ESPECIAIS

O que significa Battle Royale e por que jogos assim estão na moda?

Se você é fã das jogatinas online, com certeza já está por dentro do que são os games estilo Battle Royale. Aliás, já deve ter algumas boas horas de jogo, matando e sendo caçado pelos mapas e títulos mais populares do estilo, não é mesmo? 

Pois para quem ainda resiste à essa nova febre, que, ao que tudo indica, veio para ficar, trazemos aqui algumas curiosidades sobre o que é e como funcionam os games no estilo Battle Royale. Já joga mais ainda não sabe de onde a ideia surgiu? Confira com a gente.

Conceitos básicos: o que é Battle Royale

Nos games do gênero, o jogador inicia as partidas comumente sendo arremessado de um avião. A jogatina já começa no ar, uma vez que você deve direcionar o seu personagem e encontrar um bom lugar para aterrizar com seu paraquedas. Ao cair, o player se encontra em um mapa de grande escala e precisará agir rápido para encontrar suprimentos básicos.

Isso porque você atinge o chão, em muitos casos, sem nenhum tipo de recurso e, a partir daí, deverá buscar itens que possam dar-lhe alguma vantagem. É possível encontrar diversos tipos de armas, coletes à prova de balas, armaduras, comida, enfim… Em alguns títulos, é possível até mesmo construir defesas, praticamente uma base em que você estará mais seguro contra ataques dos inimigos.

A ideia desses games é que você seja o último sobrevivente. Para tanto, deverá saber quando atacar e quando se defender. Explorar mapas e recursos é um elemento importantíssimo durante as partidas e gerir o que você encontrar será fundamental para o sucesso ou o fracasso da jogatina.

Explorar mapas e recursos é um elemento importantíssimo.

Dessa forma, as partidas dentro dos games do estilo Battle Royale acabam misturando três conceitos principais, encontrados em diversos outros jogos: o famoso “mata-mata”, em que você precisa eliminar os adversários, a sobrevivência, pois deve encontrar recursos para evoluir e, literalmente, sobreviver e também a exploração, uma vez que trata-se de um jogo em mundo aberto sem objetivos ou segmentos a serem obedecidos.

Inspirações

Muitos jogadores acreditam que a inspiração deste tipo de game veio dos livros da trilogia The Hunger Games (Jogos Vorazes) que tiveram grande sucesso literário e explodiram, de vez, na adaptação cinematográfica da série. 

battle royale

Contudo, apesar da ideia semelhante, a inspiração real veio de outro livro com adaptação para os cinemas (inclusive que também teria sido a inspiração para o sucesso Jogos Vorazes) cujo nome é… Battle Royale!

Chamado originalmente de Batoru Rowaiaru, (Battle Royale, em japonês), o livro fez certo sucesso e o filme, produzido no Japão, chegou a passar em mais de 22 países. Na obra escrita por Koushun Takemi é contada a história de um futuro distópico no Japão. Por lá, o governo promove uma competição chamada de Battle Royale que visa manter a população sob controle.

Na batalha, estudantes de ensino médio são transportados para uma ilha abandonada com cerca de dez quilômetros de tamanho. Lá, eles são forçados a lutar até a morte utilizando o que encontrarem pelo caminho. Para não fugirem, utilizam em seus pescoços colares com bombas. À medida que acontecem os combates, zonas proibidas são criadas aleatoriamente, forçando com que os jovens acabem se encontrando. O último a sobreviver, vence.

Lá, eles são forçados a lutar até a morte utilizando o que encontrarem pelo caminho.

Só pode haver um

A ideia principal destes games é a de que somente um jogador poderá ganhar. Alguns títulos novos já contam com batalhas em grupo, mas a ideia principal é ainda a mesma: destruir os inimigos não importa a maneira.

Em muitos destes jogos, o início da carnificina é brutal, uma vez que barras de ferro, pás ou mesmo frigideiras podem ser usadas nos ataques. O importante é que você somente entre nas lutas, quando tiver certeza que há uma chance de vencer.

Isso porque em muitos casos haverá certa discrepância entre o seu nível de combate e o inimigo. Se você ainda está andando pelo mapa com uma faca na mão e um adversário tem uma metralhadora, o mais inteligente é fugir e não tentar encará-lo, certo?

Sobrevivência

Se você quer vencer as partidas dentro dos jogos Battle Royale você precisa mais do que tudo, sobreviver, certo? Dessa forma, a primeira coisa que deve ter em mente é prestar atenção em quais zonas são seguras dentro dos mapas. 

Na maior parte dos títulos do gênero, como PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) e Fortnite, há as chamadas “Áreas Seguras”, em que o jogador pode movimentar-se livremente e buscar recursos, armas, enfim, fazer o que for necessário.

Há as chamadas “Áreas Seguras”, em que o jogador pode movimentar-se livremente e buscar recursos.

Contudo, há também zonas mais perigosas e que, dependendo do game, podem ser chamadas de “Fora do Círculo”, “Zona Azul” ou “Tempestade”, por exemplo. Nelas, o risco principal não é dar de cara com um inimigo fortemente armado, mas sim o fato de que há ameaças sendo produzidas pelo próprio mapa e que causarão dano ao seu personagem independentemente do que esteja acontecendo. Dessa forma, esteja sempre certo de que está em uma “Área Segura” antes de qualquer coisa – e isso vale até mesmo para quando você estiver caindo de paraquedas!

battle royale

Já sabia disso? Então reforçamos aqui o fato de que não é vergonha nenhuma fugir e se esconder nas partidas de Battle Royale. Escolha suas batalhas, encare aqueles que você sabe que poderá vencer deixe a turma se matar a vontade. É um jogo cujo o último sobrevivente vence, então não adianta você matar 98 inimigos, ser pego pelo último adversário vivo e perder a partida, certo?

O battle royale é um sucesso que veio para ficar

O estilo de jogo Battle Royale surgiu com força mesmo em 2016 e 2017. Com a chegada de PlayerUnknown’s Battlegrounds e Fortnite, o estilo explodiu, caindo nas graças de jogadores de praticamente todas as plataformas, desde PC até consoles de mesa e, porque, celulares.

Se somadas todas as plataformas em que o PUBG está disponível, o game tem o absurdo número de 400 milhões de downloads, segundo a Digital Trends. Enquanto, isso, seu principal concorrente não ficou para trás. 

O game tem o absurdo número de 400 milhões de downloads.

Fortnite foi um dos responsáveis por quebrar os recordes de streaming via Twitch, além de ter destruído a marca de jogadores simultâneos que PUBG possuía anteriormente, batendo cerca de 3,4 milhões de players simultâneos acessando a plataforma do game ao mesmo tempo. 

battle royale

Isso mostra que o Battle Royale veio mesmo para ficar. Partidas viciantes e que misturam ingredientes de diferentes tipos de jogos, como exploração, caça e sobrevivência parecem funcionar bem e caíram de vez no gosto da galera. 

Grandes estúdios estão correndo atrás do prejuízo e lançando título próprios para tentar conquistar uma fatia desse público que não para de crescer. A Electronic Arts, por exemplo, publicou recentemente o Apex. Qual será que vai ser a próxima grande novidade neste mercado?  

Fonte(s): IGN, Digital Trends, TechTudo, IMDb

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.