NOVIDADES

Comparativo: Red Dead Redemption 2 no PC contra consoles

A hora finalmente chegou. A Rockstar acaba de lançar Red Dead Redemption 2 para PCs, anunciando uma série de melhorias em relação às versões de PlayStation 4 e Xbox One.

Melhorias no sistema de iluminação estão presentes

Entre os principais destaques divulgados estão as melhorias significativas no sistema de iluminação do game, que agora conta com sombras mais naturais e oclusão ambiental para impressionar os seus olhos. 

Além disso, a distância de visão foi aumentada significativamente, permitindo que detalhes distantes sejam vistos sem tanta perda de qualidade (algo que acontece com certa frequência nos consoles).

Temos ainda os seguintes upgrades gráficos e tecnológicos:

  • Trilhas de neve aprimoradas
  • Reflexos de superfície aprimorados
  • Texturas de árvores em mosaico
  • Texturas melhores para gramados, vegetação e pelos de animais ou roupas
  • Suporte à tecnologia HDR (High Dynamic Range) 
  • Suporte a resoluções personalizadas, incluindo 4K ou superiores
  • Suporte a monitores Ultrawide ou a múltiplos monitores
  • Taxa de frames por segundo (fps) completamente desbloqueada
Trailer mostrando alguns dos cenários em 4K na versão para PC

A pergunta que fica agora é: será que tudo isso é visível na prática? Para responder, separamos algumas das principais comparações gráficas entre PC e console feitas na internet. Prepare seus olhos e veja o resultado!

Comparativo Red Dead Redemption 2 – PC vs Consoles 

Abaixo você encontrará diversas comparações em vídeo, realizadas com PC, PlayStation 4 ou Xbox One (utilizando as versões Pro e X dos consoles, respectivamente, quando indicadas).

Para visualizar todas as diferenças de forma mais nítida, recomendamos colocar o vídeo para rodar em modo de tela cheia, sempre selecionando a opção de resolução 4K do YouTube.

Apesar de comprimir um pouco a imagem, o algoritmo do YouTube ainda consegue manter boa parte da qualidade original. Vamos aos vídeos:

Comparação 1 – Cenas variadas

O vídeo produzido pelo GTA Series Videos mostra bem o que o salto de resolução para 4K pode fazer. Arthur aparece com linhas mais definidas, texturas melhores em seu casaco e uma barba mais nítida.

Dentre os consoles mais poderosos, o PlayStation 4 Pro é o que apresenta resolução mais baixa (em relação ao rival Xbox One X).

PS4 Pro/Xbox One X/PC – Imagem: GTA Series Video
PS4 Pro/Xbox One X/PC – Imagem: GTA Series Video
PS4 Pro/Xbox One X/PC – Imagem: GTA Series Video
PS4 Pro/PC – Imagem: GTA Series Video

Comparação 2 – Abertura

Mesmo utilizando muitas das cenas escuras da abertura do game, o comparativo do ColdFire Games consegue retratar diferenças importantes na iluminação e nos pelos das roupas.

A versão para PC apresenta qualidade de imagem superior principalmente em termos de sombras e de resolução final. 

PS4 à esquerda vs PC à direita

Comparação 3 – Campo aberto

A comparação do canal Candyland foca bem nos detalhes da iluminação. Aqui, a versão para PC é mostrada à esquerda da tela. Vejam na imagem abaixo as diferenças:

PC à esquerda, seguido de PS4 Pro e Xbox One X (Imagem: Candyland)
PC à esquerda, seguido de PS4 Pro e Xbox One X (Imagem: Candyland)

Lançamento de Red Dead Redemption 2 para PC

RDR II foi lançado para PCs no dia 05 de novembro. Por ora, o game é vendido exclusivamente na Epic Games Store e no Rockstar Launcher, a loja online da própria desenvolvedora.

Aqueles que desejam o game no Steam terão que aguardar até o ano que vem por conta de um contrato de exclusividade temporária. 

Antes de comprar o jogo, você pode verificar se o seu PC tem um hardware poderoso o bastante para rodar Red Dead Redemption 2.

Apesar de exigir bastante em configurações mais altas, alguns computadores mais modestos aguentam bem o game em configurações moderadas e resoluções como Full HD.

E aí, o que achou da diferença entre os gráficos de PC e consoles? Conte para a gente aqui nos comentários e compartilhe conosco outras comparações gráficas legais que encontrar a respeito de RDR 2.

****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Candyland, Coldfire Games e GTA Series Videos