APRENDENDO A JOGAR

PUBG: como saber de onde vêm os tiros no Battle Royale

Mesmo diante de competidores como Call of Duty Warzone, Apex Legends e Hyper Scape, PUBG mantém seu território firme como um dos mais jogados Battle Royale da atualidade. Suas partidas online são um verdadeiro espetáculo tanto para quem joga quanto para quem assiste via Twitch, forçando os jogadores a se encontrarem no centro do mapa para um duelo final. Se você está jogando e só toma bala, hoje vamos mostrar dicas de como identificar de onde vêm os tiros e outros ataques em PUBG. 

Mostraremos todas as dicas visuais e auditivas que você pode seguir, com direito a exemplos de clarões de disparo e a forma como o som se comporta no game. Também mostraremos como ativar o sistema HRTF de PUBG para ter áudio posicional de primeira qualidade. 

de onde vêm os tiros

Como identificar de onde vêm os tiros em PUBG

Use sua visão: Flash de luz 

Os disparos em PUBG geram um pequeno clarão na ponta da arma que realizou o disparo. São os chamados flashes. Esse clarão é curto, mas ilumina também a região em torno do cano. Se o atirador estiver dentro de um prédio, você verá a sala inteira brilhando por uma fração de segundo.  

Já nas áreas externas, sob sombra, é possível ver uma pequena aura se formando, como mostrado na imagem abaixo:

de onde vêm os tiros

Clarão de arma em PUBG (Imagem: sNoway)

É importante destacar que as armas silenciadas de PUBG ou equipadas com o Muzzle Break (quebra chamas) não emitem esse efeito de luz, dificultando bastante o seu trabalho de localização. 

Os sons indicam a direção e a posição

PUBG tem algumas das mecânicas sonoras mais precisas já feitas para um Battle Royale, simulando tanto posição quanto distância do disparo. Ao levar um tiro ou uma bala de raspão você ouvirá três sons diferentes. O primeiro deles é o som do rastro da bala, que chega primeiro aos seus ouvidos e é reproduzido com mais intensidade no canal esquerdo ou direito, dependendo de onde a bala passou. 

O segundo é o som do impacto da bala, seja no seu corpo ou em alguma superfície próxima. Esse som é importante porque pode começar a dar pistas da posição do inimigo que está te alvejando. 

O terceiro é o som do disparo da arma. Se você estiver próximo do oponente, os sons serão tocados quase simultaneamente. Se estiver distante, o jogo reproduzirá esse áudio com um ligeiro atraso, simulando a distância entre você e seu oponente e o tempo de propagação sonora. Essa diferença entre os sons é crucial para determinar a distância do ponto de origem do projétil.

O atraso começa a ficar mais perceptível a partir de 100 metros, com distâncias acima de 200 metros já apresentando uma diferença bem considerável. Em 300 metros de distância é quase como se você ouvisse 2 disparos, havendo diferença de mais de 60 milissegundos. O áudio também simula a localização do ponto de disparo utilizando compensação de volume entre o canal esquerdo e direito. 

Nessa hora é essencial que os jogadores se concentrem não no fato de os disparos estarem passando à esquerda ou à direita. Isso pode mudar de acordo com a mira do oponente. O essencial é se concentrar no segundo som da arma para de fato saber de onde você está levando bala. Isso exige treino e bons headsets.

de onde vêm os tiros

Acima ou abaixo? Você saberá pelo som

Atualizações recentes de PUBG trouxeram ao jogo o sistema HRTF de áudio posicional (Head-related transfer function, ou funções de transferência relativas à cabeça). Essa tecnologia simula as propriedades de difração e de reflexão das ondas sonoras da cabeça e do torso humano, modulando o sinal de áudio para que ele seja percebido de forma mais natural, com diferenças sutis entre o canal direito e o esquerdo. 

Com isso os desenvolvedores conseguem projetar via áudio uma imagem precisa de onde parte um som. Além de ajudar com a questão da lateralidade do disparo, a tecnologia foi aprimorada a ponto de você conseguir reconhecer se um alvo está atirando de um ponto acima ou abaixo do seu nível, ou ainda sendo bloqueado por alguma superfície no caminho. 

de onde vêm os tiros

Confira abaixo duas demonstrações, comparando o antes e o depois do áudio processado com o HRTF em PUBG:

Abaixo:

Sons de disparos abaixo do seu personagem antes da atualização

Sons de disparos abaixo do seu personagem após a nova atualização de PUBG

Acima:

Sons de disparos acima do seu personagem após a nova atualização de PUBG

Sons de disparos acima do seu personagem após a nova atualização de PUBG

Para ativar os ajustes de HRTF em PUBG, acesse a tela de “Configurações”, escolha a guia “Áudio” e então selecione “HRTF – Ativar”.

Cuidado com os silenciadores e Quebra-chamas!

Como dissemos acima, os jogadores equipados com armas silenciadas ou com quebra-chamas omitem bastante sobre suas posições, restando mais do rastro das balas. Com o quebra-chamas, as armas não mais emitem aquele clarão, sendo difícil de rastrear disparos vindo de um prédio com precisão, por exemplo. 

Já os silenciadores “secam” o som da arma, reduzindo bastante a reverberação do disparo e a propagação da explosão. Use essas ferramentas a seu favor e aprenda a reconhecer quando alguém está disparando com esses equipamentos contra você.

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.