DICAS

Dicas PUBG Lite: como otimizar o jogo no seu PC

Apesar de ter perdido parte de sua popularidade por conta do fenômeno Fortnite, Playerunknown’s Battlegrounds continua como um dos Battle Royale mais jogados no PC,  nos smartphones e consoles.

E para conquistar um público ainda mais amplo, a PUBG Corp lançou recentemente o Open Beta de PUBG Lite, uma versão completamente gratuita para jogar, com gráficos mais leves que podem rodar em computadores com especificações modestas. 

Mesmo já sendo um projeto otimizado para desempenho, PUBG Lite pode ser configurado para rodar ainda melhor, garantindo taxas mais altas de FPS e menos travamentos.

São ajustes feitos por profissionais como Shroud e Dr. Disrespect na versão normal. Hoje mostraremos como otimizar o game para a sua máquina.

Muito além do desempenho, nossas recomendações também buscam aumentar a visibilidade dos jogadores, principalmente em mapas como Bodie, que possuem muita vegetação. Vamos aos detalhes.

Como otimizar PUBG para o seu PC

Depois de instalar e abrir PUBG Lite no seu PC, vá ao menu de configurações (ícone da engrenagem na tela principal) e selecione a guia Gráficos. É nela que você encontrará todos os ajustes que apontaremos. Confira abaixo o que cada opção faz e também as nossas recomendações para ter a melhor experiência.

As recomendações dos profissionais

Jogadores competitivos sempre darão prioridade ao desempenho (medido em frames por segundo – FPS). Os gráficos ficam em segundo plano, desde que não sejam fatores que garantam real vantagem durante a partida. Um exemplo disso é a configuração de Distância de Visão (Draw Distance).

Ela determina a distância na qual os objetos continuam sendo renderizados na tela, ampliando o seu campo de visão. Por isso vale à pena deixá-la no máximo. 

Deixe a Distância de Visão no máximo!

Já outras opções como Vegetação podem deixar o jogo mais bonito, mas acabam dificultando a tarefa de visualizar os outros competidores que estejam escondidos na mata. Por isso, muitos pro players a deixam no mínimo. 

A melhor estratégia é partir desses dois ajustes, levando todas as outras opções para o mínimo. Após, utilize o medidor de frames por segundo de PUBG Lite e suba opção por opção, sempre verificando aquelas que mais causam quedas de frames no seu PC.

Como um mínimo, busque o valor de 60 FPS cravados. O ideal em modo competitivo é buscar taxas acima de 100 frames por segundo.

O que faz cada configuração em PUBG Lite

  • Modo de Exibição: faz com que o jogo rode em modo de Janela, Tela Cheia (fullscreen) ou Tela Cheia em Janela. Recomendamos essa última opção porque ela permite dar Alt+Tab de forma mais rápida no Windows. 
  • Resolução: define a quantidade de pixels renderizados. O ideal é usar o padrão máximo permitido pelo monitor, garantindo a melhor qualidade de imagem. Placas de vídeo mais fracas podem precisar de resoluções mais baixas para sustentar um desempenho aceitável.
  • FOV de Câmera FPP: sigla para Field of View, ou campo de visão. Determina a abertura da sua visão em modo de primeira pessoa. Na versão normal de PUBG, jogadores como Shroud utilizam o valor de 93. 
  • Brilho: torna a imagem mais escura ou clara, de acordo com a preferência do jogador. Uma dica é deixar a imagem levemente mais clara para facilitar a visualização de inimigos em áreas escuras.
  • FPS Máximo: limita a taxa de quadros por segundo que a sua placa de vídeo pode renderizar. Definir um limite razoável, entre 150 e 300 frames, pode poupar a sua máquina de um esforço desnecessário, fazendo com que ela gere menos calor e opere de forma mais constante.
  • Qualidade Geral: muda todos os parâmetros específicos para padrões pré-definidos. É uma boa opção para quem não gosta de gerenciar item a item, mas não oferece o mesmo grau de otimização de um bom ajuste manual.
  • Iluminação: ativa efeitos de sombreamento e de oclusão de ambiente, tornando os visuais bem mais convincentes durante as partidas. Pode ter impacto significativo de acordo com a placa de vídeo utilizada, mas a diferença é gritante. Veja a comparação abaixo:
PUBG Lite sem efeitos de iluminação
PUBG Lite com efeitos de iluminação ativados
  • Resolução Dinâmica: uma técnica moderna adotada por jogos como Forza que altera a resolução de acordo com a atual taxa de frames por segundo. Ao cair além de um patamar definido, o game diminui a resolução para subir novamente o desempenho a um padrão aceitável.
  • FPS Alvo da Resolução Dinâmica: determina qual o valor do FPS que servirá como gatilho para o jogo baixar a resolução.
  • Suavização: reduz os serrilhados nos gráficos, tornando a cena mais bonita. Mais visível em resoluções baixas. Pode ter um custo em FPS de acordo com a placa de vídeo.
  • Pós-processamento: efeitos aplicados à cena com o intuito de deixar o jogo mais bonito.
  • Sombras: aplica técnicas de sombreamento no cenário e nos personagens. Tem grande impacto na qualidade visual e também no desempenho.
  • Texturas: resolução das superfícies. Normalmente não pesa tanto quanto outros ajustes, mas exige uma boa quantia de memória de vídeo. 
  • Efeitos: define a qualidade dos efeitos gerais, como explosões, tiros e partículas.
  • Vegetação: define a quantidade e a qualidade da folhagem do cenário. Como dissemos antes, jogadores competitivos tendem a baixar para o mínimo em busca de mais visibilidade durante os duelos.
  • Distância de visão: outro parâmetro crucial para os jogadores. Determina o quão longe os cenários e objetos serão renderizados em uma cena. Para a máxima vantagem competitiva, defina essa opção sempre para o máximo, ainda que precise baixar outras opções.
  • Sincronização Vertical: faz com que a placa de vídeo trabalhe sincronizada com a sua taxa de atualização do monitor. Apesar de eliminar o efeito de tela rasgada (screen tearing), introduz lag considerável à partida. Prefira deixar essa opção desativada para ter comandos mais responsivos e uma mira precisa.

*****

2 AM GAMING - Encontre a máquina ideal para você. Desempenho excelente, gráficos impressionantes.

Fonte(s): ProSettings, Euro Gamer e PC Gamer