ESPECIAIS

Final Fantasy no PC: que jogos da série você pode jogar hoje mesmo?

A franquia Final Fantasy tem um lugar especial guardado no coração dos fãs de RPG. O primeiro jogo foi lançado lá atrás, em 1987, para o Nintendinho (NES). Desde então, os games da Square foram evoluindo, atravessando gerações de consoles, eventualmente desembarcando para PCs. Passamos por SNES, PlayStation One, 2, 3 e 4, além de muitas outras plataformas. 

Para quem não aproveitou esses jogos na época em que foram lançados, a boa notícia é que nunca foi tão fácil encontrá-los. E o melhor: a maioria deles agora já tem versões aprimoradas para o PC, disponíveis no Steam. Ainda assim, alguns desses FFs ficaram de fora. Por isso, comentaremos a seguir como você pode jogar cada Final Fantasy em seu computador, da melhor maneira possível.

Final Fantasy para PC – Onde jogar cada versão

Como dissemos, a grande maioria dos títulos está disponível na loja digital da Valve, a Steam. O lançamento para PC pode algumas vezes não ser o mais fiel de todos ao original, mas ele garante a compatibilidade com o seu computador, tendo suporte aos sistemas operacionais mais modernos, como o Windows 10. 

Além disso, essas versões comercializadas pelo Steam têm algumas ferramentas bem legais, como aceleradores de batalhas. Afinal, convenhamos que o ritmo lento de alguns dos Final Fantasys mais antigos não é adequado para a nossa realidade ocupada, com centenas de outros jogos esperando por nós! Com essas considerações fora do caminho, vamos aos jogos.

Final Fantasy I

  • Disponível apenas via emuladores

O primeiro Final Fantasy é um dos poucos que ainda não foi relançado para computadores. Entretanto, o PC é capaz de emular diversas outras plataformas, incluindo Android (você pode utilizar um app como o Bluestacks e comprar o game diretamente da Play Store da Google). Apesar disso, essa não é a solução mais recomendada por conta da necessidade de estar sempre conectado com a internet e também de alguns bugs da versão mobile.

Para os puristas que preferem um ritmo bem lento de jogo, a versão NES pode ser emulada facilmente em qualquer computador, sendo considerada a experiência original. 

Já para quem prefere uma versão ligeiramente mais moderna, com combates mais rápidos, o indicado é usar um emulador de PlayStation One e adquirir uma cópia da versão Final Fantasy Origins. Ela é considerada como a melhor de todas, ganhando inclusive do relançamento para PSP, chamado Dawn of Souls. 

Final Fantasy II

  • Disponível apenas via emuladores

Assim como FF I, Final Fantasy II está disponível apenas via emuladores. Novamente, invista na versão Origins, lançada para PlayStation One. Ela contém os dois jogos e é considerada como um dos melhores relançamentos. A versão disponível na Google Play para Android sofre novamente com Bugs que podem atrapalhar a sua diversão. 

Final Fantasy III

A saga de Luneth e companhia está disponível oficialmente no Steam. A versão para PCs vem com gráficos remasterizados em 3D, além de cutscenes e suporte às cartas do Steam e Conquistas. O Game Record também permite visualizar rapidamente o bestiário e outros dados da partida. 

Final Fantasy IV

Um dos mais amados jogos da franquia, Final Fantasy IV recebeu um tratamento especial para seu relançamento. O jogo ganhou passagens animadas, dublagem em algumas cenas importantes e novos gráficos em 3D, com resolução mais alta em relação ao Nintendo DS. A melhor opção para jogar o game é comprá-lo diretamente do Steam. 

Os fãs também podem adquirir Final Fantasy IV – The After Years, uma continuação que se passa quase 20 anos depois do original. O enredo é centrado em Ceodore, filho de Cecil e Rosa. Alguns dos personagens clássicos também retornam, tendo seus próprios cenários. Um exemplo é o lendário Kain. Confira o trailer abaixo:

Final Fantasy V

Mais de 20 anos após o original, FF V finalmente foi lançado no Steam. Os gráficos foram redesenhados e até mesmo a Dungeon Sealed Temple foi adicionada. Outros destaques são o chefe opcional Enuo, desenhado pelo próprio Tetsuya Nomura e o suporte às conquistas do Steam, fazendo dessa versão a mais completa disponível atualmente.

Ainda assim, se os novos gráficos não forem do seu agrado, uma alternativa é emular Final Fantasy 5 Advance, de Game Boy Advance, considerada por muitos como a melhor já lançada.

Final Fantasy VI

Quando o assunto é “que versão de Final Fantasy VI eu devo jogar?”, a discussão pega fogo. O jogo foi lançado originalmente para SNES, como FF3, algo que gera confusão até hoje. Essa versão é considerada como a mais coesa de todas.

Entretanto, a versão que indicaremos hoje é a do PC, lançada via Steam. Ela traz todos os extras de lançamentos como FF6 Advance, reduzindo consideravelmente a quantidade de bugs. O contra reside nos gráficos, com sprites e estilos artísticos misturados que podem não agradar a todos. 

Final Fantasy VII

Sem sombra de dúvidas, um dos jogos da franquia que mais marcou época. A versão para PC atual é considerada como uma das mais completas, tendo cheats para acelerar a sua progressão e aumentar HP, MP e Gil. Isso torna a experiência mais rápida (e até mais divertida para alguns).

Caso queira de fato jogar a versão original, o caminho é comprar o game de PSOne e instalar um emulador no PC. 

Final Fantasy VIII

Uma das melhores trilhas sonoras do mundo dos games. Final Fantasy VIII merece ser relembrado por suas cenas cheias de ação e paisagens que deixavam a gente apenas sonhando acordados. A versão do Steam traz compatibilidade garantida com os PCs, além de cheat codes, conquistas e até mesmo o Chocobo World, que até então era restrito a quem tivesse o PocketStation.

Final Fantasy IX 

Fechando a geração PlayStation One, seguimos o padrão dos dois games anteriores. A versão do Steam é a melhor de todas, trazendo cheat codes, conquistas e outras vantagens para quem quer uma partida mais rápida. Os gráficos aparecem com uma resolução um pouco mais alta, muito embora os cenários continuem um tanto borrados.

Final Fantasy X/X-2 HD Remaster

Dois jogos que dividiram bastante a opinião do público. Antes disponíveis apenas no PS2, agora eles contam com a versão para PC. Os destaques são os gráficos remasterizados, trilha sonora rearranjada, todos os conteúdos das versões internacionais, game boosters e a função Auto-save.

Para quem não gosta de perder tempo, é possível até mesmo desativar os combates aleatórios, uma economia de tempo tremenda para quem só quer avançar pela história e jogar Blitzball.

Outro ponto positivo é que o pacote comercializado no Steam é duplo, contendo ambos os jogos pelo preço de um.

Final Fantasy XI

  • Disponibilidade limitada

O MMORPG durou mais de 15 anos, tendo ainda uma certa comunidade na versão para PC. Infelizmente, a página da Ultimate Collection no Steam não está disponível para nós brasileiros. O game pode ser comprado diretamente da Square Enix, exigindo o pagamento de assinaturas mensais. Os servidores atualmente são limitados. 

Final Fantasy XII The Zodiac Age

O mundo de Ivalice tem seus encantos, principalmente rodando a 60 FPS e com gráficos aprimorados no PC. A versão para computadores tem suporte a resoluções diferenciadas, como ultrawide, conquistas e cartas colecionáveis, além de som True Surround 7.1.

O game utiliza o sistema de gambits, que tem uma curva bem íngreme de aprendizado, mas recompensa os jogadores com um dos combates mais dinâmicos já vistos em um RPG. 

Final Fantasy XIII, FF XIII-2 e Lightning Returns 

Sendo um dos jogos mais recentes, a trilogia FF XIII não demorou muito para desembarcar no PC. Essa versão tem todos os DLCs lançados no PS3, além de vozes em inglês e japonês, suporte a resoluções personalizadas, gráficos aprimorados, taxa de 60 frames por segundo e muito mais. 

Final Fantasy XIV

O mais novo MMORPG da Square passou por momentos difíceis. Foi preciso destruir o universo inteiro do game e reconstruí-lo com a versão A Realm Reborn. Depois de muitos ajustes e melhorias, o game finalmente tem recebido boa resposta do público. A mais recente expansão é Shadowbringers.

Final Fantasy XV

Este foi um jogo que passou por diversos obstáculos durante seu desenvolvimento. Ele foi inicialmente revelado como Final Fantasy Versus XIII, recebendo o título XV somente anos depois. A versão para PCs é considerada como a mais completa tanto em conteúdo quanto em recursos, fazendo bom uso de tecnologias modernas dos PCs e suas placas de vídeo.

Recursos da versão PC incluem:

  • “Mapa das ruínas de Insomnia”: um novo mapa que leva você direto ao final do jogo
  • Câmera em 1ª pessoa
  • Armiger verdadeiro
  • O uso da embarcação real foi desbloqueado, com novos locais de pesca e receitas
  • Missão adicional para adquirir e melhorar o Regalia D-Type
  • Conquistas adicionais

Outros jogos disponíveis agora mesmo

Se você sentiu falta de algum dos títulos, é porque nos preocupamos mais com os jogos primários e numerados da franquia. Você pode consultar todos os outros títulos vendidos no Steam pelos links abaixo:

  • World of Final Fantasy – Steam
  • Mobius Final Fantasy – Steam
  • Final Fantasy Type-0 HD – Steam

Para encerrar, vamos lembrando você de que o Remake de Final Fantasy VII vem aí. Apesar de anunciado como exclusivo para PS4, já há vários indícios de que uma versão para PCs está em desenvolvimento. Você pode conferir todos os detalhes clicando aqui.

Fonte: PC Gamer, Steam, Games Radar, US Gamer

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.