

Essa todo mundo já sabe, mas não custa avisar. Antes de jogar, certifique-se de que o torrent no PC está desligado. Verifique também se não há nenhum download acontecendo em plano de fundo – incluindo atualizações do Steam, da Epic Games Store, Origin ou outros serviços. 

8. DD-WRT, você conhece?

Muitos dos roteadores vêm com recursos limitados de fábrica. Isso é feito via software pelas empresas para impedir que os usuários danifiquem suas conexões ou deixem seus PCs expostos a ataques.

Para quem entende um pouco de redes, uma alternativa é instalar o DD-WRT, um firmware de código aberto, baseado em Linux, que abre muitas opções aos usuários, incluindo o gerenciamento avançado de portas. 

Para verificar se o seu roteador é compatível, acesse https://dd-wrt.com/. Reforçamos que a operação deve ser bem estudada e pressupõe algum conhecimento da parte de redes.

9. Gambiarras podem funcionar

Sabe aquela mania antiga de colocar “Bombril” na ponta da antena de TV para melhorar o sinal?

Apesar de não ficarem bonitas, existem algumas gambiarras que podem sim melhorar o alcance e o sinal da sua rede WiFi.

Algumas delas incluem revestir a parede próxima do roteador wireless com papel alumínio ou até mesmo usar latas de refrigerante para “direcionar” melhor o sinal emitido pelo roteador. Não custa tentar…

10. Senhor, poderia estar reiniciando o seu modem?

Todo mundo já deve ter ouvido essa frase vinda de um teleatendente de provedoras de internet e TV a Cabo. O procedimento é adotado porque cada roteador ou modem possui o seu próprio sistema operacional, conhecido como firmware, e eles estão sujeitos a erros e travamentos.

Reiniciar pode descongestionar a memória do aparelho e deixá-lo pronto para lidar com a carga pesada que é a conexão de uma partida online, na qual dados são trocados nos dois sentidos.

Se você pretende jogar games competitivos, ainda mais por WiFi, procure reiniciar o equipamento antes da maratona. Pode ser que você observe pings mais baixos e conexões mais estáveis.

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Gameranx e Make Use Of