NOVIDADES

Saiba o que vai mudar no competitivo de Fortnite

Em qualquer jogo online competitivo, a preocupação com os cheaters e suas trapaças é uma das prioridades mais altas para as desenvolvedoras. Com a Epic Games não é diferente. A empresa anunciou recentemente que fará mudanças significativas no competitivo de Fortnite para tentar coibir práticas ilegais, em uma tentativa de tornar o Battle Royale mais justo para todos. 

Apesar da intenção nobre, os anúncios da empresa vêm causando certa comoção entre a comunidade. Até mesmo pro players como Ninja se posicionaram, questionando algumas das decisões. 

Entenda exatamente o que está acontecendo e quais as mudanças propostas para o modo competitivo de Fortnite. 

modo competitivo fortnite

Conluio, trapaças e comunicação em Fortnite

A polêmica começou recentemente, com uma publicação no blog da Epic Games. A desenvolvedora afirmou que tem estudado de perto as partidas do modo competitivo e que seus funcionários viram diversas instâncias em que os jogadores praticaram o “Signaling”, uma forma de comunicação não verbal.

Esses gestos são frequentemente utilizados para obter vantagem e coordenar as ações durante uma partida, desfavorecendo os jogadores que estão de fato disputando por conta própria. É o que a Epic considera como conluio ou conspiração, envolvendo algumas das seguintes situações: 

  • Associação Paralela: quando jogadores de equipes opostas se unem para trabalhar juntos durante a partida.
  • Movimento Planejado: quando 2 ou mais jogadores adversários combinam de pousar em locais específicos ou de se mover pelo mapa de uma maneira planejada antes do começo da partida.
  • Comunicação: quando se envia ou recebe sinais (verbais e não verbais) para se comunicar com jogadores adversários. 
  • Transferência de Itens: quando se deixa itens intencionalmente para um jogador adversário coletar.
competitivo fortnite

Punição sem dó para quem se comunicar

Com base nas evidências coletadas (em ritmo crescente), a empresa pretende impedir que os jogadores se juntem a outros no modo competitivo, obtendo qualquer forma de vantagem indevida sobre os demais. 

A empresa pretende impedir que os jogadores se juntem a outros no modo competitivo.

Por isso, a partir do dia 20 de janeiro de 2020, serão adotadas medidas punitivas contra qualquer jogador flagrado tentando se comunicar no modo competitivo. Essa comunicação inclui ações como:

  • Golpear com a picareta ou balançá-la no ar
  • Fazer gestos para os demais
  • Lançar brinquedos
  • Pular

Note que esses são apenas exemplos dados pela Epic, de modo que a lista pode se expandir. E aí entra a preocupação: e se um jogador pular apenas para se esquivar de tiros dos snipers? É um movimento válido no game. Outra situação é o jogador que troca acidentalmente para a picareta em uma situação de tensão… E aí, você será punido de graça?

fortnite

O futuro de Fortnite: Battle Royale ameaçado?

Foi justamente esse o pensamento de Ninja e de outras dezenas de jogadores profissionais de Fortnite, que foram ao Twitter, YouTube e outras plataformas para expressar uma preocupação real com a atitude da Epic Games.

Em seu Tweet, Ninja diz que consegue entender o lado da Epic, uma vez que as partidas podem parecer estranhas para os espectadores em alguns momentos. Entretanto, ele ressalta que os profissionais sabem quando é o melhor momento para entrar em uma luta (podendo deixar um inimigo passar numa boa se não for a hora certa para atirar). 

 

Ele também reforça que os saltos são a melhor forma de fugir dos snipers, sendo no mínimo estranho pensar em uma punição para isso. Nos comentários, outros jogadores como Chap até brincam: “Não vejo a hora de trocar para a picareta por hábito e ser banido”, recebendo milhares de curtidas. 

O que fazer em caso de trapaças?

Apesar dos protestos negativos, a Epic reforça em seu blog que os jogadores devem comunicar todos os envios de sinais mencionados acima, para que sejam estudados pela empresa. Eles reforçam que ainda permitem jogos no estilo pacifista. Ainda assim se sinais de conspiração forem observados, os infratores reincidentes estarão sujeitos a penalidades bem sérias. 

Eles reforçam que ainda permitem jogos no estilo pacifista.

Para denunciar essas ações, eles recomendam entrar em contato diretamente através do suporte ao jogador. Outras coisas passíveis de denúncia são falhas, assédio e outras formas de trapaça.

Agora queremos saber de você: o que acha das medidas implementadas pela Epic? Será que isso pode gerar um impacto positivo sobre Fortnite? Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Fonte: PC Games N, Gamespot, Fortnite, Epic Games

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.