APRENDENDO A JOGAR

9 dicas para você jogar melhor Star Wars Jedi: Fallen Order

Apesar de não estar no mesmo nível de dificuldade de jogos como Dark Souls, Bloodborne ou Sekiro, Star Wars Jedi: Fallen Order tem trechos e inimigos que podem dar uma bela de uma dor de cabeça aos Padawans de primeira viagem.

Combinando elementos de ação e combates com os sabres de luz, o jogo desenvolvido pela Respawn Entertainment tem sido um dos mais elogiados de 2019.

Hoje daremos 9 dicas básicas para quem quer aprender a jogar melhor e de forma inteligente este game single player.

Comentaremos as principais estratégias de combate e mostraremos como conseguir alguns dos upgrades para o lightsaber. Depois disso você estará preparado para encarar qualquer Império ou Sith.

1. Aprenda a reagir aos diferentes ataques

O primeiro passo para melhorar suas habilidades em SWJ é entender a movimentação dos personagens e os padrões de ataque dos oponentes. Há dois tipos principais: os defensáveis e os indefensáveis.

O primeiro grupo de ataques pode ser defendido, defletido (Deflect) ou esquivado. A primeira opção é a mais segura, por não exigir muita habilidade. Em contrapartida, sua barra de stamina será nitidamente afetada. Defenda ataques em excesso e você logo estará exposto.

Pense bem se vale a pena defender todos os ataques

A segunda opção, Deflect, é como o Parry dos outros jogos. Pressione o botão no timing correto para rebater o ataque do inimigo. Ao acertar, você desestabiliza o inimigo, deixando uma abertura para acabar com ele no próximo golpe.

O risco dessa estratégia está em errar o timing e acabar levando o ataque. Por isso, estude os movimentos dos personagens antes de colocar em prática.

2. Saiba a hora de desviar

Finalmente, temos a opção de desviar. O botão de dodge pode ser combinado a diferentes direções para evitar ser atingido. Essa é a única opção contra os unblockables, ataques indefensáveis marcados em vermelho, algo que pode ser percebido alguns segundos antes de o inimigo golpear. 

Nessa hora, não adianta ser valente. Se o oponente piscar em vermelho, dê o fora ou desvie rapidamente para tentar buscar uma abertura na guarda dele. 

3. Acabe com os atiradores primeiro

Ainda que você aprenda a rebater os projéteis com o sabre de luz, esses ataques continuam sendo um incômodo, distraindo você do combate principal e abrindo a sua defesa para os ataques corpo a corpo.

Para evitar surpresas, sempre que possível comece suas lutas eliminando os inimigos desse tipo.

Quando os arredores estiverem livres dos disparos, aí sim você pode se concentrar nos inimigos com golpes físicos, que geralmente são bem mais resistentes e fortes, tirando boa parte da sua barra de vida com poucos ataques.

Não seja cercado!

O segredo é nunca ser cercado. Assim, Cal pode fugir sempre que estiver em perigo, sem chances de ser encurralado ou surpreendido por projéteis aleatórios.

Lembre-se: é muito mais fácil lidar com inimigos isolados, observando seus padrões de ataque, do que quebrar a defesa de diversos oponentes simultaneamente.

4. Fique de olho nos Save points

Assim como nos games da From Software, os pontos para salvar o jogo permitem que Cal descanse, recuperando sua vida, barra de força e os Stim Canisters do BD-1.

Mais importante que isso, eles servem como checkpoints para eventuais mortes que possam ocorrer.

Troque as experiências por novos poderes

É também nos Save points que Cal aprende novas habilidades, trocando pontos de experiência por novos poderes Jedi, o que com certeza facilita o seu progresso.

Apenas tenha em mente que descansar reseta o cenário. Isso significa que todos os inimigos estarão de volta, com a exceção dos chefes. Mais uma vez, isso é algo que os fãs de Dark Souls já devem estar acostumados a ver.

5. Em busca do tesouro perdido

Falando em Dark Souls e mortes, uma das consequências de ser derrotado em Star Wars Jedi: Fallen Order é a perda de todos os pontos de XP adquiridos e não gastos. Em vez de se desesperar, planeje como você atacará da próxima vez.

Quando chegar ao ponto em que morreu, você encontrará o seu assassino marcado com um brilho amarelo. Elimine-o para recobrar a experiência, além de recuperar as suas barras de vida e de Força.

6. Saiba a hora de se recuperar

Um dos itens que você encontra pelo caminho é Stim Canister. Trata-se de uma ampola ministrada pelo droid BD-1 para curar Cal Kestis (assim como os flasks nos jogos da From Software). 

Durante o combate, procure manter sua vida em alta, usando as brechas nas defesas dos inimigos não apenas para investidas, mas também para recuar e recuperar parte da sua energia.

Isso é essencial para não ser surpreendido por ataques mais fortes, que podem tirar uma quantidade considerável da barra do Jedi. 

7. Pegue o sabre de luz duplo mais cedo

Recentemente escrevemos um post sobre como pegar todas as cores do sabre de luz Jedi. Também explicamos como pegar o sabre duplo mais cedo no jogo, algo que facilita bastante a campanha. Basicamente, o que você precisa fazer é escolher a rota de Dathomir assim que ela estiver disponível. 

Apesar de possuir inimigos mais durões, a região abriga uma workbench especial, que faz a modificação no seu sabre, transformando ele em uma arma idêntica à de Darth Maul. Essa é a opção perfeita para lidar com grandes grupos de inimigos, além de ser um espetáculo na tela. 

8. Use a força… E os penhascos!

Nossa dica final sobre combate é para quem não quer ter trabalho. Em Star Wars Jedi há uma série de regiões que beiram abismos. Mais do que um perigo, esses pontos podem representar uma salvação para Cal Kestis. 

Dizemos isso porque o Padawan pode utilizar suas habilidades da força para empurrar os oponentes em direção ao penhasco, sem correr risco de levar dano por deixar algum ataque passar. É uma economia de tempo e vida. 

9. BD-1 e suas dicas essenciais

Durante a maior parte do tempo, BD-1 permanecerá sobre os seus ombros, pegando uma carona na aventura. No entanto, há vários momentos em que ele desce e parte em direção a locais mais obscuros do mapa. Siga em busca dele para descobrir alguns segredos e pontos de interesse. 

Tenha em mente que o pequeno droide não fará o seu passeio enquanto houver inimigos nas redondezas. Uma vez liberada a área, ele apontará para entradas de bancos de dados ou objetos que podem ser cortados com o seu sabre. 

Preparado para seguir adiante na jornada? Se você ainda não começou a jogar Star Wars Jedi: Fallen Order, aproveite e veja se o seu PC aguenta rodar o game. A lista de requisitos mínimos pode dar uma boa dica sobre o quão poderoso seu computador precisa ser. 

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): Rock Paper Shotgun e TechTudo