DICAS

O que é a Barra de Jogos Xbox do Windows 10?

A Microsoft não poupou esforços para fazer do Windows 10 uma das melhores plataformas para games. O sistema operacional veio equipado com uma série de recursos que facilitam bastante a vida de quem gosta de jogar no PC. Uma das ferramentas disponíveis é a Barra de Jogo (Game Bar), uma verdadeira central que permite gravar, transmitir partidas e ainda configurar uma série de aspectos relacionados a desempenho e áudio.

A seguir, mostraremos exatamente o que é a Barra de Jogo, como ativá-la no seu sistema operacional e todas as opções que ela oferece para deixar a sua jogatina ainda melhor. 

O que é a Barra de Jogo do Windows 10

A Barra de Jogo do Windows é um overlay universal, uma sobreposição de tela parecida com o Steam overlay, mas compatível com qualquer software. Ao pressionar a combinação de Teclas Win+G, você verá em sua tela uma barrinha exatamente como essa aparecendo, enquanto tudo é escurecido ao fundo:

barra de jogos

A Barra de jogo foi desenvolvida partindo do princípio de que jogadores que optam pelo PC são conectados ao mundo e gostam de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Por isso, a Barra de jogo atua como uma central de funções, agrupando os principais recursos e atalhos que possam facilitar a vida do jogador. Tudo isso sem ter que recorrer ao famoso Alt+Tab.

A Barra de jogo atua como uma central de funções, agrupando os principais recursos e atalhos que possam facilitar a vida do jogador.

Além da barra em si, há ainda outras pequenas janelas (widgets), responsáveis por indicar o desempenho atual do computador, mostrar funções de captura de tela em imagem ou vídeo, além do console de mixagem de áudio, para que você equilibre rapidamente o volume dos jogos, da comunicação por voz e dos apps que rodam em plano de fundo (como o Spotify, algo que veremos em detalhe mais adiante). 

Conhecendo as principais funções da Barra de Jogo

Começando pela Barra em si, temos as seguintes opções:

  • Menu de sobreposição
  • Capturar 
  • Áudio 
  • Desempenho
  • Xbox Social
  • Área de recursos não fixados
  • Configurações

A função de captura é uma das mais poderosas da Game bar. Ela permite fazer screenshots ou iniciar a captura de vídeo, com todos os detalhes do jogo. Com o último botão do widget você habilita ou desabilita a captura do seu microfone. Caso tenha ativado a gravação em plano de fundo nas configurações, é possível salvar rapidamente os seus últimos 30 segundos de partida, para clipes e destaques. 

Todas as capturas ficam organizadas na galeria, a qual fica acessível em poucos cliques.

O segundo painel é um dos mais importantes para quem joga competitivamente e grava vídeos: configurações de som. Ali você tem acesso instantâneo ao mixer, podendo regular individualmente os volumes de alto-falantes, sons do sistema e de outros apps abertos no seu PC. 

aprenda a usar a barra de jogos do windows

Já a guia desempenho mostra o funcionamento dos principais hardwares do computador, em tempo real. São exibidos gráficos de utilização de CPU (processador), GPU (placa de vídeo), memória RAM e a atual taxa de FPS (Quadros por segundo). Para customizar a exibição, cores e dados, clique sobre o botão que fica ao lado do pin, no canto superior direito do widget.

A função Xbox Social leva você à central de chat do serviço da Microsoft, mostrando todos os seus amigos e conversas. Há suporte entre plataformas, com sincronização entre Windows, smartphones e Xbox. Essa central também dá sugestões de streamers a serem assistidos via Mixer. 

Outro recurso bem legal para quem curte música é a integração do Spotify à Game Bar. Basta fazer login na janela indicada para vincular as suas contas. Dessa forma é possível controlar a reprodução das faixas sem ter que sair do jogo. Tudo funciona de modo integrado. 

xbox barra de jogos no windows

Uma Game bar para chamar de sua

Os desenvolvedores da Microsoft afirmam levar o feedback dos usuários a sério. Por isso, um aspecto muito importante para eles é a possibilidade de personalização da Barra de jogo. Cada pessoa pode escolher quais Widgets deseja ter na tela, podendo fixá-los em pontos específicos do monitor, redimensioná-los ou ocultá-los. 

barra-de-jogos-xbox-windows-10

Para adicionar um widget na sua tela, abra a Barra de jogo, depois selecione “Menu de sobreposição” e clique sobre a opção desejada. O widget permanecerá onde você o posicionar por tempo indefinido, desde que marcada a opção Pin (é o ícone do alfinete). Ao arrastar esse widget para um dos cantos do monitor, ele assumirá o formato de uma pequena janela sem bordas. 

Para adicionar um novo botão de atalho à própria Game Bar, clique sobre a estrela que fica à direita do nome do recurso, no Menu de sobreposição. O processo pode ser repetido para remover funções que você não julgar necessárias:

barra de jogos

Como ativar a Barra de Jogos do Windows 10

A Barra de jogo do Windows 10 vem ativada por padrão na configuração original do sistema, bastando pressionar as teclas Windows+G para exibi-la. Contudo, caso o comando não funcione, verifique no Painel de controle do Sistema operacional se o recurso não foi desativado durante alguma configuração.

Para isso, o caminho mais fácil é abrir o Menu Iniciar, em seguida digitar “Barra de jogo” e confirmar apertando Enter no teclado. 

use a barra de jogos do windows

Na janela que se abre, confirme se a opção “Gravar clipes de jogos, capturas de tela e transmissões usando a Barra de jogo” está marcada, como mostrado na sequência:

barra de jogos no windows para xbox

Nesta mesma janela você pode personalizar não apenas o recurso da Barra, mas também os principais atalhos das funções, como Criar captura de tela, Gravar, Ativar/desativar o microfone e Iniciar/pausar a transmissão. Há também a opção de ativar a barra através do botão Xbox, a partir de joysticks da Microsoft

Agora que você já conhece como funciona a Barra de Jogo do Windows 10, que tal gravar algumas das suas jogatinas ou transmitir ao vivo? Boa diversão!

Fonte: Xbox, Ten Forums

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.