TECNOLOGIA

Qual é a melhor memória para PC Gamer – 2019

Na hora de montar um PC novo, a maioria das pessoas pensa primeiro no melhor modelo de placa de vídeo e processador, deixando de lado o orçamento de outros componentes que podem ter um impacto muito grande sobre o desempenho da máquina. Um deles é a memória RAM, responsável por armazenar todas as informações em uso, para que sejam rapidamente acessadas pela CPU e GPU.

Atualmente disponível no padrão DDR4, a memória RAM também costuma gerar muita confusão para os compradores de primeira viagem, que encontram à venda uma infinidade de modelos, os quais se diferenciam por fatores como velocidade de operação, latência, capacidade de armazenamento e até mesmo luzes RGB.

Por isso, hoje mostraremos as principais fabricantes de memórias, além dos modelos vendidos, para que você faça a escolha certa e monte o melhor PC gamer possível para 2020. 

hyperx-fury-ddr4

Conhecendo o padrão DDR4

O padrão DDR4 é o mais moderno em termos de memória RAM. Ele é utilizado tanto pela Intel quanto pela AMD, sendo compatível com as mais variadas placas-mãe, a exemplo daquelas com chipsets B450, X570, Z370, entre outros. 

Em relação ao padrão DDR3, a DDR4 oferece uma velocidade significativamente mais elevada, com modelos que já ultrapassam a faixa dos 4.000 MHz de frequência, algo que se traduz em um desempenho consideravelmente mais elevado, graças à maior largura de banda. Ela também usa 40% menos energia do que o padrão anterior.

Atualmente os pentes de memória possuem 288 pinos de contato para a troca de informações, com um recorte indicador da posição correta de instalação.

O que levar em consideração na hora de escolher a melhor memória DDR4

Sem sombra de dúvidas, um dos itens mais importantes na hora de escolher a memória RAM é a frequência de operação (medida em MHz). O padrão DDR4 parte da faixa de 2.000 MHz, mas os modelos mais rápidos já passam de 4200 MHz. Tanto os processadores da Intel como da AMD se beneficiam diretamente do aumento de velocidade da RAM, ganhando em desempenho e processando mais quadros por segundo nos jogos. Caso seu orçamento comporte, opte por modelos de no mínimo 3200 MHz. Confira uma comparação de desempenho abaixo:

Memórias de clock alto dominam em desempenho (modelo de 2.133 MHz está com overclock e baixa latência) – Imagem: LTT

Medida em CLs (Ciclos de Clock), a latência da memória RAM é o intervalo de tempo entre a entrada de um comando e a sua execução. Imagine, por exemplo, o controlador da CPU dando o comando para que seja acessado um endereço específico da memória. Comparando dois modelos que operam na mesma frequência, prefira aquele com a latência mais baixa. Você pode ler mais sobre latência e velocidade da RAM clicando neste link.

Outro fator a ser levado em consideração é a capacidade da RAM. Já há diversos módulos com 8GB, 16GB e 32GB. Isso é especialmente importante para quem vai trabalhar com placas-mãe do tipo Mini-ITX, que costumam ter apenas 2 slots livres para instalação das memórias RAM. 

A latência da memória RAM é o intervalo de tempo entre a entrada de um comando e a sua execução.

Por fim, observe atentamente o tipo de dissipador utilizado. Principalmente os modelos mais rápidos costumam esquentar, necessitando de placas metálicas que auxiliam na distribuição do calor. Um detalhe importante aqui é a altura dos dissipadores: modelos muito altos podem ser incompatíveis com alguns air coolers do mercado, principalmente aqueles em formato de torre. Por isso leia atentamente as especificações listadas pelos fabricantes da RAM e do cooler antes de fechar a compra. 

As principais fabricantes de DDR4 e os modelos mais vendidos

Corsair

Linha: Corsair Vengeance / Vengeance RGB

  • Tipo de RAM: DDR4 / 288 pinos
  • Clock: 2666MHz, 2933MHz, 3000MHz, 3200MHz, 3333MHz, 3466MHz, 3600MHz, 3733MHz, 4000MHz e 4266MHz
  • Capacidades: 8GB, 16GB

A Corsair é uma das mais vendidas mundialmente, oferecendo soluções para praticamente todo tipo de consumidor. Os modelos da linha Vengeance são conhecidos pelo custo-benefício, indo desde a velocidade mais baixa até as memórias de altíssimo desempenho, na faixa dos 4266 MHz. 

Há as variantes RGB, que são um pouco mais altas, mas oferecem total controle sobre a iluminação com suporte a softwares como ASUS Aura Sync, MSI Mystic Light, Gigabyte RGB Fusion e Corsair Link. A garantia anunciada é vitalícia.

G.SKILL

Linha: G.Skill Trident Z RGB

  • Tipo de RAM: DDR4 / 288 pinos
  • Clock: 2400MHz, 2933MHz, 3000MHz, 3200MHz, 3333MHz, 3466MHz, 3600MHz, 3733MHz, 3866MHz, 4000MHz, 4133MHz e 4266MHz
  • Capacidades: 8GB, 16GB

A G.Skill também está entre as mais comentadas do momento, principalmente pelo design sensacional da linha Trident Z RGB, que oferece maior área iluminada pelo circuito RGB e visual marcante com heatspreaders pretos. 

Elas são compatíveis com os mesmos softwares citados acima, oferecendo total controle sobre a iluminação das peças. É o modelo ideal para quem vai investir em gabinetes com laterais em acrílico ou vidro temperado. A garantia anunciada é vitalícia.

Kingston HyperX

Modelo: HyperX Predator DDR4 RGB

  • Tipo de RAM: DDR4 / 288 pinos
  • Clock: 2933MHz, 3000MHz, 3200MHz, 3600MHz e 4000MHz
  • Capacidades: 8GB, 16GB

Esta memória está entre as mais velozes de fábrica e já vem preparada com perfis certificados XMP compatíveis com os chipsets mais recentes da Intel, tornando o processo de overclock muito mais fácil. 

O grande destaque desse modelo é o rating de latência: CL15 e CL16, dependendo do módulo e configuração. Novamente, estamos diante de um modelo RGB com completo controle sobre a iluminação. Há também versões sem o RGB, que saem mais em conta. Uma opção ainda mais barata da mesma marca é a série Fury, cujos clocks não são tão altos, mas podem ser suficientes para builds de desempenho intermediário para alto. A garantia anunciada é vitalícia.

Adata

Modelo: Adata Spectrix D80

  • Tipo de RAM: DDR4 / 288 pinos
  • Clock: 3000MHz, 3200MHz, 3600MHz e 4133MHz (Overclock até 5000MHz)
  • Capacidades: 8GB, 16GB

Entre as mais poderosas memórias RAM da atualidade, este modelo é o primeiro a utilizar um sistema de arrefecimento híbrido a ar e a líquidos. O tanque do reservatório é completamente à prova de vazamentos e mostra seus detalhes por conta da iluminação especialmente projetada. As luzes RGB são completamente programáveis.

Mas o maior destaque é a sua velocidade: nada menos do que 5.000 MHz, um feito e tanto até mesmo dentro dos padrões DDR4, o que faz dessa memória a melhor para entusiastas e jogadores em busca do máximo desempenho. O único contra? O preço salgado!

Outras linhas da mesma empresa são XPG SPECTRIX D40 e D41.

Patriot

Modelo: Viper RGB

  • Tipo de RAM: DDR4 / 288 pinos
  • Clock: 2666Mhz, 3000MHz, 3200MHz, 3600MHz e 4133MHz 
  • Capacidades: 8GB (vendidos em kits de 16GB)

Com 5 zonas de iluminação RGB e chips que vão até os 4133 MHz, este é outro kit de memórias que compete na arena gamer. Um dos diferenciais é a compatibilidade com o software ASRock Polychrome Sync, além dos outros já listados para as demais fabricantes. 

Como você deve ter reparado, focamos nossa seleção em componentes de altíssimo desempenho, em sua grande maioria com iluminação RGB. Estas são algumas das melhores referências de mercado, mas existem muitos outros kits de memória RAM disponíveis a preços mais acessíveis, sem perder em nada no desempenho.

Como dissemos, é importante estar atento principalmente à velocidade de operação e à latência anunciada pelas fabricantes. Outras marcas reconhecidas internacionalmente são ainda Micron Crucial, GeIL, ASUS e Gigabyte. Agora é hora de você pesquisar quais modelos estão valendo mais à pena nas lojas de sua preferência. Boas compras!

Fonte(s): Kingston Technology, Linus Tech Tips, Tech Radar, Graphics Card Hub, HyperX, Corsair, Adata

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.