NOVIDADES

Veja quais são os requisitos mínimos e recomendados para jogar GTA 5 no PC

Como fazer para jogar GTA 5 no PC? Lançado originalmente em 2013 para Xbox 360 e PlayStation 3, Grand Theft Auto V ganhou em 2015 sua versão aprimorada para PCs, contando com gráficos superiores, modo em primeira pessoa e uma visão estonteante de Los Santos e San Andreas.

Mesmo não sendo um jogo “novo”, GTA continua exigindo boas placas de vídeo, bastante memória RAM e muito trabalho das CPUs mais modernas. A própria Rockstar compartilha a lista de requisitos mínimos de hardware para rodar o game.

Se você pretende instalar GTA V para curtir a campanha e o modo online, veja a lista de componentes abaixo e aproveite algumas dicas para escolher quais configurações gráficas mais fazem diferença – sem pesar tanto para o seu computador.

Requisitos mínimos de GTA V

Divulgados pela própria Rockstar no site oficial do jogo, os requisitos mínimos apresentam um conjunto de componentes adequados para rodar GTA V sem travadas, sem falta de memória e sem problemas de compatibilidade com as tecnologias gráficas utilizadas pelo jogo.

No entanto, os jogadores devem estar cientes de que, com máquinas deste nível ou similares, não será possível subir a qualidade gráfica e manter a taxa de frames (FPS) alta o suficiente para uma experiência fluida de jogo. Normalmente, recomendam-se ajustes de gráficos do nível baixo.

Para fazer o teste de desempenho, lembre-se de clicar no botão de Benchmark

Por fim, atenção ao sistema operacional: mesmo rodando a partir do Windows 7, GTA V exige que seja a versão 64 Bit.

  • Sistema Operacional: Windows 7 Service Pack 1, Windows 8.1 ou Windows 10, todos em suas versões 64 Bit
  • Processador: Intel Core 2 Quad CPU Q6600 rodando a 2.40 GHz ou AMD Phenom 9850 Quad-Core rodando a 2.5 GHz
  • Memória: 4 GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA 9800 GT com 1GB ou AMD HD 4870 com 1GB (com suporte a DirectX 10, 10.1, 11)
  • Placa de som: 100% compatível com DirectX 10
  • Espaço em disco: 65 GB

Especificações recomendadas:

As especificações recomendadas apontam para um PC mais capaz, com possibilidade de rodar o game a taxas de frames e resoluções mais altas, com algumas das configurações ajustadas para cima. Notem, entretanto, que mesmo sendo um jogo relativamente antigo, GTA V ainda é bastante pesado até mesmo em máquinas modernas, dado o tamanho do mapa e o número de coisas acontecendo paralelamente.

Dessa forma, resoluções como 4K ao mínimo de 60 fps devem ficar apenas para aqueles com placas de vídeo mais novas, como aquelas das séries 900, 1000 e 2000 da NVIDIA (GTX e RTX) e equivalentes AMD. Mais adiante comentaremos algumas das configurações que mais impactam o seu FPS.

  • Sistema Operacional: Windows 7 Service Pack 1, Windows 8.1 ou Windows 10, todos em suas versões 64 Bit
  • Processador: Intel Core i5 3470 rodando a 3.2 GHz ou AMD X8 FX-8350 rodando a 4 GHz
  • Memória: 8 GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA GTX 660 com 2GB ou AMD HD7870 2 GB
  • Placa de som: 100% compatível com DirectX 10
  • Espaço em disco: 65 GB

Requisitos adicionais de GTA V

Para desfrutar dos recursos online do jogo, a Rockstar também exige uma conta na rede Social Club da Rockstar (disponível para maiores de 13 anos). Para evitar a pirataria, GTA V realiza uma verificação de autenticidade periódica, exigindo que os jogadores se conectem por internet.

Softwares complementares também serão instalados no seu computador junto ao jogo, incluindo a plataforma Social Club da Rockstar Games, o DirectX, Chromium, Microsoft Visual C++ 2008 sp1 Redistributable Package, software de autenticação e de reconhecimento de certos componentes de hardware para autenticação, gerenciamento de direitos digitais, sistema e outros listados como “para fins de assistência”.

A Rockstar avisa que contas do Social Club, números de série e outros dados pessoais não são transferíveis a terceiros. Por fim, as atualizações, modificações e outros DLCs podem aparecer com requerimentos de sistema diferentes (e mais pesados).

E se eu não tiver os componentes listados?

A lista de recomendações de especificações não deve ser levada à risca. Como dissemos antes, trata-se apenas de uma sugestão da desenvolvedora, geralmente testada sob diferentes aspectos, o que garante a compatibilidade e o desempenho do game.

GTA V poderá ser rodado em outras peças e configurações (algumas vezes até mais fracas). Por esse motivo, recomendamos que você instale o jogo e faça seus próprios benchmarks, mesmo que não cumpra a lista da Rockstar.

O que pesa mais nas configurações de GTA?

Na hora de navegar pelo menu de opções gráficas, preste especial atenção aos seguintes itens:

  • Resolution: resolução em que a placa processará a imagem final. Quanto mais alta, mais memória de vídeo será consumida, mais pixels serão trabalhados, produzindo imagens cristalinas.
  • Shadow Quality: um dos itens que mais afetam o desempenho. Define a qualidade e resolução das sombras. O impacto de de desempenho do High para o Very High é significativo, sem produzir um salto visual de mesma proporção.
  • Reflection Quality: define qualidade dos reflexos. Tem comportamento similar ao do ajuste de sombras.
  • Grass Quality: qualidade da grama. Impacta visual e desempenho. O nível Ultra é particularmente pesado.
  • Post FX: pós-processamento de imagem. Pesado em níveis mais altos.
  • Depth of field: a profundidade de campo é aquele efeito de lente, que tende a desfocar objetos mais distantes e o restante do cenário, dando ao jogo um belo efeito cinemático. Também costuma ter um peso considerável em termos de desempenho.

Novamente, o quanto cada um dos itens acima impactará a sua taxa de frames por segundo depende diretamente da fabricante, da tecnologia utilizada (como DirectX 10, 11, 12) e da geração. Recursos mais modernos podem não ter peso algum para placas mais recentes.

Da mesma forma, coisas como resolução, antisserrilhamento (Anti Aliasing), resolução de texturas e de sombras tendem a se comportar melhor para aqueles que possuem placas de vídeo com grandes quantidades de memória.

Para fazer o teste de desempenho, lembre-se de clicar no botão de Benchmark localizado no canto inferior da tela de ajustes de opções gráficas do jogo. Com isso será possível ter uma noção aproximada de como GTA V rodará durante as partidas reais.

Loja 2AM Gaming

Fonte: Rockstar, NVIDIA