DICAS

Como streamar seus jogos com o Mixer no Windows

A Microsoft vem investindo pesado em sua plataforma de Streaming, o Mixer. Como um forte concorrente a nomes como o Twitch, o serviço criado pela Microsoft tem levado grandes astros e influencers a migrarem, oferecendo vantagens financeiras e também mais praticidade. Se você está começando as suas transmissões ao vivo, veja a seguir como streamar todos os seus jogos utilizando o Mixer.

Aproveite o guia para aprender mais sobre os recursos da Barra de jogos do Windows e veja como Ninja, QueenEliminator, TheViper e tantos outros famosos vêm transmitindo suas partidas. 

Ninja, e outros dos astros do Mixer 

Como fazer streaming de jogos com o Mixer no Windows

Muita gente acha que para fazer streaming é necessário baixar softwares como o OBS, ou ainda o XSplit. Apesar de eles ainda serem muito utilizados pelas ferramentas oferecidas, a verdade é que o Windows 10 em suas versões mais recentes já traz todas as ferramentas necessárias para quem quer começar a fazer suas transmissões de jogos, sem gastar nada.

o Windows 10 em suas versões mais recentes já traz todas as ferramentas necessárias para quem quer começar a fazer suas transmissões de jogos.

Antes de começarmos, certifique-se de estar rodando o Windows 10 com o Creators Update (Versão 1703 ou superiores) para ter acesso às ferramentas que vamos utilizar a seguir. Feito isso, a próxima etapa é criar uma conta no Mixer e ligar à sua conta Microsoft do Windows. Para isso:

  • Passo 01 – Acesse o site oficial do Mixer clicando neste link.
  • Passo 02 – No canto superior direito da tela você verá um ícone de uma silhueta. Clique nela para iniciar o processo de registro:
  • Passo 03 – Caso não tenha a conta Mixer, clique em “CRIE UMA”, conforme mostrado acima. É possível usar a sua conta Microsoft diretamente.

Configurando o Windows e a Barra de jogo para streaming

Com a sua conta Mixer criada, agora é hora de usarmos a Barra de Jogo do Windows 10. Para abri-la, pressione as teclas “Win+G” no seu teclado. Caso a barra não apareça, pode ser que ela esteja desativada nas configurações do Windows 10. Para verificar, abra o Menu Iniciar e digite “Barra de Jogo”, confirmando em seguida.

Na nova tela que se abre, verifique se a opção “Gravar clipes de jogos, capturas de tela e transmissões usando a Barra de jogo” está ativada, conforme mostrado abaixo:

Iniciando uma transmissão para o Mixer no Windows 10

Finalmente está chegando a hora de iniciar a sua transmissão. Abra a Barra de Jogo do Windows 10 e procure por um pequeno ícone de um satélite. Em seguida, configure todos os recursos e ajustes da sua transmissão. Para finalizar, clique sobre o botão “Iniciar transmissão”. Pronto! Sua tela estará ao vivo para que o mundo inteiro possa ver.

Sua tela estará ao vivo para que o mundo inteiro possa ver.

É possível fazer alguns ajustes com relação à qualidade de transmissão, mas o mais recomendado é reiniciar para evitar travamentos. 

Quais as vantagens de utilizar o Mixer para fazer Streaming?

A primeira grande vantagem do Mixer é o fato de o serviço estar praticamente integrado ao Windows, sendo também desenvolvido pela Microsoft. Como você viu, é possível utilizar a própria barra de jogos Xbox para dar os comandos sobre a sua transmissão ao vivo.

Outro ponto que merece bastante destaque é a tecnologia e o protocolo de transmissão utilizados pelo Mixer. Segundo a fabricante, eles são capazes de entregar vídeo ao usuário final com uma latência menor do que um segundo – passando uma impressão ainda maior de que aquilo está acontecendo em tempo real.

Eles são capazes de entregar vídeo ao usuário final com uma latência menor do que um segundo.

Isso facilita até mesmo o trabalho de streamers que gostam de fazer eventos com mais pessoas, sincronizando a comunicação. Inclusive, esse é outro dos recursos chave do Mixer, o Costreaming. Com ele, você e mais três amigos podem gerar uma transmissão cooperativa, combinando seus diferentes streamings em um único canal para o espectador. Tudo vai para uma página compartilhada com bate-papo centralizado, agregando pessoas do mundo inteiro. 

Por fim, o Mixer é compatível também com o console Xbox One, permitindo transmissões cross platform em tempo real. 

Uma plataforma em constante evolução

Outros dos recursos já disponíveis dentro do Mixer incluem Editores de Canal, Modos de teste, suporte a 21 idiomas, Apps dedicados para console, kindle, iOS e Android, reprodução em navegadores com HTML5, programas de parcerias para os criadores de conteúdo e muitos outros atrativos. 

Além disso tudo, o Mixer também tem planejados alguns lançamentos importantes. A lista é longa e faz menção aos seguintes recursos:

  • Clipes
  • Streamings e Eventos Agendados
  • Descoberta Personalizada
  • Mensagens Privadas
  • Filtragem por Idioma + Classificação do Público
  • Doações Integradas
  • Compra de Jogo Integrada
  • Streaming no Chromecast
  • Análise de Integridade do Consumo de Vídeos em Tempo Real
  • Suporte para visualização do Mixer em mais plataformas
  • RTMP > FTL Remuxing

Fonte: Blog Windows, Mixer, Tech Advisor

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.