ESPECIAIS

Plataformas de jogos para o PC: quais as principais?

Se você acabou de comprar um computador e está desembarcando agora no mundo dos jogos para PC pode estar se perguntando: “e agora, de onde vou tirar meus games”? Bem, um dos pontos positivos de se divertir com o PC é que você pode buscá-los em vários lugares diferentes!

No computador você não fica “preso” e pode não só adquirir os games em uma infinidade de lojas diferentes, mas, também, é capaz de utilizar várias plataformas e ter acesso a maioria dos desenvolvedores sem grandes amarras. Neste artigo você poderá encontrar algumas das melhores lojas de jogos online e, também, quais plataformas contam com os seus títulos preferidos. 

Steam

Mesmo que você não seja um jogador de PC, talvez seja preciso ser um gamer de outro planeta para não conhecer o Steam. O programa é, de longe, a maior e mais completa plataforma de jogos para computador já desenvolvida até os dias de hoje.

steam plataformas de jogos para o pc

Com um sistema inovador, a Valve aproveitou uma abertura mercadológica que ainda não havia sido atendida de forma correta para abocanhar praticamente todos os jogadores de computador em sua plataforma. Por oferecer preços competitivos e facilidade em sua utilização, conseguiram até mesmo ajudar no combate a pirataria nos computadores, afinal de contas, se tornou mais fácil adquirir um game por ali do que baixá-lo de maneiras escusas, correndo riscos de prejudicar o PC.

Havia sido atendida de forma correta para abocanhar praticamente todos os jogadores de computador em sua plataforma.

Em resumo, a ideia da empresa foi oferecer um serviço unificado, trazendo loja online, sistema de organização dos games, comunicação com amigos, partidas online e diversas outras ferramentas em um único serviço. De acordo com números do ano passado, são, em média, 90 milhões de usuários ativos por mês.

plataformas de jogos para o pc

Hoje, o Steam ainda é a principal plataforma de games para PC. Aqui você encontra a massiva maioria de títulos lançados para os computadores (são mais de 30 mil jogos) e, de quebra, conta com uma estrutura incrível de suporte à partidas online e ferramentas diversas. 

Há, por exemplo, cartas colecionáveis que podem ser ganhas durante partidas e negociadas dentro da própria plataforma, rendendo-lhe itens exclusivos, descontos em jogos ou mesmo alguns trocados para você gastar em novos títulos. O Steam conta também com sistema próprio de comunicação, inclusive por voz, que vem sendo aprimorado e, em alguns lugares, já funciona muito bem para quem quer usá-lo para partidas em equipe nas jogatinas online. 

Epic Games

A Epic é mais uma desenvolvedora de games já conhecida dos mais velhos (quem nunca jogou Jazz Jackrabbit que atire a primeira pedra!) que resolveu bater de frente com o Steam, lançando uma plataforma grande para jogos de computador, a Epic Games Store. 

plataformas de jogos para o pc

A companhia, aproveitando-se do enorme sucesso do fenômeno Fortnite: Battle Royale e toda a exposição do game, transformou seu “launcher” em uma plataforma multimercado, trazendo títulos de outros fabricantes para o seu programa. Inclusive, a receita gerada pelo seu carro chefe ajuda até mesmo no posicionamento de mercado do serviço criado pela Epic. 

Isso porque, pelo menos a princípio, a companhia não precisa visar o lucro a todo custo ao ofertar os games em sua plataforma. Com toda a receita gerada por Fortnite, a empresa consegue, por exemplo, deixar com que os desenvolvedores embolsem 88% da receita gerada por seus jogos. Com isso, a Epic se tornou bem mais atraente do que o seu grande concorrente, o Steam, que dá aos criadores 70% dos lucros. 

Com toda a receita gerada por Fortnite, a empresa consegue, por exemplo, deixar com que os desenvolvedores embolsem 88% da receita gerada por seus jogos.

Assim, além de contar com um dos jogos mais populares de todos os tempos em sua plataforma proprietária, a empresa ainda realiza ações agressivas para adoção de novos jogadores, como adquirir exclusividade para alguns títulos ou, até mesmo, dar games gratuitamente em ações especiais na internet. Atualmente, a empresa dá pelo menos um jogo grátis por semana – basta estar cadastrado no serviço e acessar a loja para adquiri-los.

Discord

O Discord tem mais de 250 milhões de usuários cadastrados. Ainda que a massiva maioria destes clientes utilize o serviço em sua finalidade principal, que é ser um comunicador online para games, vale lembrar que eles contam, também, com uma grande plataforma de compra de jogos.

plataformas de jogos para o pc

Também com uma política mais agressiva de divisão dos lucros com os desenvolvedores (o sistema promete ficar somente com 10 por cento dos lucros dos games), a ideia é oferecer um marketplace com visual diferenciado.

De acordo com o divulgado em publicações online, no Discord você encontra uma seleção mais apurada dos títulos mostrados ao jogador. Com uma curadoria mais presente escolhendo o que será apresentado na tela inicial, o gamer consegue encontrar jogos de mais qualidade – e que casam mais com aquilo que ele curte.

O principal diferencial, contudo, é a forma de comercialização. Ao invés de você comprar os títulos, o Discord oferece um sistema de assinatura, chamado de Discord Nitro. Ele é quem dá acesso aos jogos, que podem ser baixados sem restrição enquanto você for subscrito ao serviço.

GOG Galaxy

O GOG Galaxy é uma plataforma de jogos focada nos gamers mais saudosistas. Derivado do site GOG (Good old Games ou, em português Jogos bons e Antigos), no serviço você encontra títulos mais antigos e que vão atiçar às suas memórias, levando-o ao passado.

O GOG Galaxy é uma plataforma de jogos focada nos gamers mais saudosistas.

Nele há games de diversos desenvolvedores, cobrindo os mais variados estilos. Você inclusive encontra boas ofertas de títulos antigos e o bom é que a maioria dos jogos está otimizada para funcionar com PCs e periféricos mais atuais.

Os exclusivos 

Além das plataformas que dão suporte a todos os tipos de games e desenvolvedores, sejam blockbusters ou indies, há também os programas exclusivos – e que só atendem a títulos criados por estúdios específicos.

Diversas empresas optaram por lançar programas proprietários. As razões são diversas, como prestar um suporte diferenciado aos jogadores, oferecer formas diferentes de partidas online ou, mesmo, não ter que dividir os lucros de distribuição dos seus títulos com outras empresas. Confira alguns dos principais a seguir.

Origin

A Origin é a plataforma para games desenvolvida pela Electronic Arts para oferecer seus títulos de forma exclusiva. Se você se amarra nas séries The Sims, FIFA ou Battlefield, por exemplo, é aqui que você vai encontrar estes jogos.

origin

Blizzard – Battle.net

A Blizzard também oferece um launcher oficial para os seus títulos. Aqui você encontra alguns dos principais sucessos do mundo dos games para PC, como Overwatch, Diablo III e World of Warcraft. Se você é fã destas franquias, utilizar o serviço é obrigação.

uPlay e uPlay+

Quem também conta com um serviço proprietário para oferecer seus games é a tradicional Ubisoft. Com grandes sucessos em sua plataforma, como Ghost Recon, Far Cry e Assassin’s Creed, a companhia atua de forma diferente, não segurando a exclusividade total de seus títulos. Você pode encontrar alguns games da companhia no Steam, por exemplo. 

uplay e uplay+

A loja, no entanto, traz ofertas próprias para seus jogos, seja oferecendo preços mais competitivos ou mesmo brindes únicos para seus players. Além disso, há o lançamento do serviço uPlay+ que deve funcionar como uma assinatura. Dessa forma, pagando um valor mensal, você terá acesso a mais de 100 games sem ter que comprá-los para jogar.

Lojas online

Além das plataformas que permitem a você comprar e rodar os jogos dentro de seus ambientes, há também as lojas online que oferecem milhares de títulos. Nelas, você pode comprar chaves de acesso, habilitando os games nas respectivas plataformas a que pertencerem.

Aqui, a grande vantagem é encontrar promoções realmente incríveis e bastante pontuais, com destaque a games que já não são tão novos. Vale sempre ficar de olho nas ofertas que podem surgir em endereços como a Nuuvem, por exemplo. 

Fonte(s): TechTudo, Tecnoblog, Gadgets, Lifeware

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.