ESPECIAIS

5 dos melhores editores de vídeo gratuitos para PC

Estamos todos em movimento. Seja nas redes sociais, no Facebook ou no YouTube, cada vez mais pessoas investem em publicações na forma de vídeo, algo que se tornou realidade graças à tecnologia dos smartphones e às suas poderosas câmeras.

Ainda assim, apesar da qualidade das filmagens e fotos, muita gente tem dificuldades na hora de editar e finalizar o conteúdo. Por isso hoje mostraremos alguns dos melhores editores de vídeo gratuitos disponíveis para o Windows e PC

Listamos os prós e os contras de cada um deles para que você faça a escolha certa, baseada nas suas necessidades. Também demos preferência aos aplicativos que não inserem marcas d’água na imagem final e não impõem limites de tempo na exportação. Vamos aos indicados!

5. Lightworks

  • Desenvolvedora/Download: LWKS

Utilizado até mesmo por profissionais da indústria cinematográfica de Hollywood, Lightworks é um editor de vídeo completo, com recursos de ajuste de cor, cortes e muito mais. Seus recursos já foram usados por nomes como Lobo de Wall Street e Discurso do Rei.

Apesar de ter muitas lições em vídeo disponíveis gratuitamente, Lightworks não é dos softwares mais simples de lidar. É bom que o usuário já tenha um pouco de experiência com edição e linhas do tempo.

Outro ponto que pesa contra ele é o fato de a exportação na versão gratuita estar limitada à resolução 720p (HD), apenas em formato H.264/MP4. 

4. VSDC Editor

A VSDC possui diversos aplicativos para conversão de áudio e vídeo. O VSDC Editor é uma opção para quem busca simplicidade de edição e agilidade, sem ter que se preocupar tanto em aprender sobre interfaces e formatos de exportação.

O aplicativo já vem com perfis para usos mais comuns, facilitando a vida de quem não entende tanto das configurações finais.

Apesar disso, ele tem uma Timeline robusta, permitindo várias pistas de mídia, recursos de ajustes de cor, sobreposição de texto, aceleração por hardware e até mesmo uma ferramenta para criação de slides.

3. Shotcut

Outra opção bastante robusta para quem quer editar vídeos em alta resolução e sem a presença de marcas d’água. Shotcut tem muitos recursos interessantes, como a importação de conteúdo em HTML5 como fonte de vídeo, conta gotas para balanceamento de brancos, efeitos de imagem e uma série de transições prontas para uso. 

O Shotcut permite a importação de projetos de HTML5

Ele trabalha com arquivos de resolução até 4K, permitindo o uso de muitas camadas de áudio e imagem. Outro destaque do programa é o fato de ele ser multiplataforma e de código aberto. 

Há suporte para os mais variados formatos de vídeo e áudio, além da possibilidade de importação desses dados a partir de diversos dispositivos. Quem não gostar do visual padrão pode aplicar skins e outras cores.

2. Hitfilm Express

  • Desenvolvedora/Download: FXhome 

Repleto de recursos e gratuito para sempre. Essa é a promessa da FXhome, a desenvolvedora por trás do Hitfilm Express. Ele é um editor extremamente poderoso, considerado como de classe profissional, com suporte para infinitas camadas de imagem, áudio e de transições.

Sua biblioteca já vem equipada de fábrica com mais de 400 presets, os quais podem ser aplicados a vídeos em resolução de até 4K. Além disso, há uma série de recursos voltados ao trabalho de edição, como cortes e ajustes rápidos, gradação de cores e composição.

Outro ponto importante é o suporte: a empresa tem mais de 150 vídeos que cobrem tópicos desde o básico ao avançado. Tudo isso pode ser acessado de graça. 

O Hitfilm Express possui um ótimo suporte, oferecem mais de 150 vídeos que abordam desde o modo básico ao avançado.

Para usuários mais avançados que gostarem da interface, há a possibilidade de comprar pacotes adicionais de recursos, como o de 3D, que facilita a criação de vinhetas e outros efeitos especiais. Mesmo na versão gratuita, Hitfilm Express oferece aceleração por GPU para renderizar seus projetos da forma mais rápida possível.

Por fim, temos que destacar o trabalho realizado no site: são dezenas de tutoriais focados em efeitos especiais, que se aplicam não apenas ao Hitfilm, mas a qualquer editor de vídeo.

1. DaVinci Resolve 

Com o apoio de todo o conhecimento técnico da equipe BlackMagic Design, DaVinci Resolve é um dos editores de vídeo freeware que mais impressionam, em todos os sentidos.

Daqueles listados aqui, ele é o que possui o maior número de recursos, permitindo a edição de vídeos em resoluções de até 8K e com suporte a modos multicâmera. Suas funções vão muito além dos cortes e efeitos, incluindo também cenários de pós-produção.

Ao abrir o programa pela primeira vez, ele até pergunta qual é a sua base de referência. Ao selecionar um programa como o Adobe Premiere, ele ajusta automaticamente todos os comandos e atalhos para que você se sinta mais à vontade, facilitando bastante a curva de aprendizado. 

O software apresenta uma robusta parte de correção de cores

O grande destaque do DaVinci Resolve é a parte de correção de cores, mais robusta do que a encontrada em muitos dos softwares caros e profissionais do mercado. Há também um modo de operação dedicado ao corte das cenas, projetado para agilizar ao máximo o trabalho de edição.

Com tantas ferramentas, chega a ser curioso pensar que o app é gratuito. Os únicos contras são a complexidade para quem é inexperiente e a interface com comandos apenas em inglês. Certamente é um dos mais robustos disponíveis no Windows. 

Bônus – Fotos do Windows 10

O Windows Movie Maker foi um dos editores de vídeo gratuitos mais utilizados da história, não apenas por vir integrado a versões anteriores do sistema operacional da Microsoft, mas também pela praticidade de uso e pelas ferramentas, atendendo às necessidades de grande parte dos usuários. 

No Windows 10 quem cuida das edições de vídeo é o app Fotos (Photos), o mesmo utilizado para visualização de imagens nas configurações de uso padrão.

Para acessar os recursos de edição, abra o app Editor de Vídeo no Menu Iniciar. Outra opção é selecionar o próprio Fotos e selecionar Projetos de Vídeo. Você verá uma tela na qual é possível adicionar todo tipo de mídia para começar um projeto.

Depois de selecionados, os arquivos podem ser recortados, reposicionados e organizados sobre a storyboard.

Outra vantagem é que o programa oferece algumas transições prontas, além de barras de títulos em vários layouts, efeitos de imagem e cor, textos em 3D e ajustes de movimento para cada cena. 

Em contrapartida, estamos falando de um editor mais simples, que não permite a edição precisa em linha de tempo, com uso de múltiplas faixas de áudio. Também não há opções de saída, sendo possível salvar apenas em diferentes resoluções, mas sempre no formato MP4.

O app Fotos aparece em nossa lista por ter uma ótima velocidade e praticidade

Pelas mesmas razões que o Movie Maker, o app Fotos aparece em nossa lista pela praticidade e velocidade oferecidas, permitindo um trabalho rápido nas edições mais simples.

Caso queira um vídeo rápido como o de uma viagem, experimente adicionar todas as fotos à biblioteca do app e depois selecione a opção Remixar. O Windows fará todo o trabalho e produzirá um vídeo com efeitos visuais e trilha sonora, passando pelas principais mídias de um álbum. 

Agora que já conhece um pouco sobre cada um dos principais editores de vídeo gratuitos para Windows, é a hora de fazer a sua escolha. Qual você prefere e por quê? Conte para a gente ali nos comentários.

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.