ESPECIAIS

10 Jogos que já homenagearam cidades e lugares do Brasil

Admirado no mundo inteiro por suas belas paisagens e cultura vibrante, o Brasil já foi utilizado como cenário por diversos jogos famosos. Apesar de algumas retratações serem bem caricatas, outras mergulharam fundo para mostrar alguns dos locais mais conhecidos, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Hoje mostraremos 10 jogos e franquias que de alguma forma prestaram suas homenagens ao nosso país, incluindo nomes como Street Fighter e Call of Duty.

1. Assassin’s Creed 3

Local: São Paulo

Uma das missões do game se passa na capital paulista, em “tempos atuais”. Desmond é procurado por toda a parte, tendo cartazes com o seu rosto espalhados pela cidade. Infelizmente, os cenários são um pouco genéricos, não trazendo nenhum ponto mais marcante do país. 

A dublagem é feita por estrangeiros, o que deixa tudo meio estranho para quem é de fato brasileiro. Bem, valeu pelo esforço, Ubi…

2. Counter-Strike: Global Offensive

Locais: Rio de Janeiro 

Quem é dos tempos do CS original deve se lembrar bem do cs_rio. O mapa criado por Joca Prado e Roger Sodre foi um verdadeiro sucesso, tendo funk e Bezerra da Silva tocando nos rádios, além de um campinho de futebol onde a rapaziada se divertia.

O mapa ficou tão popular que acabou chegando aos camelôs (apesar de a dupla de criadores nunca ter ganhado nada com o trabalho). Cs_rio também foi alvo de controvérsias, como a proibição do jogo em 2008 por conta de uma determinação do PROCON de Goiás. Ótimas lembranças que ficam e sem dúvidas uma boa homenagem, de brasileiros para brasileiros. 

3. Call of Duty: Modern Warfare 2

Local: Rio de Janeiro

Mais um retrato das favelas brasileiras, agora sob um olhar bem mais realista. Em Call of Duty: Modern Warfare 2, uma das missões envolve invadir o morro e capturar o braço direito de Rojas com vida. O objetivo é parar uma ação terrorista.

O game, mesmo tendo alguns anos, possui cenários ricos em detalhes, claramente estudados a partir de referências fotográficas. Vale a pena conferir!

4. Driver 2

Local: Rio de Janeiro

Que tal curtir o sol escaldante do Rio de Janeiro com um passeio pela orla de Copacabana? Apesar de já ser um jogo antigo, Driver 2 se esforçou bastante na retratação do Rio de Janeiro, trazendo alguns dos elementos arquitetônicos que destacaram a capital do estado, como o calçadão. 

5. Horizon Chase

Locais: Brasília, Niterói, Salvador e Chapada Diamantina

Mais do que uma homenagem ao Brasil, Horizon Chase é um produto 100% nacional. Desenvolvido pela equipe da Acquiris, o jogo já foi lançado para Android, iOS e mais recentemente PC, PS4 e Xbox One, na versão Turbo.

Seus belos cenários evocam toda a nostalgia da era 16-bit, tendo inspiração clara em clássicos como Top Gear. Esse é um jogo obrigatório para quem gosta de carros e de nostalgia.

6. Max Payne 3 

Local: São Paulo

Mais do que uma homenagem, Max Payne 3 se passa praticamente todo no Brasil, mais precisamente em São Paulo. Seus cenários incluem favelas e um estádio de futebol do time Galatians FC, uma clara referência ao Corinthians.

Na trama, criminosos do Comando Sombra sequestram Fabiana Branco e exigem resgate. Cabe a Max descer o chumbo na bandidagem.

7. Overwatch

Local: Rio de Janeiro

Comemorando a realização dos Jogos Olímpicos em 2016, Overwatch lançou um evento especial, com cenários baseados no Rio de Janeiro. Foi a estreia do Lúcioball, com partidas disputadas no Estádio das Rãs. Na mesma época tivemos outros jogos embarcando no sonho olímpico, como Mario & Sonic at the Olympics.

8. PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG)

Local: Minas Gerais

Um dos maiores Battle Royale da atualidade, PUBG tem uma pequena referência ao Estado de Minas Gerais. Trata-se da região “Minas Generales” do mapa Miramar, localizada em La Bendita. Brendan Greene, um dos criadores do jogo, morou por algum tempo na cidade de Varginha (MG). 

9. Shadowrun

Local: Santos – SP

Situado em um futuro distópico, o esquecido Shadowrun se passava na cidade de Santos, São Paulo. A temática foi inspirada no RPG lançado para SNES e Mega Drive. Seus cenários são mais fantasiosos, com diversas mensagens pedindo a libertação do povo de Santos. 

10. Street Fighter e Darkstalkers 

Local: diversos.

Para encerrarmos a lista de hoje, que tal falarmos de alguns jogos de luta da Capcom? A desenvolvedora tem um lugar especial no coração dos brasileiros, tendo criado personagens como Blanka, Laura, Sean, Carlos Miyamoto e Rikuo. Tecnicamente, estamos trapaceando: falaremos de vários jogos em um tópico só. Mas o que vale é mostrar o Brasil. 

Começando por Street Fighter II, temos a Bacia do Rio Amazonas como o clássico cenário de Blanka, com direito a pescadores, casas de madeira e até mesmo serpentes gigantes penduradas nas árvores:

Uma releitura similar é o Rio Madeira, cenário de Blanka para Street Fighter Alpha 3. Muda o lugar, mas o estilo continua o mesmo.

Street Fighter III deu ainda mais destaque ao Brasil. O jogo tem em seu elenco Sean, aprendiz de Ken e irmão de Laura (que só seria conhecida mais tarde, em Street Fighter V). Seus cenários são paulistas e urbanos, possivelmente inspirados pelo porto de Santos.

O eremita Oro também está abrigado no Brasil e vive em uma caverna há anos. Seu poder é dito incalculável, tanto é que ele luta com apenas um braço. Aí está o cenário dele em Street Fighter III:

Street Fighter IV teve um cenário mais genérico de selva, ao passo que Street Fighter V resolveu fazer uma “homenagem” mais clara. Temos algo claramente inspirado no Rio de Janeiro, mas no lugar do Cristo redentor está uma gigantesca taça da Copa do Mundo. Tão bizarro quanto os vendedores espalhados pela rua.

Fora de Street Fighter, a Capcom também utilizou um personagem brasileiro em Darkstalkers. Estamos falando de Rikuo, um “Sereio” da floresta amazônica que viu sua terra ser destruída por terremotos e atividade vulcânica, fruto das atividades do vilão Pyron. 

Depois dessa lista, torcemos para que os rumores sobre Grand Theft Auto V sejam verdadeiros. Segundo posts realizados no Reddit, o novo episódio da franquia da Rockstar teria várias cidades, passando por Liberty City, Vice City e até mesmo uma nova localização na América do Sul, baseada no Rio de Janeiro.

E você, lembra de algum jogo que faz referência ao nosso país? Deixe a dica aqui nos comentários. Até a próxima!

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): PUBG BR, Street Fighter Wiki e Funkyblackcat