ESPECIAIS

Qual é o melhor jogo do Sonic?

É dificil dizer qual melhor jogo do Sonic. Há tempos ele não vivia uma sequência tão boa. Depois do lançamento de jogos como Sonic Generations e Sonic Mania, ambos aclamados pela crítica, o ouriço azul criado pela SEGA ganhou uma ótima adaptação para o cinema. A revelação inicial gerou críticas pesadas, mas a versão refeita do mascote e o carisma de Jim Carrey fizeram da obra um sucesso.

A verdade é que Sonic tem uma legião de fãs que vem desde a geração 8 e 16-bit. São muitos games disponíveis em praticamente todas as plataformas, incluindo as da rival Nintendo, algo que ocorreu depois que a SEGA abandonou oficialmente o mercado de consoles. 

Para celebrar esse personagem tão querido, vamos listar alguns melhores jogos de Sonic já lançados. Nossa lista será baseada nos games que mais marcaram época e também na opinião da crítica especializada. Bora embarcar nessa jornada?

qual o melhor jogo do sonic

Confira os melhores jogos do Sonic

Abaixo você confere alguns dos principais jogos de Sonic lançados. A parte das plataformas de cada jogo mostra onde ele está disponível hoje. A grande maioria desses jogos foi relançada em versões para Windows, com distribuição pelo Steam e os emuladores oficiais da SEGA. 

Sonic Advance

Plataforma: Game Boy Advance, Android, N-Gage, Wii U

Data de lançamento: 2001

Um novo visual adaptado especialmente ao Game Boy Advance. Sonic agora tem os traços mais modernos, com olhos verdes e outras mudanças. Ainda assim, o jogo mantém o formato 2D e muito da jogabilidade tradicional.

Sonic Unleashed

Plataforma: Wii, PlayStation 3, PlayStation 2, Xbox 360

Ano de lançamento: 2008

Será Sonic ou um “lobisouriço”? Sonic enfrenta uma horda de inimigos criados por Robotnik e deve superar fases 3D em máxima velocidade. 

Sonic Spinball

Plataforma: Microsoft Windows, Game Gear, iOS, Mega Drive, Wii, Linux, macOS, Nintendo GameCube

Ano de lançamento: 1993

Pinball ou Sonic? Por que não os 2? Essa é a ideia maluca de Sonic Spinball, lançado originalmente no Mega Drive. O game traz mesas (ou fases, se preferir) bem complexas, com vários segmentos e mecanismos que precisam ser ativados. Você pode controlar Sonic normalmente em superfícies planas. Em outros momentos, ele é literalmente a bolinha do fliper. 

Sonic Rush

Plataforma: Nintendo DS

Data de lançamento: 2005

Depois de uma geração onde os jogos da SEGA só podiam ser encontrados nos videogames da marca, Sonic Rush levou ao portátil da rival Nintendo uma experiência cheia de novidades, com jogabilidade rápida e cenários 3.5D.

Sonic Heroes

Plataforma: Nintendo GameCube, PlayStation 2, Xbox, Microsoft Windows

Ano de lançamento: 2003

Focado na ação, Heroes foi lançado para GameCube e PS2, chegando ao Xbox e ao Windows apenas mais tarde.

Sonic 3D Blast

Desenvolvido pela Traveler’s Tales, esse game foi a primeira tentativa de um Sonic em três dimensões. Os gráficos tinham perspectiva isométrica, enquanto a jogabilidade mudou totalmente em relação aos jogos anteriores da série. 

Sonic the Hedgehog 2 (Game Gear/Master System)

Plataforma: SEGA Game Gear/Master System

Ano de lançamento: 1992

Não confunda este game com Sonic 2 para Mega Drive! A versão de Master System era incrivelmente difícil, com chefes apelões e estágios únicos que não estavam presentes no console mais potente. Sonic podia até voar de asa delta em uma das fases.

Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood

Plataforma: Nintendo DS

Ano de lançamento: 2008

Lançado apenas no Nintendo DS, o game foi uma transformação total para a franquia. O RPG tinha vários personagens e cenas animadas em perspectiva top down, que fugiam completamente do que vimos até então. 

Sonic Adventure

Plataforma: Dreamcast, Nintendo GameCube, PlayStation 3, Xbox 360

Ano de lançamento: 1998

A estreia do Dreamcast não poderia acontecer sem Sonic migrando seus cenários para o formato 3D. Apesar de antigo, o game ainda é considerado como uma das melhores aventuras do ouriço no formato de três dimensões. 

Sonic Adventure 2

Plataforma: Dreamcast, Nintendo GameCube, PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows

Data de lançamento: 2001

A continuação dos jogos em 3D de Sonic, Adventure 2 foi um marco para o Dreamcast. O game tem cenários reais baseados em São Francisco e muitos personagens inéditos na franquia. 

Sonic Lost World

Plataforma: Microsoft Windows, Wii U, Nintendo 3DS

Data de lançamento: 2013

Bem recebido, Sonic Lost Worlds trouxe gráficos caprichados em 3D que ficaram acima da média do Wii U, na época. A mecânica de jogo mistura as fases 3D e 2D com muita velocidade e ação. 

Sonic Colors

Plataforma: Nintendo DS / Wii

Ano de lançamento: 2010

Com visual extremamente colorido (e bonito!) Sonic Colors foi uma aventura completamente 3D, com fases mais lineares que exploravam bastante a ideia de máxima velocidade. Há quem descreva os cenários praticamente como se fossem uma pista de corrida com obstáculos. 

Sonic Generations

Plataforma: PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo 3DS, Microsoft Windows

Data de lançamento: 2011

Depois de uma sequência de jogos de qualidade mediana, Sonic Generations foi um belo presente aos fãs de todas as eras. O jogo mistura as fases em estilo clássico e full 3D, brincando com a temática da viagem no tempo. Ambos os modelos de Sonic estão presentes para uma aventura bem divertida.

Sonic the Hedgehog (Game Gear/Master System)

Plataforma: Game Gear, Master System, Wii, Nintendo GameCube, Nintendo 3DS

Data de lançamento: 1991

Apesar do nome igual ao do Mega Drive, Sonic para Master System e Game Gear são jogos completamente diferentes, seguindo o poder de processamento 8-bit dos consoles. Músicas simplificadas e novas mecânicas de jogo, mas nem por isso uma experiência menos memorável. 

Sonic CD

Plataforma: Sega CD, PlayStation 3, Xbox 360, Android, Microsoft Windows, iOS

Data de lançamento: 1993

Um dos mais complexos e elogiados jogos de Sonic em 2D, Sonic CD só pôde ser apreciado por aqueles que tiveram um SEGA CD. Felizmente, o game já teve inúmeros relançamentos nas principais plataformas. Assim você pode experimentar uma ótima jogabilidade e a mecânica única de viagem no tempo. 

Sonic the Hedgehog

Plataforma: Originalmente no Mega Drive / Praticamente todas as que existem

Data de lançamento: 1991

O jogo onde tudo começou. Para que o Mega Drive / Genesis pudesse competir com a Nintendo, a diretoria da SEGA queria um mascote para chamar de seu. Afinal de contas, Mario já era famoso a essa altura. Optaram pelo Ouriço Sonic e o resultado deu certo, fazendo da SEGA e Sonic os principais rivais da Nintendo por muitos anos. 

Sonic & All-Stars Racing: Transformed

Plataforma: PC, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii U, PlayStation Vita, Nintendo 3DS, Android e iOS.

Data de lançamento: 2012

Um dos melhores jogos de Kart Racing já feitos, Sonic & All-Stars Racing: Transformed tem circuitos empolgantes e muitas novidades para brigar com Mario Kart. Cenários baseados em locais clássicos da SEGA, carros, aviões e até mesmo hovercrafts estão presentes na mesma corrida, lembrando bastante do espírito de Diddy Kong Racing.

Sonic the Hedgehog 3

Plataforma: Mega Drive, Microsoft Windows, Xbox 360, Wii, Sega Saturn

Ano de lançamento: 1994

Uma evolução natural para a série no Mega Drive. Sonic 3 foi um salto gráfico considerável, trazendo ao console gráficos com efeitos tridimensionais e paisagens ainda mais bonitas. Aumentou também a variedade dos inimigos e os desafios encontrados. 

Poderes como escudos, eletricidade e fogo também merecem destaque, dando outra dinâmica ao clássico da geração 16-bit.

Sonic the Hedgehog 2

Plataforma: Originalmente no Mega Drive / Praticamente todas as que existem

Ano de lançamento: 1992

Muitos consideram Sonic 2 como a experiência definitiva de Sonic. O game tem algumas das fases e músicas mais memoráveis da história dos jogos, além de um equilíbrio perfeito de jogabilidade. 

Sonic Mania Plus

Plataforma: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One

Ano de lançamento: 2018

Fechando a nossa lista, um dos mais recentes lançamentos de Sonic. Mania é uma carta de amor à geração 16-bit, resultado de um estudo meticuloso do motor gráfico do game, da jogabilidade e de todos os elementos que definiram os jogos de Mega Drive. O resultado é um novo episódio, com gráficos retocados em 2D, várias cenas animadas e alguns estágios que parecem ter saído direto do antigo videogame (no bom sentido). 

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.