DICAS

Como diminuir o lag do mouse no Windows 10

Na hora de jogar, todos queremos a resposta mais rápida do computador. Queremos mais frames por segundo, menos latência da GPU, uma conexão direta com o servidor do game e, principalmente, a resposta mais ágil e precisa do mouse. Mas e quando o periférico começa a ter lag até na própria interface do Windows 10, o que fazer?

Hoje mostraremos as principais causas e soluções para um mouse com atraso ou imprecisão na resposta. Apesar de ser mais comum nos modelos sem fio, por conta de interferências, o problema pode sim afetar alguns modelos com fio disponíveis no mercado. A causa pode ser desde falhas nas portas USB até incompatibilidades de software. 

Se você já se deparou com o problema, confira a seguir como diminuir possíveis lags do mouse no Windows 10.

Primeiro passo: procure determinar a causa do problema

Se o seu mouse começou a apresentar lentidão, arrasto, imprecisão e comportamento errático, você precisa primeiro afunilar possíveis causas para o problema. A solução varia de caso para caso, principalmente entre modelos com e sem fio. Por isso abordaremos tudo em subtítulos separados. 

Nosso guia está organizado da seguinte forma:

  • Dicas específicas para mouse sem fio
  • Dicas específicas para mouse com fio
  • Dicas válidas para todos os modelos

Preparado para começar? Então vamos às dicas!

windows 10

Corrigindo lag em mouse sem fio

1. Verifique a bateria

Para mouses sem fio que estejam apresentando lag, o primeiro passo é verificar o problema mais simples de todos: a baixa carga de bateria ou das pilhas. Muitos desses dispositivos podem apresentar falhas de resposta quando estão sem carga, tentando economizar energia de todas as formas para se manterem vivos. O resultado é lag e uma resposta imprecisa do ponteiro na tela. 

No caso de modelos a pilhas, verifique se elas não se soltaram e estão com mau contato devido a movimentos muito bruscos realizados durante a jogatina. 

2. Veja se o alcance do sinal está adequado

Modelos sem fio têm um alcance definido pela fabricante. A depender da tecnologia utilizada (bluetooth ou wireless em outro padrão), essa distância pode ser bem curta. Teste se aproximar o mouse do receptor melhora o desempenho. Se sentir melhora, pode ser interferência a causa do lag. 

Teste se aproximar o mouse do receptor melhora o desempenho.

Sempre procure manter a menor distância possível entre mouse e receptor. É por essa razão que muitas fabricantes mandam uma extensão USB junto no kit.

3. Elimine possíveis causas de interferência

Outra causa bastante comum para o problema é a interferência. Roteadores de internet e outros equipamentos wireless podem atrapalhar a comunicação de um mouse sem fio com o PC, em muitos casos inclusive reduzindo o alcance da conexão. 

Teste o seu periférico em outras máquinas e outros ambientes. Se possível, desligue temporariamente todos os aparelhos emissores de ondas para ver se há melhora na resposta. 

windows 10

Corrigindo lag em mouse com fio (USB)

Para mouses com fio, o lag no ponteiro e problemas de rastreamento são um sinal de alerta vermelho. Em teoria não há fatores de interferência, já que a conexão é direta por cabo e protegida por camadas de isolamento. 

Nesse caso, a única dica específica para modelos com fio é verificar as condições do cabo e das emendas. É bastante comum os fios apresentarem mau contato por conta dos movimentos bruscos nos jogos. Alguns modelos com fios mais leves e revestidos com malhas finas podem ser ainda mais suscetíveis a quebras e desconexão das soldas. 

É bastante comum os fios apresentarem mau contato por conta dos movimentos bruscos nos jogos.

Se o mouse não apresenta sinais de queda ao mexer no cabo (e as luzes permanecem acesas), é sinal de que está tudo bem com essa parte do equipamento. Seu trabalho de investigação continua com as dicas abaixo! 

windows 10

Soluções para corrigir lag em todos os tipos de mouse

1. Faça uma verificação rápida

Se você continua com lag, o próximo passo é fazer uma verificação rápida de alguns itens:

  • Verifique se o sensor do mouse não está coberto por alguma sujeira
  • Verifique se o seu mousepad é compatível com o sensor (muitos modelos têm problemas com superfícies reflexivas e vidro)

2. Teste as portas USB e verifique a compatibilidade com USB 3.0

Além disso, experimente trocar o dispositivo de porta USB ou até mesmo de máquina. Se o problema só acontecer no seu PC e não em outro, pode ser sinal de algo relacionado a software, item que trataremos mais adiante. 

Evite utilizar Hubs USB e outros tipos de extensão de portas de baixa qualidade. Nosso objetivo aqui é isolar a fonte do problema, portanto plugue nas portas da própria placa-mãe. 

Evite utilizar Hubs USB.

Outra dica é ligar o periférico em uma porta USB 2.0 em vez de uma 3.0. Diversos equipamentos têm problemas de leitura na nova geração de USBs, levando a travamentos e erros de alimentação.

3. Atualize o seu driver de vídeo

É muito comum as pessoas reclamarem de lag no mouse ao usar o Windows 10. Uma das causas pode ser a ausência de drivers de vídeo adequados. Esse problema é facilmente identificável e afeta não só a movimentação do ponteiro, mas também das janelas e dos demais elementos da interface. 

Uma das causas pode ser a ausência de drivers de vídeo adequados.

O Windows 10 pode buscar novos drivers no Gerenciador de Dispositivos, mas o ideal é visitar o site da fabricante e pegar a versão mais recente disponível. 

4. Atualize o driver do mouse

Como dissemos, o Windows 10 pode reconhecer a maioria dos drivers necessários. Contudo, versões problemáticas podem ser instaladas de tempos em tempos. Para atualizar o driver do mouse via Windows:

windows 10
  1. Pressione a Tecla com a logo do Windows e a tecla X simultaneamente
  2. Pressione a Tecla G ou clique sobre a opção “Gerenciador de Dispositivos”
  3. Navegue até “Mouse e outros dispositivos apontadores”
  4. Clique com o botão direito sobre o nome do mouse e selecione “Atualizar Driver”
windows 10

Lembre-se também de baixar os apps oficiais da fabricante. Empresas como Corsair, Logitech, Asus, MSI e outras disponibilizam suites com recursos extras, como controle de DPI, iluminação e macros. 

5. Teste desativar a rolagem de janelas inativas do Windows 10

Um recurso bastante interessante do Windows 10 que pode apresentar problemas e lentidão em alguns PCs e modelos de mouse é a rolagem de janelas inativas. Você pode desativá-lo para um teste seguindo os passos abaixo:

  1. Abra o Painel de Configurações do Windows 10 com as Teclas “Windows + i”
  2. Selecione a opção “Dispositivos”
  3. Selecione a opção “Mouse” no menu esquerdo
  4. Desative a opção “Rolar janelas inativas quando eu focalizá-las com o mouse”

6. Os drivers de Áudio da Realtek podem dar problema

Falando sobre problemas de software, muitos usuários reportaram lag no Windows 10 e no mouse ao utilizarem a central de áudio da Realtek, que vem embarcada na maioria das placas-mãe. 

Novamente, experimente finalizar o processo “Realtek HD Audio Manager” no gerenciador de tarefas do Windows 10. Para abri-lo, pressione Ctrl + Shift + Esc. 

Do mesmo modo, experimente desativar as saídas de áudio HD da NVIDIA caso esteja usando uma placa da fabricante. 

7. Desabilite a Cortana

Em um último ato de desespero, nossa dica é desabilitar a Cortana do Windows 10. Apesar de útil, a ferramenta pode exigir recursos da máquina e gerar lag no mouse a depender da configuração de hardware. 

Desabilitar a Cortana do Windows 10.

Isso pode ser feito no Painel de Configurações do Windows 10. Pressione a Tecla Windows + “i” para acessar. Depois navegue até a guia da assistente e desative todos os seus recursos manualmente. 

Se nenhuma dessas dicas acima funcionar, pode ser a hora de pensar em trocar de mouse. Como sempre, procure testar o equipamento em outros PCs para se certificar de que o problema está no mouse. Boa sorte!

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.