ESPECIAIS

Jogo ou exercício? Os games em que você literalmente precisa correr se quiser vencer

Manter a forma não é uma tarefa fácil, principalmente em tempos de quarentena da COVID-19, período em que a maioria das academias do país está fechada ou com as atividades restritas. Para quem gosta de jogar, a boa notícia é que há diversas formas de gastar umas calorias e se divertir ao mesmo tempo. Estamos falando dos games em que você precisa literalmente suar para vencer. 

A modalidade não é nova. Muitos consoles tiveram acessórios focados em Fitness, como o próprio Wii e o kit Wii Fit (para Fitness) da Nintendo. Agora, tecnologias como smartphones, realidade virtual e até mesmo esteiras omnidirecionais prometem dar uma turbinada na ideia. 

Confira a seguir alguns dos jogos e projetos mais legais para quem quer entrar em forma jogando video game!

Conheça os jogos em que você precisa suar para vencer

Ring Fit Adventure

Plataforma: Nintendo Switch

Continuando a ideia do Wii Fit, a Nintendo lançou recentemente o Ring Fit Adventure. Este jogo vem sendo descrito como um RPG de ação, aventura e atividade física, com o objetivo de colocar os jogadores para se exercitarem de verdade. 

O game vem com um acessório curioso, uma espécie de aro no qual você prende um dos controles joycon do Nintendo Switch. O outro controle fica preso à sua perna. A partir daí o Ring Fit Adventure passa a reconhecer seus movimentos, pedindo para que você “corra parado” para movimentar seu personagem.

Este jogo vem sendo descrito como um RPG de ação.

Ao avançar um pouco, os jogadores se deparam com uma série de obstáculos e inimigos que só podem ser derrotados com exercícios específicos, como agachamentos e abdominais. Os níveis de dificuldade ditam o quanto você precisa fazer de esforço e o tempo em cada posição. 

Com seus sensores infravermelhos, os controles conseguem ler seus batimentos cardíacos a cada rodada. O game ainda reconhece o quão bem você realizou cada exercício e dá dicas de como melhorar. Se você caprichar na partida e brigar por uma pontuação alta, pode ter certeza de que vai acabar a partida pingando de suor.  

Com certeza é uma das melhores formas hoje de praticar atividades físicas em casa e sem trauma. 

Pokémon GO!

Plataforma: Android e iOS

Febre no mundo inteiro, Pokémon GO colocou a galera para caçar. O jogo desenvolvido pela Niantic utiliza realidade aumentada para transformar as ruas em esconderijos das criaturas. 

Para encontrar os Pokémons, jogadores precisam caminhar de verdade pelas ruas, batalhando todas as criaturas que surgem pela rua. O game conta seus passos e incentiva você a explorar sua cidade. 

O game conta seus passos e incentiva você a explorar sua cidade. 

Apenas deixamos um aviso: se for jogar para dar uma trabalhada na parte física, nada de trapacear passeando de carro, hein? Se for dirigir, não jogue Pokémon!

Just Dance

Plataforma: Nintendo Switch

Antes um dos jogos mais badalados do Kinect, Just Dance encontrou nos joycons do Nintendo Switch uma forma de continuar a brincadeira. Aqui você precisa segurar os controles e executar todos os passos de dança se quiser vencer. 

As músicas mais agitadas vão fazer você suar bastante. A melhor parte é que as calorias vão embora com muita diversão. 

Zombies, Run!

Plataforma: Android e iOS

Se você quiser sobreviver, é melhor correr! Zombies, Run é um app/jogo muito divertido, no qual você precisa bater metas diárias de passos para não ser devorado vivo pelos zumbis do game. Há várias missões que precisam ser realizadas e narração para manter você no ritmo.

Fique preparado para vários avisos de monstros na sua cola. Essa é a hora de dar aquele gás para fechar o seu treino com um pouco de diversão. 

Zwift Run e Zwift Bike

Plataforma: Android e iOS

Grátis e disponível para smartphones, os apps da Zwift são realmente uma forma de aliviar a tensão dos exercícios, projetando os seus movimentos reais no mundo virtual. Você baixa o aplicativo e disputa em uma série de eventos in-game, tendo um avatar que se comporta de acordo com o seu ritmo de pedalada ou passada.

Na tela do app você ainda encontra os tempos das corridas (caso participe de eventos), frequência cardíaca e outros detalhes de gamificação que podem dar aquela animada para a hora do treino. 

Uma ideia ainda mais louca: Virtuix’ Omni

A realidade virtual é uma tecnologia completamente maluca, capaz de enganar o nosso cérebro e criar a ilusão de estarmos em outro mundo. Mas e se pudéssemos correr de verdade nos jogos? Essa é a proposta da Virtuix Omni, uma esteira omnidirecional para você se movimentar nos jogos como o faz de verdade, tudo isso com a comodidade de não sair do lugar. 

A tecnologia ainda está sendo aprimorada, mas já há testes com jogos como GTA e Call of Duty Modern Warfare. É uma prévia do futuro dos jogos. 

E para quem não tem tudo isso…

A esteira Omnidirecional da Virtuix não é exatamente um produto acessível. Mas isso não precisa limitar as suas atividades físicas. Basta um pouco de conhecimento e criatividade. Pelo menos foi isso que tentou provar o YouTuber Allen Pan. O rapaz estava tão viciado em Death Stranding que pensou: por que não usar uma esteira de verdade para controlar o personagem na tela?

Allen pegou uma esteira ergométrica sucateada e, com um pouco de paciência, relés e potenciômetros, construiu um mecanismo que reconhece suas passadas reais e as traduz de forma rudimentar para o game, usando um controle pirata como cobaia para o teste. 

jogo ou exercício

O resultado? Muito suor e risada com os amigos. O projeto ainda precisa de melhorias, mas o YouTuber provou que é possível conseguir bons resultados mesmo sem equipamentos dedicados. 

De qualquer forma, nós ainda recomendamos os aplicativos de celular. Eles são mais simples e conseguem um efeito mais seguro, não é mesmo?

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.