TECNOLOGIA

O Xbox Series X vai ser melhor que um PC Gamer?

A Microsoft deu a largada na corrida dos videogames de nova geração, anunciando o novo Xbox Series X (anteriormente conhecido como Scarlett) muito antes do rival PlayStation 5. Como comentamos em outro artigo dessa semana, a iminente chegada dos consoles next-gen tem levado muita gente a questionar se eles não são uma opção melhor do que um PC Gamer para os anos de 2020 e 2021. 

Além de especificações de hardware supostamente um pouco mais poderosas do que as do PS5, o novo Xbox tem alguns diferenciais importantes principalmente para quem gosta de jogar no PC, incluindo o Game Pass da Microsoft. 

Se você está em um impasse entre guardar a grana para o console ou investir em um PC Gamer novinho em folha, confira abaixo alguns dos argumentos que podem ajudar você a tomar uma decisão.

O novo Xbox Series X, revelado pela Microsoft no The Game Awards 2019

Conhecendo o novo Xbox Series X

A Microsoft não tem poupado adjetivos para descrever seu novo console. Ela já o chamou de “videogame mais poderoso do mundo” e disse que “ele devora monstros no café da manhã”. Tamanha confiança é sinal de que a empresa está investindo pesado junto à AMD para trazer ao mercado uma máquina competitiva.

O chassis atual, demonstrado no último The Game Awards, lembra um gabinete vertical de PCs, com amplo espaço para a exaustão de ar quente. É um formato completamente diferente do qual estamos acostumados, já que tradicionalmente os consoles de mesa possuem uma orientação mais horizontal para se adequarem à sala de estar.

Xbox mais poderoso do que PS5?

Os rumores atuais apontam que o Xbox Series X terá um poder de processamento em torno de 12 Teraflops (TF), o colocando acima de até mesmo de algumas placas de vídeo mais fortes do mercado atualmente. Em relação ao rival PlayStation 5, é uma grande margem (o console da Sony aparenta ter 9,2TF de poder de processamento total). 

Outras tecnologias incluem SSDs ultrarrápidos (embora possivelmente mais lentos do que os do PlayStation 5, por conta do controlador menos moderno escolhido) e suporte ao Ray Tracing via hardware. 

Suporte ao Ray Tracing via hardware.

Algumas empresas como a Samsung vêm pedindo para que a Microsoft permita o uso de monitores e resoluções ultrawide. Apesar de isso ser apenas uma possibilidade, algo já confirmado por Phil Spencer é o suporte a taxas de até 120 fps e tecnologias como Freesync, que deve estar cada vez mais presente nas televisões de nova geração.

Aliás, o próprio Phil ressaltou que prefere jogos rodando fluidos, em 60 frames por segundo ou mais, a gráficos “no talo”, mas com desempenho insatisfatório – algo visto durante todos os últimos lançamentos de consoles. Fica aqui a nossa expectativa para que essa visão realmente se concretize.

Por fim, a especulação em torno do preço aponta para o valor de 599 dólares, supostamente 100 dólares mais caro do que o seu rival. Aqui cabe a primeira ressalva quanto à opção pelo console: considerando esses valores e os impostos, estaríamos falando de algo em torno de 4 mil reais no lançamento brasileiro, o suficiente para montar um belo PC Gamer. 

Trailer do console prometeu futebol… Mas pode apostar que esse não é

FIFA! Tecnologias modernas, logo no PC

Como dissemos, o Xbox Series X virá com tecnologias de ponta, mas todas elas devem ser disponibilizadas também no PC ao longo dos próximos meses, como os SSDs de altíssima velocidade. Além do mais, ray tracing e poder de processamento equivalente já são uma realidade nos computadores, com tendência clara de queda nos preços em relação ao desempenho a partir da metade do ano.

São aguardadas as novas gerações de placas de vídeo dedicadas da NVIDIA e da AMD. As GPUs da NVIDIA, por sinal, passarão por uma redução de litografia, passando a ser fabricadas em 7 nanômetros. Isso deve resultar em grandes ganhos, com analistas apontando para algo entre 50 a 75% de salto, acompanhado de um aumento na eficiência energética por conta da redução no processo de fabricação.

Acompanhado de um aumento na eficiência energética por conta da redução no processo de fabricação.

Por isso, o argumento do poder de processamento pode não ser o mais indicado ao guiar a sua opção entre PC e videogame.

Exclusivos? Não para a Microsoft…

Outro dos argumentos mais utilizados por quem gosta dos consoles da Sony é o fato de que a empresa possui muitos exclusivos de qualidade. Isso é verdade, afinal, temos jogos como Gran Turismo, God of War, Horizon: Zero Dawn, Uncharted, Spiderman, Bloodborne, The Last of Us e tantos outros.

Contudo, a Microsoft de hoje tem uma visão completamente diferente de negócios. Apesar de estar investindo muito na aquisição de novos estúdios, seus jogos futuros estão sendo todos pensados em uma abordagem multiplataforma, abrangendo Xbox One, Xbox Series X e PC.

Jogos futuros estão sendo todos pensados em uma abordagem multiplataforma.

Por essa razão, você dificilmente perderá algum jogo da empresa ao optar pelo PC Gamer. Aliás, pode até pagar mais barato na loja do Windows ou com o Game Pass. Forza, Halo, Gears of War… Todos estarão também na Windows Store ou no Steam.

E se os rumores forem verdade, até mesmo a Sony parece estar investindo no mercado de PCs para conter os avanços do Game Pass da Microsoft. Segundo informações recentes, jogos como The Last of Us II, Dreams e Horizon: Zero Dawn podem desembarcar em breve para PCs.

Halo Infinite – Em breve também nos PCs com Windows 10

Qual é melhor, o Xbox Series X ou o PC Gamer novo?

Como você pode ter visto, o público alvo dos compradores de Xbox Series X é formado por pessoas que querem um console poderoso, sem complicações e sem distrações, que ao mesmo tempo não se preocupam em ficar de fora da onda de exclusivos da Nintendo e da Sony.

Considerando que o Xbox já tem praticamente o formato de um PC, nem mesmo o seu formato deve ajudar na hora de instalá-lo na sala de estar. Por isso, cabe esperar pelo lançamento dele no Brasil. O que pode determinar a escolha é o preço local e o quanto a Microsoft abrirá o seu sistema para rodar outros tipos de aplicativos. 

Jogos futuros estão sendo todos pensados em uma abordagem multiplataforma.

Por enquanto, um belo PC Gamer pode despontar como a melhor alternativa por oferecer não apenas os jogos, mas também a possibilidade de se fazer muito mais, incluindo trabalhar, transmitir jogos, editar vídeos e tantas outras opções. Lembrando sempre que um PC tem em seu DNA a natureza multitarefa, permitindo que você faça muita coisa ao mesmo tempo. 

A própria Microsoft reconhece essa força e vem adicionando ao Windows 10 recursos que facilitam cada vez mais a vida dos jogadores, como suporte nativo ao controle do Xbox e a Barra de jogo, para controlar tudo que você quiser pressionando poucas teclas e sem sair do jogo.

A própria Microsoft reconhece essa força e vem adicionando ao Windows 10 recursos que facilitam cada vez mais a vida dos jogadores.

Você concorda com esses argumentos? Nós queremos ouvir o que você pensa a respeito da nova geração de videogames e da estratégia das empresas. Se quiser saber mais sobre os rumores do PlayStation 5, clique neste link!

Fonte: The Verge, Reddit

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.