ESPECIAIS

O que é TemTem, o MMO estilo Pokémon disponível para PCs

Enquanto a Nintendo continua fazendo um sucesso absurdo com os seus jogos de Pokémon para Nintendo Switch, Android e iOS, os jogadores de PC acabam ficando sem um game da franquia para poderem curtir. Mas isso está prestes a mudar com a chegada de Temtem, um MMO ao melhor estilo dos jogos da GameFreak para satisfazer o seu apetite por duelos de monstros!

O projeto começou com o apoio dos fãs no Kickstarter e agora está disponível em modo de testes (Early Access) via Steam. A desenvolvedora responsável é a Crema Games, uma empresa ainda novata, mas que já tem em seu currículo games como Immortal Redneck. Vamos conhecer mais sobre o RPG de captura de monstrinhos, Temtem?

O que é Temtem, o novo MMO estilo Pokémon para PCs

Como dissemos, Temtem é um MMO completo no estilo Pokémon. Ele aproveita muitos dos conceitos e ideias desenvolvidos pela Game Freak para expandir ainda mais as possibilidades da franquia da Nintendo. O jogo se passa no Arquipélago Airborne, um local dotado de belíssimas paisagens para você explorar. 

Ele aproveita muitos dos conceitos e ideias desenvolvidos pela Game Freak para expandir ainda mais as possibilidades da franquia da Nintendo.

Os jogadores têm pela frente uma campanha completa, com direito a modo história. Até o momento são seis ilhas para você explorar enquanto captura as mais distintas criaturas do universo. Por enquanto, 76 dos Temtems podem ser capturados, havendo um total de 81. A versão final prevê mais de 161 dessas criaturas. 

Assim como em todo jogo com uma história, aqui temos os vilões: os malvados do Clã Belsoto. É uma referência direta aos males de Pokémon e à famosa Equipe Rocket. 

Um mundo inteiro de Pokémon, mas agora online!

O grande diferencial de Temtem em relação a Pokémon é que ele é completamente Online. Os criadores do mundo inteiro podem interagir e participar dos combates juntos, disputando pelo título de melhor treinador. Você pode conversar, fazer amizades ou partir direto para as batalhas. 

Os criadores do mundo inteiro podem interagir e participar dos combates juntos.

É por isso que ele é um MMO (Massive Multiplayer Online), tendo um universo em constante transformação. Outra possibilidade é a de troca de itens, ou ainda de se unir aos demais treinadores em modos coop (cooperativos). 

A evolução dos combates Pokémon… Ou Temtem!

Um dos grandes diferenciais de Temtem é o combate. Aqui cada jogador controla seus animais em combates de 2×2 simultaneamente, o que exige bem mais estratégia. Além de testar a habilidade de raciocínio dos criadores de Temtem, ele promove a interação entre a sua equipe de criaturas. Combine dois tipos complementares de Temtems para atacar o oponente usando sequências devastadoras ou para criar uma defesa tão sólida quanto uma rocha. 

Outro destaque do jogo é o modo coop online (cooperativo). Caso você convide um amigo para jogar, cada um controlará seu próprio Temtem, podendo cada um utilizar até 3 dessas criaturas.

Competitivo também é o forte em Temtem

Temtem ainda vai um passo além dos jogos concorrentes quando o assunto são os duelos. Existem duas modalidades, que são a Casual e Competitiva. Na Casual, jogadores se enfrentam rapidamente, caindo direto na batalha com seus equipamentos e Temtems já selecionados. 

Na modalidade Competitiva tudo muda. Aqui os jogadores montam seus times no ato e passam por uma fase de “Pick and ban”, na qual selecionam e banem algumas das criaturas do jogo de acordo com a estratégia que julgam mais adequadas. É algo similar ao visto em muitos jogos de outros gêneros, como Overwatch e Rainbow Six Siege, por exemplo. 

temtem

Crie seus pequenos Temtems desde bebês

Para aqueles que desejam criar Temtems ainda mais fortes, a resposta está no cruzamento de espécimes (uma novidade importante em relação ao jogo da Game Freak). Os filhotes podem herdar características de seus pais, tais como temperamento e ataques. Aliás, alguns dos golpes mais poderosos do jogo somente podem ser conquistados através desse processo de aperfeiçoamento natural. 

Se você tiver sorte, testemunhará o nascimento de uma variante Luma do seu Temtem, que vem ao mundo com poderes e status ainda mais altos. 

Tudo do seu jeito

Um dos recursos programados para a versão final é o chamado Housing. Cada jogador poderá comprar uma casa na região de Atoll Row e decorá-la da forma como preferir, utilizando móveis de todos os tipos. Isso inclui mesas, cadeiras, camas, racks para televisão e muito mais. 

O que é TemTem

Seu personagem pode ser customizado da cabeça aos pés. Escolha tom de pele, penteado, cor dos cabelos e cada peça de roupa. Os mais criativos poderão se vestir como profissionais, elfos, criaturas aladas e muitas outras opções. Tudo aqui vai do seu gosto.

O que é TemTem mmo

O que está disponível no Early Acess de Temtem?

Em seu estágio atual, Temtem oferece aos jogadores três das seis ilhas programadas para a versão final. Segundo os desenvolvedores, é conteúdo suficiente para cerca de 35 horas de partida.

Segundo os desenvolvedores, é conteúdo suficiente para cerca de 35 horas de partida.

Há também uma Ilha Final, um local especial para aqueles que completarem tudo o que o jogo tem a oferecer, trazendo mais desafio e replay factor. Essa ilha concentra alguns dos bichos mais poderosos, incluindo alguns do tipo Luma. 

Agora que você já sabe praticamente tudo sobre o game, chegou a hora de explorar. Boa diversão aos novos treinadores.

Fonte: PC Gamer, ResetEra, Euro Gamer (DF), GameRanx

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.