APRENDENDO A JOGAR

10 dicas para você sobreviver em The Outer Worlds

A vida em The Outer Worlds não é nada fácil para os recém-chegados. O novo RPG da Obsidian Entertainment coloca você cara a cara com alguns dos maiores perigos da galáxia, incluindo monstros cuspidores de veneno, insetos do tamanho de elefantes e robôs armados até os dentes para explodir o seu personagem.

Para quem está tendo dificuldades, hoje daremos 10 dicas para você sobreviver nas Colônias Espaciais Halcyon. Elas vão desde a sua build até formas alternativas para obter mais itens, armaduras e armas no jogo.

Falaremos um pouco sobre lockpicks, furtos e desmanche dos equipamentos, tudo pelo seu bem, é claro!

Preparado para deixar de sofrer tanto em sua jornada? Vamos às dicas dos sobreviventes!

Dica 1: poupe seu tempo com a velocidade de um Cheetah 

Em The Outer Worlds, o seu personagem não se cansa ao correr. Isso é uma ótima notícia, considerando o tamanho dos mapas do game. Para poupar tempo de deslocamento, invista cedo no Perk Cheetah. 

Ele é do Tier 1 e pode ser desbloqueado já no nível 2. Como resultado, seu personagem ganhará 20% de velocidade de sprint, o que economiza um tempo enorme durante a partida e permite fugas mais eficientes de alguns combates arriscados. O negócio é não ficar parado!

Dica 2: não tenha medo de errar

Em vez de gastar tempo planejando seus próximos níveis e habilidades, vá testando a build do personagem e ajustando conforme necessário.

Se em certa altura você não estiver satisfeito com o resultado, basta ir até a seção de armazenamento da sua espaçonave e ativar a ADA, a estação de respec do jogo.

Teste o seu personagem e o ajuste se necessário

Pagando uma pequena taxa em bits (que cresce um pouco para futuros respecs), você terá um personagem novo em folha, com todos os pontos livres para serem redistribuídos da forma como achar melhor, seja para uma parte específica do jogo ou para aplicar melhor toda a experiência adquirida na jornada.

Apenas tenha em mente que o respec se aplica aos perks e habilidades, mas não aos atributos físicos, como força, por exemplo.

Dica 3: aprenda a liderar seus companheiros…

Os seus companions são parte essencial na jornada em busca de sucesso. Na parte inferior esquerda da tela você encontrará uma série de comandos dedicados a eles.

A seta para cima ordena que eles sigam até o ponto indicado. Segure o botão por alguns segundos e eles retornarão para perto de você.

Lembre dos comandos dedicados aos seu companheiros

O segundo símbolo é um comando de ataque. Ative e os companheiros dispararão contra o que estiver sob sua mira.

O terceiro e quarto botões ativam as habilidades especiais, sendo especialmente úteis contra inimigos mais fortes, mas isso só é destravado ao colocar 20 pontos na habilidade Inspiration.

Dica 4: …e lembre-se de equipá-los adequadamente

Assim como o seu personagem, eles também têm direito a armaduras e outros equipamentos. Revise o set deles constantemente para mantê-los competitivos.

Do contrário, você passará a se preocupar demais com a vida deles. Por isso, sempre que for revisar seus itens, aproveite e dê uma passada na tela deles também.

Dica 5: o poder do Lockpicking

A técnica de abrir fechaduras é importantíssima em The Outer Worlds. Ela pode ser utilizada não apenas para obter excelentes loots, mas também para destravar rotas alternativas (e mais fáceis) em algumas das missões.

Cada tentativa consome um Mag Pick, item que precisa ser reposto em seu inventário.

A recomendação é alocar 20 pontos de habilidade em lockpick o quanto antes. Quando fizer isso, você: 

  • Aumentará consideravelmente o número de fechaduras que pode destravar;
  • Reduzirá o número de mag picks gastos em fechaduras intermediárias;
  • Poderá abrir as fechaduras simples sem gasto algum, de forma garantida.

Dica 6: a recompensa do bandido habilidoso

Já que estamos falando em fechaduras, por que não avançarmos para a arte do pickpocketing? Furtar as pessoas nunca é legal, mas no mundo do video game vale tudo. Por isso, procure desenvolver essa habilidade cedo.

Seus efeitos são poderosos e você pode conseguir itens excelentes ao bater algumas carteiras alheias. 

Para ser um batedor bem-sucedido, invista ao menos 40 pontos em Sneak. Feito isso, basta se aproximar pelas costas de qualquer NPC do jogo e dar o comando de furtar.

Eles nem mesmo perceberão a sua mão. Apenas certifique-se de que não há nenhum outro personagem olhando em sua direção. Faça isso longe de todos e o sucesso é garantido. 

Dica 7: seja um acumulador…

Uma forma de conseguir recursos e dinheiro para novos equipamentos é vender tudo aquilo que não for usar ao chegar nos vendedores das cidades. Cada centavo conta.

Por isso, não tenha medo de pegar tudo aquilo que encontrar pelo caminho, seja loot dos inimigos ou drops dos baús. 

Invista em perks como Pack Mule e Hoarder, que aumentam a sua capacidade de carregar itens. Outro perk muito útil é o Traveler.

Invista em perks e Traveler

Ele deixa você ativar o comando de viagem rápida (fast travel) mesmo quando está socado de bagagens para carregar (encumbered).

Para facilitar a visualização do menu, lembre-se de marcar tudo aquilo que for inútil como lixo (junk). Basta pressionar a tecla Z sobre os itens indesejados.

Assim, ao chegar em um vendedor, você poderá se livrar de tudo de uma só vez. Bem mais rápido do que vender de um por um.

Dica 8: …ou transforme os equipamentos em partes

Apesar de o dinheiro ser importante em The Outer Worlds, muitas vezes é mais interessante desmontar os equipamentos para conseguir peças (parts) para futuros projetos, armas ou armaduras. 

Isso pode ser feito tanto no menu de inventário quanto nas bancadas de trabalho (como aquelas disponíveis nas cidades ou na sua própria espaçonave).

A segunda opção é a melhor por render mais itens durante o processo. Com uma habilidade de engenharia alta o bastante pode ser que a desmontagem resulte em mods de armas e armaduras.

Dica 9: preste atenção aos conselhos dos NPCs

Em muitas das missões, você receberá dicas dos NPCs. Eles comentam sobre os inimigos que rondam a região, alertam para atividades suspeitas e podem inclusive fazer algumas das missões progredirem. O mesmo vale para os terminais computadorizados.

Experimente ao menos clicar em cada uma das opções para obter mais informações e avançar na quest. Muitas vezes são adicionados marcadores na tela que facilitam bastante a sua localização.

Como explicamos em nosso outro artigo sobre The Outer Worlds, os desenvolvedores tiveram que fazer isso para garantir que os jogadores pudessem progredir na campanha, mesmo quando eles optassem por matar todos os personagens secundários.

Dica 10: veja os itens como eles são

Em uma tentativa de facilitar a vida do jogador, The Outer Worlds mostra os status das armas já afetados pelas suas habilidades e build. Isso é interessante para quem quer apenas o melhor resultado da sinergia.

Contudo, isso impede você de ver o poder real do item, para o caso de querer guardá-lo visando um futuro respec.

Para ativar a visualização dos dados-base referentes às armaduras e armas do game, abra o menu, navegue até a guia UI e selecione a opção “Show Base Item Stats”. 

Aproveitando que você está nessa tela, veja a opção “Show Dialog Skill Stats”. Ela configura quais opções de diálogo o jogo mostra para você, baseado em seu nível de habilidade.

Na opção completa, The Outer Worlds mostrará tudo o que pode ser respondido, ainda que você não tenha skill suficiente para escolher determinada opção. É uma boa forma de entender como certas interações podem ficar diferentes.

E aí, tem mais alguma dica que você gostaria de compartilhar sobre The Outer Worlds? Conte para a gente aqui nos comentários!

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Mitt Gaming e IGN