DICAS

Como otimizar Valorant para rodar o jogo com mais FPS no seu PC

Todos gostamos de gráficos bonitos e efeitos impressionantes na tela. Mas quando o assunto são os jogos competitivos online como Counter Strike, o que vale mesmo é o desempenho do computador. Com Valorant, o novo game da Riot, a situação não é diferente. Por isso hoje vamos mostrar como otimizar Valorant para rodar o jogo com mais FPS no seu PC. 

Mostraremos algumas das configurações internas do jogo, além de opções das placas de vídeo NVIDIA e AMD que podem ajudar a manter os frames por segundo sempre altos. 

Como otimizar Valorant para ter mais FPS no seu PC

Por natureza, Valorant já foi pensado para ser um jogo leve. A Riot se preocupou bastante em criar um jogo acessível até mesmo para jogadores com PCs mais fracos. Os gráficos cartunescos não devem pesar em nenhuma placa de vídeo dedicada das últimas três gerações. 

Ainda assim, para quem vai jogar em modo competitivo é sempre uma boa ideia baixar alguns dos ajustes gráficos disponíveis no game. Comece pela qualidade das texturas, caso a sua GPU tenha pouca memória VRAM disponível. Normalmente a diferença entre a qualidade mais alta e a intermediária não é tão aparente, principalmente porque você estará focado no alvo. 

Mais opções gráficas de Valorant para otimizar

Depois, parta para desativar as sombras em primeira pessoa e as tecnologias de antisserrilhamento, que costumam pesar consideravelmente. A filtragem anisotrópica é o próximo item que pode causar slowdowns em placas de vídeo mais antigas. 

Para ter a melhor resposta possível e não travar a sua taxa de FPS, lembre-se de jogar com a opção de V-Sync (Sincronização vertical com o monitor) desativada. Ela evita os screen tearings, o efeito de rasgado entre um frame e outro, mas geralmente causa um aumento considerável no input lag. E isso é tudo o que você não quer em Valorant.

Ela evita os screen tearings, o efeito de rasgado entre um frame e outro.

Se mesmo assim o desempenho não for satisfatório, a melhor rota para otimizar o desempenho do jogo é baixar absolutamente todas as opções e trabalhar de forma incremental, mudando uma a uma para testar qual delas tem o menor impacto sobre a sua taxa de FPS. 

Cuidado com os limitadores de FPS

Valorant vem com uma série de limitadores de frames por segundo (FPS). Essa medida foi tomada para evitar o desperdício de energia principalmente em notebooks. Na hora de jogar, desative todos esses limitadores, deixando o jogo rodar sempre com o máximo de desempenho possível. 

Você pode manter o limitador da taxa de quadros ligada nos menus do jogo e em plano de fundo, já que essas opções não afetarão o seu desempenho na partida. 

Lembre-se: quanto mais alta a sua taxa de frames por segundo, menor será o seu tempo de resposta e o tempo de reação do jogo ao seu clique, o que pode ser a diferença entre uma vitória e a derrota humilhante. 

Opções para quem tem placas de vídeo da NVIDIA e AMD

Agora que já vimos os principais ajustes gráficos de Valorant, é hora de partirmos para outras formas de otimizar o desempenho do seu PC para o game. Placas da NVIDIA e AMD possuem, em seus drivers, diversas opções para otimizar o computador em termos de desempenho e energia.

Por padrão, ambas as fabricantes configuram a opção para o modo equilibrado. Navegue até o painel de ajustes das placas e selecione a opção de “Máximo desempenho”. Ela fornece mais recursos para a placa de vídeo trabalhar, não se importando com o consumo (algo ideal nos desktops). 

Para placas da NVIDIA, alguns recomendam ainda as seguintes configurações:

  • Taxa máxima de quadros: desligada
  • Otimização Segmentada: ligado
  • Sincronização Vertical: desligada
  • Quadros pré-renderizados: 1

Windows, Drivers e outras observações

Como dissemos, Valorant é um jogo bem leve, mas isso não significa que todos os computadores podem rodá-lo sem problemas. Se continuar encontrando quedas de FPS, travamentos e dificuldade para manter o desempenho acima de 60 quadros por segundo, o próximo passo é atualizar os drivers da sua placa de vídeo. 

Depois, certifique-se de ter fechado todos os programas que não são importantes e costumam rodar em plano de fundo. Parece besteira, mas navegadores como o Chrome, por exemplo, podem facilmente consumir mais de 8 GB da sua memória RAM, a depender do conteúdo aberto e do número de abas que você utilize. 

Com todas essas dicas você poderá curtir Valorant tranquilamente, sem se preocupar com travamentos e outros problemas no modo online. Depois disso, difícil vai ser decidir entre Counter-Strike Global Operations e o novo Shooter da Riot Games. 

Boa diversão e bons frags!

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.