APRENDENDO A JOGAR

10 dicas para detonar em Counter-Strike: Global Offensive

Dizem que nunca é tarde demais para você entrar para o mundo de Counter-Strike: Global Offensive, contudo, um iniciante pode acabar se assustando com o nível de algumas partidas dentro do game. Se você chegar no jogo já entrando em partidas rankeadas e der azar de pegar adversários de um bom nível, a chance de acabar desanimando aumenta.

Contudo, não deixe este sonho morrer! CS:GO é, ainda, um dos games mais jogados em todo o planeta. Partidas movimentadas e tiroteios sem fim acontecem 24 horas por dia e, aprender como fazer parte deste mundo pode lhe render muitas horas de diversão.

Pensando em uma forma de ajudar os novatos, compilamos, aqui, dez dicas para você começar a melhorar o seu jogo em Counter-Strike: Global Offensive. Confira!

Assista vídeos e imite os melhores

Uma dica excelente para você começar a entender alguns macetes do CS:GO é tentar aprender com quem manja de verdade do game. E, para tanto, o YouTube é uma ferramenta espetacular de aprendizado.

dicas para detonar em Counter-Strike: Global Offensive

Vários dos principais jogadores de Counter-Strike de todo o planeta contam com canais de vídeos próprios. Muitos deles, inclusive, não trazem só gravações e partidas ao vivo, como também produzem vídeos com dicas das mais variadas. 

Como dicas, deixamos aqui os canais do Coldzera, ferGOD e Fallen, todos brasileiros e que mandam bem demais no game, mas lembre-se, basta usar o nome do jogo e as palavras-chave corretas na hora da busca (como melhor arma, dicas de mapas, etc) para achar muito conteúdo sobre CS:GO no YouTube).

Acompanhe os campeonatos

Além dos vídeos de dicas e postagens dos melhores, também é muito legal acompanhar os campeonatos de Counter-Strike: Global Offensive que rolam mundo afora. Aqui, além de você ficar por dentro de tudo o que está rolando, você ainda acompanha, muitas vezes ao vivo, o desempenho dos melhores do mundo.

Essa é a maneira ideal de você aprender a forma como os profissionais reagem às mais diversas circunstâncias dentro das partidas. Com isso, você pode desenvolver melhor a sua capacidade de improviso e aumentar o leque de jogadas nesta ou naquela situação. 

Pratique!

Não é só assistindo aos outros que você vai evoluir no CS:GO, certo? Por isso, não tente colocar o carro na frente dos bois achando que vai sair moendo nas partidas online. Tenha paciência e pegue gosto pela prática. Ninguém consegue fazer sucesso sem treinamentos e com você é claro que não vai ser diferente.

Uma boa dica é jogar contra os bots mesmo, sem grandes preocupações. Jogando contra o PC, tente dominar alguns aspectos básicos do jogo e, de quebra, melhore a sua agilidade dentro das particularidades do Counter-Strike. 

Para que haja algum desafio durante essas partidas, aumente a dificuldade da inteligência artificial sempre que os confrontos começarem a ficar fáceis demais. Outra boa dica é jogar partidas de mata-mata online, algo que vai ajudá-lo a adaptar-se às nuances da jogatina contra players reais.

Vá com calma no modo competitivo

Como falamos acima, é preciso praticar bastante para crescer dentro do CS:GO. Por isso mesmo, o ideal é que você pegue leve no modo competitivo e vá aderindo aos poucos às partidas ranqueadas do jogo.

Além disso, saiba que no começo você vai perder muito mais do que ganhar – e está tudo bem! Sem essa experiência, você não tem como evoluir dentro do game e não há como ficar melhor nas partidas ranqueadas sem participar da carnificina!

Tenha um time confiável e “do bem”

Evoluir sozinho é sempre mais difícil, no entanto é parte importante do processo de aprendizado do Counter-Strike: Global Offensive. No entanto, essa caminhada não precisa ser percorrida de forma totalmente solitária.

Assim que for melhorando, comece a considerar a formação de um time dentro do game. Entrar para alguma equipe já existente também é uma boa alternativa, contudo, vale observar algumas coisas importantes.

Entrar para alguma equipe já existente também é uma boa alternativa.

Ter uma boa comunicação é fundamental para que o time se saia bem durante as partidas. Assim, não pode haver nenhuma barreira linguística, por exemplo. Mesmo que só sejam utilizados “comandos padrão”, em algum momento a troca de ideias precisará ser mais elaborada e o time não pode esbarrar nisso.

Outro ponto que ajuda no desempenho (e também na diversão!) individual e da equipe é o bom relacionamento entre os seus integrantes. O ideal é que haja até mesmo um grau de amizade para que as “picuinhas” não atrapalhem a evolução do time e a performance como um todo.

Domine o recoil 

Falamos bastante de você observar, assistir, treinar e entrar para um time. Pois agora, vamos tratar um pouco da jogatina em si. E uma das primeiras dificuldades dos jogadores com o CS:GO é controlar as armas enquanto atiram.

Isso porque o game traz uma pequena dose de realismo que interfere bem nesses momentos. Estamos falando do chamado recuo (que no game também é citado como recoil, do inglês) da arma dentro do jogo, reproduzindo o “tranco” que os armamentos reais dão no momento dos disparos.

detone todo mundo em Counter-Strike: Global Offensive

Aqui você precisará desenvolver muita prática, pois cada arma do Counter-Strike conta com um nível de recuo diferente. A regra básica é a de que quanto mais forte forem os tiros, maior também será o recuo. 

Conheça as armas

Falando em recuo e força de tiro, é fundamental dentro do game que você conheça muito bem todas as armas. Seu estilo de jogo no CS:GO está intimamente ligado aos armamentos que você vai escolher para as partidas. 

Há quem prefira seguir um estilo mais “camper”, ficando de longe e mandando ver os tiros sem ser percebido. Nesses casos, a AWP pode ser a melhor alternativa. Se vai para o combate corpo a corpo, invista em uma AK-47 ou um M4A4. Enfim, independentemente do seu estilo de jogo e com quais armas você vai distribuir seus tiros, faça questão de conhecê-las, pois só assim você encontrará aquelas que mais se adequam a sua forma de jogar.

armamento - dicas para detonar em Counter-Strike: Global Offensive

Ah, ainda sobre as armas: não menospreze a utilidade das bombas de fumaça, flashbangs e granadas. Saiba onde e quando jogá-las, pois em muitos casos, estes itens podem representar a vitória ou a derrota do seu time.

Invista corretamente o seu dinheiro

O dinheiro dentro do CS:GO não serve somente para você comprar as skins mais maneiras para as suas armas. Na verdade, isso vem por último! No game, você deve focar mesmo é na compra de itens primordiais para as partidas, como a melhor arma para você. Coletes à prova de balas e outros apetrechos também vão fazer a diferença a seu favor, por isso, gaste seus créditos com inteligência.

Posicione-se corretamente no mapa

Além de conhecer as armas do game e usar bem os itens, você também precisa literalmente decorar cada canto dos mapas do Counter-Strike. Saber de onde os inimigos virão, por onde vão atirar ou jogar granadas e quais os esconderijos possíveis é conhecimento obrigatório.

Além disso, conhecer os cantinhos das “arenas” também pode lhe trazer outro benefício, que é conhecer a sua mira. Com o passar do tempo e conhecendo os mapas, você passa a entender perfeitamente para onde apontar a arma, na distância e na altura perfeitos para eliminar qualquer inimigo que aparecer por ali.

Esteja com o PC pronto

Por fim, mas não menos importante. Um bom funcionamento do seu computador é fundamental para que você consiga jogar CS:GO com tranquilidade. Por isso, veja se não tem nada rodando no plano de fundo do sistema que vá atrapalhar durante as partidas, por exemplo.

dicas de pc - dicas para detonar em Counter-Strike: Global Offensive

Cheque também a sua conexão com a internet e tenha certeza de que ela oferece velocidade de qualidade. Se quiser investir, procure um mouse com bastante precisão, o que pode fazer a diferença na hora de você mirar a cabeça de algum adversário!
Fonte(s): IGN, VS, PCGamer

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.