NOVIDADES
Tudo sobre Void Edge, a nova Temporada de Rainbow Six Siege
No auge do Campeonato Mundial de Rainbow Six Siege, o Six Invitational, a Ubisoft mostrou ao mundo tudo aquilo que vem sendo desenvolvido para manter R6S como um dos principais jogos de tiro competitivos online do mundo. O grande destaque foi Void Edge, a nova Temporada do game.
Muito mais do que uma atualização com novos mapas e operadores, Void Edge promete trazer mudanças significativas a Rainbow Six Siege, incluindo rebalanceamentos, alterações em mecânicas do jogo e até mesmo medidas para combater a toxicidade dos jogadores, algo apontado como um dos maiores problemas atuais.
Para fazer isso, foram necessárias grandes atualizações nos arquivos do game, que agora inclui suporte à API gráfica Vulkan. Inclusive, muita gente foi pega de surpresa com um download de mais de 70 GB do pacote de update no Steam e Uplay. Apesar do tamanho, o conteúdo vale a pena. Confira a seguir todas as mudanças trazidas pela nova temporada de R6S.
Oryx e Iana estreiam em R6S
Tudo sobre Void Edge, nova temporada de Rainbow Six Siege
Logo ao abrir Rainbow Six Siege você verá a nova interface e menus do jogo, que destacam a Operação Void Edge. As playlists foram reorganizadas e receberam títulos que facilitam a compreensão para os novatos.
Por Colocação (Ranked) e Sem Colocação (Unranked) são os modos padrão de jogo, com fases de pick and ban de operadores. No menu partida rápida está a tradicional opção de partidas casuais, com disputas mais rápidas e menos rounds.
O menu Campo de Treino agora abriga o modo que era chamado de Caça aos Terroristas (Terrorist Hunt). A mudança parece mostrar que a Ubisoft quer se afastar da clássica denominação utilizada em Counter-Strike (CS:GO), tratando as equipes apenas como forças opostas no universo Rainbow Six.
Já a área de aprendizagem (Training grounds) tem as missões tutoriais, que ensinam o básico de alguns dos operadores para quem está jogando pela primeira vez. A nomenclatura Learning Area sugere que a Ubisoft pode expandir os recursos do game.
Um dos recursos mais cobrados pelos jogadores é uma área de tiros (Firing Range), para aquecimentos e treinos rápidos (algo que poderia ser implementado até mesmo na fase de carregamento dos mapas).
Iana e Oryx, os novos operadores de Rainbow Six Siege
O principal destaque da Operação Void Edge é o lançamento dos dois novos operadores: Oryx e Iana. Oryx é o defensor, um jordaniano capaz de atravessar paredes destrutíveis (ao custo de 10 pontos de vida) e saltar entre andares utilizando alçapões que estiverem abertos.
Sua corrida também é extremamente útil para percorrer curtas distâncias de forma mais segura. Alguns jogadores mais experientes também a utilizam para fazer spawn peeks letais sem serem detectados de imediato pelos atacantes.
Já Iana é dotada de uma inteligência ímpar. Utilizando seus conhecimentos na área de engenharia, ela construiu uma tecnologia de hologramas que reproduzem a sua aparência, movimentos e sons.
Iana é dotada de uma inteligência ímpar.
Essa é a habilidade Replicador Gemini (Gemini Replicator), uma incrível forma de sondar o ambiente, coletar informações e ainda confundir os adversários. Confira em detalhes no trailer abaixo:
Trailer mostrando cada detalhe dos novos operadores, Oryx e Iana
Rework: Conheçam o novo mapa Oregon
Outro destaque da Operação Void Edge de Rainbow Six Siege é a reformulação do mapa Oregon. Apesar de dividir opiniões, essa mudança visa corrigir alguns dos maiores problemas deste mapa tão adorado. A Torre Grande agora fica diretamente conectada à Cozinha no primeiro andar.
Já a porção do porão foi redesenhada por completo, tendo novas salas e uma seção chamada Congelador. A porta que ligava a área externa à sala de jantar foi removida, impedindo plants fáceis para a equipe de ataque.
Veja a comparação do antes e depois:
Jogadores tóxicos serão penalizados em Void Edge
Uma das reclamações mais recorrentes na comunidade é a presença de jogadores tóxicos. Essa não é uma realidade apenas de Rainbow Six Siege, mas a Ubisoft está atacando o problema de frente com novas opções e ferramentas.
A primeira novidade é a notificação de Denúncia de Jogador. Quem receber reclamações durante uma partida por parte de colegas ou adversários será devidamente notificado. O bate-papo ficará restrito ao de equipe, por padrão, o que deve poupar os olhos de muitos xingamentos. Segundo a Ubisoft, atualmente 85% dos relatórios de bate-papo abusivo são provenientes de jogadores das equipes adversárias.
Por fim, a penalidade para quem abandonar partidas classificadas ou não-classificadas voltará, forçando os jogadores a pensarem duas vezes antes de darem um rage quit desnecessário.
O fim do pesadelo dos destroços e barricadas
Apesar de tentar fazer de R6S uma experiência mais realista, a Ubisoft reconhece que o sistema de destroços estava sendo na realidade uma verdadeira fonte de frustração para os jogadores. Um estilhaço era frequentemente visto de uma perspectiva, mas não para o jogador oposto, dando clara vantagem a um dos competidores nos duelos.
O sistema de destroços estava sendo na realidade uma verdadeira fonte de frustração para os jogadores.
Muitas vezes os destroços e barricadas também impediam a visão e ficavam bugados na tela, mesmo após sucessivos disparos ou explosões. A solução foi removê-los por completo após a quebra das superfícies. Um pequeno custo visual para uma grande melhoria na qualidade das partidas.
Um pequeno custo visual para uma grande melhoria na qualidade das partidas.
Outras mudanças de Void Edge para melhorar a sua partida
O surgimento dos drones dos atacantes não é mais aleatório, mas sim baseado no lado da construção escolhido para a sua entrada no mapa. Há também a nova opção Manter o Drone Após Fase de Preparação, para que você continue controlando o seu drone mesmo depois de encerrado o timer. É a garantia de que você não perderá o equipamento quando a contagem chegar a zero, durante uma fuga de um dos defensores.
As explosões foram reprogramadas, passando a causar dano em área e atravessando paredes destrutíveis. Um novo padrão de destroços causa dano a objetos, superfícies e personagens próximos, numa tentativa de tornar as granadas, C4 e frags mais realistas e previsíveis.
Desconto nos operadores mais antigos de Rainbow Six Siege
Como de costume, o lançamento dos novos operadores significa que os anteriores ficam mais baratos. Confira alguns dos novos preços da Temporada 1, Ano 5 – Operação Void Edge de Rainbow Six Siege:
- Mira: 10.000 Credibilidade ou 240 Créditos R6
- Jackal: 10.000 Credibilidade ou 240 Créditos R6
- Lion: 15.000 Credibilidade ou 350 Créditos R6
- Finka: 15.000 Credibilidade ou 350 Créditos R6
- Mozzie: 20.000 Credibilidade ou 480 Créditos R6
- Gridlock: 20.000 Credibilidade ou 480 Créditos R6
Por fim, praticamente todos os operadores sofreram pequenas alterações de balanceamento de poder. Alguns, como a Twitch, inclusive tiveram o funcionamento de suas habilidades modificados. Você pode acessar o relatório completo dos desenvolvedores acessando este link.
Novamente, se quiser saber mais sobre as habilidades, equipamentos e funções dos novos operadores, Oryx e Iana, clique neste link.