TECNOLOGIA

O PlayStation 5 vai ser melhor que um PC Gamer?

Está chegando a hora. Praticamente 7 anos após o lançamento do PS4, a Sony está finalmente preparando a chegada do seu console de nova geração. O lançamento do PlayStation 5 está programado para o fim de 2020 e isso tem deixado uma pergunta bem importante na cabeça dos players: qual será melhor, um PlayStation 5 ou um PC Gamer novinho em folha?

Já adiantamos que não há uma resposta fácil para essa pergunta. Ela depende do perfil de cada pessoa, dos jogos que ela deseja, dos hábitos e do local onde ela pretende jogar. Ainda assim, falaremos um pouco sobre o cenário, sobre quais os principais argumentos a favor do PC ou do PS5 e também sobre os rumores mais recentes de hardware, incluindo a nova geração de GPUs da NVIDIA e AMD, que certamente vão manter o PC no topo da cadeia de poder de processamento.

Vamos começar pelas informações mais recentes sobre o PlayStation 5?

Imagem: Reddit

O quão poderoso é o PlayStation 5?

Se você acompanha o mercado de video games, já deve ter visto em algum lugar “as primeiras fotos do PlayStation 5”. A máquina em forma de “V” revelada em alguns sites parece ser na realidade um dev kit, uma versão voltada a desenvolvedores, para que eles possam começar a criar seus jogos na nova geração. 

Imagem do suposto kit de desenvolvimento do PS5 e o novo DualShock (Imagem: IGN)

Contudo, esse visual dificilmente refletirá a versão final, que deve chegar ao mercado com uma aparência mais sóbria, seguindo as tendências históricas da Sony. 

Deve chegar ao mercado com uma aparência mais sóbria.

Em termos de poder de processamento, estima-se que o PS5 tenha algo em torno de 9,2 Teraflops (TFLOPS), gerados por um processador AMD Ryzen e uma GPU personalizados, de arquitetura x86. 

Contudo, o detalhe mais destacado pela Sony é o armazenamento. Finalmente aposentarão os antigos HDs mecânicos para dar espaço aos SSDs. E não estamos falando de qualquer modelo: estima-se que a Sony esteja trabalhando com controladores da Samsung para equipar o console com drives de última geração, utilizando o padrão PCI Express 4.0, chegando a velocidades de leitura e gravação superiores a 6.500 MB/s. Isso eliminaria as telas de carregamento por completo. 

Estima-se que a Sony esteja trabalhando com controladores da Samsung para equipar o console com drives de última geração.

Há um último mistério que é referente ao processamento de gráficos com a tecnologia Ray Tracing em tempo real. Até agora não sabemos se a Sony utilizará a solução da AMD (Assim como o novo Xbox Series X) ou se investirá em uma tecnologia própria, o que pode dar a ela uma pequena vantagem em relação ao concorrente. 

O PC não vai ficar por baixo em 2020…

Se você ficou impressionado com o poder de processamento sugerido para o PS5, que tal uma rápida comparação? O modelo top de linha da NVIDIA, a GeForce RTX 2080ti, tem aproximadamente 13.4 TFLOPs de poder de processamento gráfico, sozinha. O modelo custa mais de mil dólares, é claro, mas há indícios de que a nova geração de placas da empresa serão fabricadas com processo de 7 nanômetros, dobrando a eficiência energética e podendo aumentar o desempenho em cerca de 50%.

Considerando esse cenário, não é inimaginável uma placa de vídeo no segmento intermediário capaz de competir com as GPUs dos novos consoles, inclusive com mais capacidades para uso do ray tracing e outros recursos avançados. 

Não é inimaginável uma placa de vídeo no segmento intermediário capaz de competir com as GPUs dos novos consoles.

A tecnologia de SSDs, tão divulgada pela Sony, também está disponível para os PCs, que já contam com suporte à tecnologia PCI Express 4.0 em placas-mãe com chipset X570 para processadores AMD. Modelos como o Samsung 980 Pro, revelado durante a CES 2020, terão velocidades de leitura tão altas quanto as do PS5, fazendo com que jogos sem telas de Loading também sejam uma realidade no PC. 

Ainda falando sobre o poder de processamento que os computadores terão em 2020, chegamos às novas CPUs. A linha AMD Ryzen 4000, baseada na arquitetura Zen 3, promete ganhos de desempenho da ordem de 15% ou superiores, conforme reportado recentemente por alguns dos veículos internacionais especializados em hardware.

Some todos esses ganhos e logo vemos que o salto no mercado de PCs será gigantesco em 2020, principalmente após a metade do ano, que é quando esses produtos costumam chegar ao mercado. 

A monstruosa NVIDIA GeForce RTX 2080ti

Quais as limitações do PlayStation 5?

Não bastassem os avanços a passos largos da indústria de hardware para PC e modelos das mais variadas faixas de preços, os novos videogames como o PS5 ainda têm que encarar as suas próprias limitações.

Primeiramente, os consoles são projetados com a questão da máxima eficiência e menor custo possível. Historicamente, um dos consoles mais caros já lançados foi o PS3, a 599 dólares. O PS4 reverteu essa tendência, tendo sido lançado a USD 399. 

Se o PlayStation 5 ficar entre os dois extremos, podemos dar um palpite de que seu preço inicial será de 499 dólares. Não é preciso pensar muito para chegar à conclusão de que uma máquina desse preço não tem como competir com outras muito mais caras, em que cada peça individual pode custar o mesmo. 

Se o PlayStation 5 ficar entre os dois extremos, podemos dar um palpite de que seu preço inicial será de 499 dólares.

Além do fator preço, outra variável que limita o desempenho dos consoles é o projeto térmico. Eles precisam dar conta de resfriar um conjunto grande de peças em um espaço tradicionalmente menor do que o de um gabinete de PC. 

Por que alguns preferem o videogame?

Como vantagem, podemos dizer que o PS5 é um sistema projetado exclusivamente para jogos. Os desenvolvedores trabalham com uma única especificação em mente, o que permite extrair o máximo do hardware do videogame. 

Quem é fã de console também argumenta que a interface coloca você diretamente no jogo. Não há muito espaço para distrações ou complicações na hora de instalar e rodar os games, fazendo dele uma opção mais indicada para a sala de estar. O mesmo é verdade quando tratamos da compra: o consumidor não precisa pensar em peças ou especificações, nem necessita de conhecimentos técnicos para fazer tudo funcionar. 

Não há muito espaço para distrações ou complicações na hora de instalar e rodar os games.

Outro diferencial atual do PlayStation são os jogos. A Sony desenvolve em seus próprios estúdios grandes títulos, tais como God of War, Uncharted, Horizon, Bloodborne, Gran Turismo e tantos outros, fazendo desses exclusivos um motivador para a compra de seus consoles. 

The Last of Us II – Um dos mais aguardados para PS4 pode vir para o PC também

Qual é melhor: PlayStation 5 ou PC Gamer?

Como dissemos, tudo depende da preferência de cada um. Quem está preocupado apenas em jogar, sem se importar com configurações e a máxima qualidade gráfica, geralmente encontra nos videogames uma experiência mais simples de uso, ainda que um tanto limitada. 

Geralmente encontra nos videogames uma experiência mais simples de uso.

Partindo para os PCs, o primeiro grande diferencial é que o usuário pode escolher peça por peça como deseja balancear o poder da máquina, seja dedicando mais verba ao processador e GPU, ou à memória RAM e armazenamento. 

Os computadores também são máquinas mais robustas, pensadas não apenas em jogos. Você pode usar o PC para trabalhar, desenvolver apps, editar vídeos, realizar transmissões de games em tempo real e muito mais. É uma opção multitarefa que oferece muitas possibilidades além dos jogos. 

Os computadores também são máquinas mais robustas, pensadas não apenas em jogos.

E mesmo falando em jogos, o PC apresenta uma outra vantagem imensa: você não está restrito a uma única loja, podendo aproveitar promoções e um catálogo praticamente infinito de jogos a partir de Steam, Epic Games Store, Origin da EA, Uplay da Ubisoft e tantas outras. Se quiser, pode até mesmo assinar o serviço Game Pass da Microsoft para ter centenas de jogos a uma mensalidade bem razoável. A economia em relação ao preço dos jogos para consoles é considerável. 

A economia em relação ao preço dos jogos para consoles é considerável. 

Com a compatibilidade com controles como o do Xbox One e recursos como a Barra de jogo do Windows, os computadores já oferecem uma experiência bem mais simples do que há alguns anos, não exigindo muito conhecimento por parte de quem está começando. 

Horizon: Zero Dawn – Rumores apontam lançamento iminente para o PC

Jogos da Sony para PC, acredite se quiser…

Finalizando, temos que destacar mais um dos grandes rumores que vêm circulando pela internet: a possibilidade de a Sony lançar os seus próprios jogos de PS4 e PS5 também para PC. Apesar de inusitada, a estratégia seria uma forma de combater o domínio da Microsoft no segmento, uma vez que a rival vem se destacando com o Xbox Game Pass, oferecendo games por assinatura a preços muito competitivos. 

A possibilidade de a Sony lançar os seus próprios jogos de PS4 e PS5 também para PC.

Fontes indicam que a Sony já trabalha no lançamento do jogo Horizon: Zero Dawn para computadores. Outras reportagens mencionaram também o desenvolvimento de Dreams para o PC. Mais recentemente, uma listagem de vagas para a equipe de desenvolvimento do blockbuster The Last of Us II veio à tona, exigindo conhecimentos específicos sobre as GPUs (placas de vídeo) da NVIDIA. 

Não temos como saber quando essas informações serão confirmadas, mas tudo aponta que a Sony fará sua própria conferência para mostrar tudo sobre o PlayStation 5 no mês de fevereiro. O objetivo da empresa é lançar o seu novo videogame até o fim de 2020.

Fonte: Reddit, IGN, PC Games N

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.