ESPECIAIS

Qual é o melhor vilão dos games? Conheça 10 candidatos ao título!

Quando falamos nos filmes da saga Star Wars, mais do que a história da família Skywalker ou os combates com sabres de luz, o que vem mesmo à cabeça é a figura de Darth Vader. Um vilão icônico, que chama a atenção, faz quem está assistindo prender a respiração, que nos deixa perplexos a cada acontecimento seu dentro da trama.

Nos games, isso não é diferente. Uma boa trama precisa ter um vilão que faça jus à jogatina. Progredir nas partidas, criar um vínculo emocional com a história e entrar na pele do mocinho para derrotar os malvadões é um ingrediente essencial para que um título vire um grande sucesso.

E é claro que entre milhares de jogos já lançados para as mais diferentes plataformas, alguns vilões marcaram época. Seja pelo seu visual bizarro ou por suas ações dentro dos games aos quais pertencem, basta o seu nome ser citado para que todo mundo solte algo do tipo: “nossa, esse era complicado…”. 

Alguns vilões marcaram época!

Fazer uma listagem dos principais vilões dos games não é tarefa fácil. Há àqueles com visual mais caricato e que não afetam o jogador emocionalmente, mas são lembrados sempre por seu conjunto da obra. Há os que não desistem e surgem em diversos jogos da mesma franquia. E há, também os que apareceram somente uma vez, mas tiveram um efeito inigualável na história dos jogos eletrônicos. Confira nossa lista dos 10 maiores vilões do mundo dos games.

Dr. Ivo Robotnik

Sua primeira aparição aconteceu no debut da saga Sonic, em 1991. Com um Qi acima de qualquer outro na Terra, o Dr. Ivo Robotnik era um cientista brilhante que teria criado uma cápsula capaz de prender todo o mal do mundo em sete esmeraldas. Contudo, após um acidente em seu laboratório, o cientista acabou por absorver todo o mal presente nas jóias. O acontecimento o fez querer destruir o mundo, de forma que somente o herói Sonic poderá derrotá-lo.

Dr. Ivo Robotnik

Uma curiosidade sobre o personagem é que ele também é conhecido em alguns  países, principalmente na Ásia, como Eggman. A nomenclatura teria vindo da construção do boneco que seria baseado numa mistura um pouco inusitada: o ex-presidente americano Theodore Roosevelt com a forma de um ovo. E este, ao que tudo indica, era para ser o nome original do personagem. 

A confusão com os nomes do vilão teria ocorrido quando o primeiro game da série foi trazido do Japão para os Estados Unidos. O tradutor que fez o manual do game resolveu alterar o nome (até então, originalmente Eggman) localizando-o para as Américas. E para ter uma aceitação maior, criou o nome Ivo Robotnik. A ideia era que “Ivo” lembra-se a palavra “evil” (mal, em inglês). O mal entendido chegou ao fim em 1998. Ao lançar Sonic Adventure para o Dreamcast houve uma padronização, e a história do vilão foi finalmente contada. 

Sephiroth

Sephiroth

Se você é fãs dos RPGs, em especial da série Final Fantasy, lembra muito bem de Sephiroth. Criado pelo aclamado designer de personagens Tetsuya Nomura, o vilão foi imaginado como um ser totalmente antagônico ao herói do game, Cloud Strife. 

Com longos cabelos prateados, olhos que lembram as pupilas de um gato e um sobretudo preto, o personagem cativou as audiências pelo seu visual e frieza. Masamune, sua espada só pode ser empunhada pelo vilão e seu nome remete ao famoso ferreiro japonês Goro Nyudo Masamune, criador de metais que são verdadeiros tesouros do país.

Basta pensar em Sephiroth que seu icônico tema começa a tocar na cabeça. One-Winged Angel é considerada um dos melhores temas de todos os tempos quando o assunto é videogame e ajudam a compor aquela parceria perfeita entre imagem, história e som.

GlaDOS

Se GLaDOS (Genetic Lifeform and Disk Operating System) não fosse tão evidentemente uma vilã, todo mundo que jogou os títulos da série Portal concordaria que ela é um dos personagens mais malucos que já passou pela história dos videogames.

GlaDOS

Responsável pelos testes e também pela manutenção dos testes realizados em Aperture, GlaDOS nunca foi pensada para ter o controle dos laboratórios. No entanto, o “ser” conseguiu hackear os sistemas de segurança e dominou todos os demais sistemas.

A vilã pouco aparece nos games, visualmente falando. Já sua voz, está presente durante praticamente toda a jogatina. Sempre com piadinhas e muito sarcasmo, a vilã é um dos pontos altos da série e traz uma identidade única para os fãs de Portal. 

Dr. Wily

O Dr. Albert W. Wily é mais um cientista que se tornou um grande vilão do mundo dos games. O pesquisador era parceiro e grande amigo do Dr. Thomas Light (criador de Mega Man). Os dois criaram juntos o chamado “Double Gear System”, que levaria o poder dos robôs além dos limites. Por ser arriscado demais o projeto foi abandonado, o que teria deixado o Dr. Wily com raiva do seu ex-colega.

Dr. Wily

Com o passar do tempo, as animosidades continuaram, com o Dr. Light ganhando prêmios enquanto que o aspirante a vilão caia em ostracismo. Cansado de ser ofuscado pelo seu rival, o cientista resolveu desaparecer, criando uma fábrica de robôs com a intenção de dominar o mundo.

O plano não saiu como planejado e, enquanto isso, Dr. Light trabalhava em seu projeto Proto Man, com a ideia de criar robôs para ajudar a humanidade. O vilão, então, roubou alguns destes robôs e os reprogramou para o mal. 

Ganondorf

Ganondorf é o grande vilão da maioria dos games da série Zelda. Conhecido por nomenclaturas “carinhosas”, como Grande Rei do Mal ou, Lorde das Trevas, Ganondorf Dragmire nasceu entre os Gerudos. Por ser o primeiro homem a despontar ali em 100 anos, ele foi rapidamente alçado ao posto de rei do seu povo.

Ganondorf

Lançando mão de seus poderes, o vilão procura a Triforce para ter seu desejo de conquistar o mundo realizado. Com isso, Ganondorf também assume outra forma, Ganon. Utilizando os poderes da Triforce, o vilão é capaz de assumir sua forma animal, muito mais poderosa.

Presente em diversos jogos da série Zelda, Ganondorf tenta aproveitar todos esses artifícios para derrubar a família real de Hyrule e tomar o Trono hyruleano. Um dos truques do vilão para tentar conquistar o mundo é sequestrar a princesa Zelda e utilizá-la para obter outras partes da triforce. 

M.Bison

M. Bison é um dos maiores vilões da história dos jogos de luta. É claro que, como não poderia deixar de ser, o seu maior objetivo é conquistar o mundo. Aparecendo desde o primeiro título da série Street Fighter 2, M.Bison utiliza principalmente de poderes psíquicos para dominar e vencer os seus adversários.

Bison

Seu local e data de nascimento são desconhecidos e dele, só se sabe que trata-se de um ser sem compaixão e que pretende matar todo mundo que ficar em seu caminho e tentar demovê-lo de seus objetivos. É reconhecido, também, como o maior lutador de artes marciais de todos os tempos.

Assim como aconteceu com o vilão da série Sonic, aqui também houveram alterações de nomes na localização do jogo vindo do Japão para os Estados Unidos. Originalmente, o nome do antagonista era Vega, enquanto que o boxeador que todos conhecemos hoje em dia como Balrog chamava-se Mike Bison (M. Bison). Por fim, Vega era, o assassino espanhol com uma garra na mão era, na verdade, Balrog.

Quando trouxe o game para o ocidente, a Capcom ficou com medo de um processo por parte do lutador Mike Tyson, afinal, a semelhança entre os nomes é evidente. Assim, resolveram fazer uma “salada” com os personagens, trocando os nomes de Balrog, Vega e M. Bison.

Shao Kahn

Outro personagem icônico dos jogos de luta é Shao Kahn. O vilão foi, durante muito tempo, o principal general de Onaga, o Rei Dragão que imperava em Outworld. O terrível rei escravizava seu povo e matava seus súditos por pura diversão, provando que a maldade não tem limites. O que Onaga não sabia, era que seu principal líder e conselheiro era um ser ainda pior e estava planejando sua morte.

Shao Kahn - Mortal Kombat

E foi envenenando o seu rei que Shao Kahn chegou ao poder. O vilão destruiu o exército e reinou com mãos de ferro por 10 mil anos até chegar à conclusão que deveria expandir o seu trono para novos domínios. 

Após conquistar Edênia, Shao Kahn fez da rainha Sindel sua esposa e adotou Kitana. Desolada com os acontecimentos, Sindel fugiu para a Terra para suicidar-se. Isso colocou o planeta no alvo do vilão, que resolveu conquistá-lo.

Então, para dar à Terra o direito de defender-se, os deuses criaram o Mortal Kombat. Enquanto a Terra ganhou Raiden para comandar as defesas, Khan enviou o seu principal feiticeiro, Shang Tsung para disputar os torneios e tentar conquistar a Terra pelos termos dos Deuses.  

Dracula

Dracula é o principal antagonista da série de games Castlevania. O personagem foi criado com base no famoso personagem de livro homônimo, criado em 1897 pelo autor inglês Bram Stoker.

Dracula Castlevania

Nascido Mathias Conqvist, o vilão caiu em loucura após a morte de sua primeira esposa e grande amor de sua vida. Em terrível tristeza, Mathias buscou os poderes da Crimson Stone para tornar-se um vampiro imortal:  Dracula. Lançando mão das magias do mal, o vilão criou um verdadeiro exército de criaturas das trevas e construiu a sua fortaleza, conhecida como Castlevania.

Ao longo da saga, o clã dos Belmont tentam derrotar o vilão de uma vez por todas. Os embates teriam começado no longínquo século XI e, geração após geração, a família teria lutado com Dracula, que insistia em voltar dos mortos.

Frau Engel

Irene Engel não é um personagem com tanta história assim no mundo dos games. Presente nos últimos lançamentos da série Wolfenstein, a vilã surge na lista por sua composição verdadeiramente má e que faz 9 em cada 10 jogadores sentir na pele de forma bastante genuína a vontade real de destruir um vilão.

Frau Engel

Irene dedicou sua vida ao Partido Nazista. Uma personagem de personalidade forte e que teve um papel de liderança na Liga das Mulheres Alemãs, ela rapidamente galgou posições dentro do governo, chegando aos mais altos postos de comando do exército.

Ainda que ser uma nazista já seja algo suficiente para que alguém seja definido como ruim, Irene, conhecida também como Frau Engel, é um ser desprezível e que, ao longo da jogatina, mostra o quão malvado um ser humano pode ser. 

Bowser

É claro que o Rei Bowser Koopa não poderia ficar de fora da lista dos 10 maiores vilões da história dos games. O personagem, que insistentemente sequestrou a princesa Peach ao longo dos últimos trinta e poucos anos é muito provavelmente o vilão mais conhecido da indústria.

Bowser

Líder da organização Koopa troop, o rei ter como principal objetivo dominar o Reino dos Cogumelos e, assim, aumentar o alcance do seu trono. Seu plano para fazer isso é sequestrar a princesa, realizar um casamento forçado e conseguir a rendição de todos os habitantes dos territórios dos Cogumelos.

Ainda que a sua história seja a de um vilão tradicional e que faz maldades para conseguir o que quer, o Rei Bowser Koopa se provou ao longo dos jogos da série que não se trata de um personagem composto somente pelo mal. Ele mostra importar-se com seus filhos, por exemplo. Além disso, em Paper Mario, por exemplo, a princesa lê no diário do vilão passagens como “espero que Peach goste de mim”.

Fonte(s): GamesRadar, TecToy, Fandom, IGN, Fandom²

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.